domingo, 16 de outubro de 2016

Chuka


CHUKA




Estrelado por Rod Taylor (A Máquina do Tempo) e Ernest Borgnine (Os Doze Condenados)
Dirigido por Gordon Douglas
Ano: 1967


Faroeste também conhecido como O Revólver de Um Desconhecido produzido no fim dos anos 60, época em que os faroestes já não eram tão populares como nas décadas anteriores mesmo assim essa é uma produção de qualidade estrelada por um grupo de anti heróis com destaque para o excelente Ernest Borgnine como o único soldado de verdade no grupo.






Uma patrulha do exército chega ao Forte Clendennon em 1976, o local foi destruído e está cheio de soldados mortos, o exército capturou o chefe dos índios arapahos Hanu que contou o que aconteceu para que o forte sofresse o ataque e é essa história que iremos acompanhar como um longo flashback.




Os índios estão confinados na reserva e estão famintos mesmo assim o exército não os deixa sair e também não dá alimentos, um estranho chamado Chuka aparece na região e um pequeno ato de bondade dele no inicio do filme dividindo sua comida com os índios terá consequências.




Uma carroça perde a roda no caminho do forte e Chuka chega para ajudar, eles são cercados pelos índios e só não são mortos porque o chefe Hanu reconhece o cowboy que os ajudou e poupa a vida dos homens brancos. Na carruagem estão duas belas mulheres, Veronica e sua sobrinha Helena além do guia Jake e todos vão até o forte para conseguir proteção.




O forte é comandado pelo coronel Valois, um ex soldado inglês que não bate muito bem, ele tem como imediato o competente sargento Hahnsbach e também o covarde Major Benson. O coronel Valois é inflexível sobre suas ordens de manter os índios confinados e ele não escuta os argumentos de Chuka de que é melhor dividir a comida com os índios antes que eles invadam o forte para pegar.




Valois ordena que as senhoras permaneçam no forte até que seja seguro seguir a viagem, ele prefere não pedir reforços pois acha que os índios não irão atacar o que pode ser um grave erro. O batedor Trent é enviado para espionar os índios e descobrir os seus planos enquanto isso descobrimos que o major Benson mantém uma índia presa no quartel para o seu prazer.




Chuka e Veronica já se conhecem, eles foram namorados mas ela o largou por ele não ser um homem rico e desde então ele virou um pistoleiro em busca de dinheiro. O coronel Valois convida as moças, os oficiais e Chuka para um jantar que começa agradável mas ao ficar bêbado Valois resolve expor todos os podres do forte e aí descobrimos que todos que acabaram por lá são o pior do exército, covardes, mentirosos e hipócritas, uma equipe que não está de forma alguma preparada para uma batalha com os índios.




Chuka mostra sua destreza com a arma ao matar dois índios que invadiram o forte enquanto isso o cavalo de Trent retorna sozinho mostrando que eles estão cercados. Valois e Chuka discordam das medidas a serem tomadas e o pistoleiro vai deixar o forte mas primeiro tem que passar por Hahnsbach.




Chuka e Hahnsbach tem uma longa e sofrida briga que termina com um empate e com um ganhando o respeito do outro, Hahnsbach indica Chuka para ser o novo batedor do exército e ele aceita. Chuka consegue encontrar o acampamento dos índios onde descobre que eles estão se preparando para atacar o forte Clendennon e ele também consegue resgatar Trent.




Chuka e Trent retornam e contam sobre o plano dos índios, os soldados querem fugir antes do ataque e para isso planejam um motim para colocar o major Benson no comando e Valois acaba matando um dos soldados o que só aumenta sua loucura. Com o iminente ataque dos arapahos as verdades serão reveladas e vamos conhecer quem é quem no forte e o que levou cada um até lá para essa batalha final.




Um bom bang bang, tenso e surpreendente apesar do final forçado, excelentes atuações e um personagem principal que poderia ter retornado em outras aventuras, vale a pena dar uma olhada.




Leia também filme de Rod Taylor:

Ágil no Gatilho




Nenhum comentário:

Postar um comentário