domingo, 16 de outubro de 2016

O Monstro de Frankenstein


O MONSTRO DE FRANKENSTEIN





Estrelado por Peter Cushing (A Casa que Pingava Sangue)
Dirigido por Freddie Francis
Ano: 1964


Produção dos estúdios Hammer, essa produtora inglesa ficou famosa pelos seus filmes de terror com personagens clássicos e com a participação de grandes astros, nesse filme temos a presença de Peter Cushing um dos grandes nomes do estúdio, Cushing atuou em seis produções do estúdio sobre Frankenstein, esse é o terceiro filme dessa produtiva parceria.






O barão Victor Frankenstein e seu assistente Hans roubam um cadáver para dar prosseguimento a suas experiências sobre a reanimação dos mortos tentando reativar o coração do falecido e depois eles se livram do corpo.




O barão Victor tem um complexo equipamento para as suas experiências que está localizado em uma propriedade alugada da igreja, quando o padre descobre que tipo de experiência ele realizam os dois são expulsos de lá.




O Barão Frankenstein decide voltar para a sua antiga cidade Karlstaad onde realizou suas primeiras experiências e de foi expulso, ele espera que ninguém o reconheça para que possa voltar para seu castelo que está cheio de itens valiosos.




Victor e Hans passam pela cidade sem serem reconhecidos e chegam até o castelo que foi todo saqueado. Victor conta a seu assistente como ele conseguiu dar vida a uma criatura através da eletricidade e como aos poucos ele tentou ensiná-la mas a criatura saiu de controle e começou a matar os animais da região e foi flagrada pelos habitantes da cidade que a perseguiram até as montanhas e depois expulsaram o barão de Karlstaad.




Um circo está na cidade e Victor e Hans vão assistir o espetáculo onde conhecem o hipnotizador Zoltan, o barão descobre que suas coisas estão na casa do prefeito e vai até lá tirar satisfações e ele quase acaba preso. Victor e Hans fogem para as montanhas onde vive uma garota muda que pede dinheiro na cidade.




A garota leva os dois até uma caverna onde eles vão se aquecer e lá o barão Frankenstein faz uma incrível descoberta, a sua criatura está lá, presa no gelo, perfeitamente preservada e eles decidem leva-lo de volta ao castelo onde vão tentar traze-lá a vida novamente.




Em uma noite de tempestade e raios eles conseguem a energia necessária para reviver a criatura mas o processo não dá certo então Victor vai procurar o hipnotizador Zoltan pois acredita que ele pode controlar a criatura. Zoltan vai até o castelo e usa seus poderes para reanimar a criatura e ela acorda mas está totalmente descontrolada.




Aos poucos eles começam a controlar a criatura que só obedece os comandos de Zoltan, ele quer usar a criatura como uma atração de circo e ganhar dinheiro já o barão Victor quer usar como um experimento científico o que logo irá causar uma briga entre eles.




Zoltan manda a criatura até a cidade para roubar ouro e ele saqueia a igreja, o próximo passo de Zoltan será se vingar das pessoas que o ridicularizaram e ele manda a criatura atrás delas e ele mata o prefeito e alguns guardas. O barão Frankenstein descobre e expulsa Zoltan do castelo mas ele volta e vai usar a criatura para atacar seu próprio criador.




Victor sobrevive mas é preso pelos crimes enquanto a criatura foge com a ajuda de Hans e da garota muda, agora toda a cidade se reúne para novamente caçar a criatura. Victor consegue fugir da prisão e vai tentar proteger sua criação, e agora, o que acontecerá nesse castelo maldito?




Excelente produção inglesa com cenários e figurinos requintados e um bom roteiro que desenvolve as motivações de todos os personagens incluindo a própria criatura que não é só um monstro assassino como nas produções modernas. O carismático Peter Cushing brilha mais uma vez no papel de cientista louco, para quem nunca assistiu uma produção do estúdio Hammer esse é um bom começo, são filmes bem desenvolvidos, até mesmo lentos, mas que prendem a atenção.




Leia também filmes de monstro:

O Cérebro

O Monstro do Mar

A Maldição de Ouro




Nenhum comentário:

Postar um comentário