sábado, 1 de outubro de 2016

Assim Nascem os Heróis


ASSIM NASCEM OS HERÓIS




Estrelado por Cliff Robertson (o tio Ben da trilogia Homem Aranha), Michael Caine (Regras da Vida) e Henry Fonda (Era Uma Vez no Oeste)
Dirigido por Robert Aldrich
Ano: 1970


Uma aventura durante a Segunda Guerra Mundial que tem como curiosidade o fato de trazer um grupo de soldados covardes como protagonistas ao invés dos heróis que normalmente estrelam essas produções. Interessante também notar como Michael Caine mudou pouco ao longo dos anos já que você reconhece ele de cara enquanto Cliff Robertson está muito diferente do papel do Tio Ben pelo qual os mais jovens ficaram conhecendo ele.






Na primavera de 1942 no Sudoeste do Pacífico está alocada uma unidade do exército americano, o tenente Lawson é um dos homens no local e ele é chamado pelo capitão Nolan que tem uma missão especial para ele.




Lawson é um tradutor que entrou para o exército para ter uma vida fácil só trabalhando atrás de um rádio e está a um dia de conseguir uma licença mas ele é enviado para uma missão especial com o exército britânico em uma unidade de combate, ele não quer realizar essa tarefa mas não tem escolha.




Lawson é enviado até a unidade britânica nas Novas Hébridas onde é recebido com desconfiança pelos soldados ingleses que não confiam muito nos ianques. Os soldados britânicos também não são um grande exemplo com homens preguiçosos, covardes e jogadores então a equipe que irá se formar para a missão não é das melhores.




O coronel Thompson apresenta as ordens para Lawson e seus homens: a marinha americana irá realizar uma grande operação então eles deverão invadir uma base japonesa no meio da selva onde devem destruir a unidade de rádio para impedir que os japoneses reportem noticias sobre a posição dos soldados americanos e Lawson é vital para o plano pois é o único que fala japonês e através de seu próprio rádio ele irá passar para as tropas nipônicas a noticia que está tudo normal.




A base é cercada por um campo minado e uma patrulha britânica que foi emboscada tem que atravessá-la em uma das cenas mais empolgantes do filme. O grupo comandado pelo inseguro capitão Hornsby parte em meio a um ambiente de tensão já que essa é uma missão quase suicida, entre os soldados escolhidos para a missão estão o malandro enfermeiro Hearne, o covarde Campbell, o maluco Thornton, o operador de rádio Scott e o leal Thompson.




Na selva o comportamento de Hearne começa a irritar todos já que ele não para de falar bobagem e as coisas pioram quando eles encontram uma patrulha japonesa, eles matam os soldados mas um escapa. No tiroteio Johnstone é ferido, eles procuram o soldado mas não o encontram. A patrulha tem que deixar Johnstone para trás e ele é morto pelo soldado japonês que está a espreita.




Lawson e Hearne armam uma embocada e o soldado britânico salva a vida do ianque mesmo não gostando dele, Campbell saqueia os mortos e isso terá consequências. As baixas continuam com uma mina terrestre. O grupo faz uma parada em uma construção abandonada onde uma discussão tola acaba com Hearne sendo acusado de insubordinação e ele vai para a corte marcial assim que eles retornarem.




Hearne instiga os soldados a fazerem uma rebelião mas Thompson não concorda e eles seguem em frente e chegam próximo a base japonesa onde um acidente provocado por Hearne faz com que o rádio quebre, mesmo assim Hornsby decide continuar a missão. A equipe faz um reconhecimento e Hornsby decide tentar tomar a unidade do rádio.




Como não é essa a missão, Lawson se recusa a se arriscar e cumprir essas ordens. Hornsby e Scott conseguem invadir a central do rádio mas Lawson se acovarda o que resulta na morte dos dois soldados que pelo menos conseguem destruir o rádio japonês.




Lawson, Hearne, Campbell, Thornton e dois outros homens, Currie e Griffiths são os únicos sobreviventes e eles fogem pelo meio da selva sem rumo e acabam indo parar em uma base secreta dos japoneses onde é mantido um grande número de aviões prontos para o ataque, eles são vistos e agora serão caçados impiedosamente pelos nipônicos que não podem deixar que eles repassem a informação sobre a base.




Os seis soldados conseguem passar a noite na selva mas no dia seguinte são surpreendidos por alto falantes instalados por toda a parte onde o major Yamaguchi solicita que eles se rendam até sábado dessa forma não serão mortos. Eles não acreditam na promessa dos japoneses e seguem fugindo rumo a base.




Os soldados quase são pegos e Thornton acaba ferido, as condições da fuga ficam ainda mais difíceis. Quando todos estão dormindo, Campbel mata Thorton e convence Currie e Griffiths a se entregarem, agora Lawson e Hearne estão sozinhos.




Em outra mensagem o major Yamaguchi revela que está com Currie e Griffiths vivos já Campbel foi morto pelo seu roubo ao cadáver no inicio da missão e agora se se os dois não se renderem seus colegas serão mortos.




Lawson e Hearne decidem continuar a jornada até o acampamento mesmo estando exaustos pois eles possuem uma informação vital não só sobre a base mas sobre um ataque surpresa que os japoneses planejam, os dois conseguem superar todas as adversidades e chegam próximos a base que está completamente cercada pelos inimigos e agora, será que eles conseguirão terminar essa jornada?




A covardia não é um elemento muito bem vindo no exército e os soldados desse filme servem de exemplo pois pensam primeiro na própria sobrevivência e só depois pensam na missão e nas vidas que podem ser salvas. Uma história interessante sobre heróis improváveis.




Leia também filmes de guerra:


Çanakkale 1915

Terra de Ninguém

A Glória de Um Covarde




Nenhum comentário:

Postar um comentário