APOLLO 18
Dirigido por Gonzalo López-Gallego
Ano: 2011
Essa é a 100° publicação do blog e para marcar esse número nada melhor que falar sobre um dos meus filmes favoritos, na verdade essa produção fica em segundo lugar na minha lista de preferidos só perdendo para A Bruxa de Blair. Nessa produção altamente paranoica é revelado porque o homem nunca mais retornou a Lua após a missão Apollo 17. As imagens vistas no filme foram supostamente postadas em um site em 2011 e depois editadas nesse pseudo documentário.
Em 1970 a Nasa prepara outra missão para a Lua com três tripulantes, Ben Anderson, Nate Walker e John Grey. A missão Apollo 18 é altamente secreta então nem os familiares dos astronautas sabem para onde eles estão indo.
A viagem até a Lua é tranquila, chegando lá Ben e Nate vão descer na superfície lunar enquanto John irá permanecer em órbita mantendo comunicação com a Nasa. O pouso na Lua é instável mas eles conseguem chegar ao local programado para a sua missão de três dias.
Ben e Nate descem na Lua e realizam a primeira missão instalando câmeras e sensores e coletando amostras de pedras lunares, tudo transcorre normalmente. Os dois voltam ao módulo para repouso e quando acordam encontram uma das amostras no chão e não encontram explicação pra isso.
No segundo dia da missão Ben e Nate encontram pegadas na Lua e ficam surpresos, eles seguem o rastro e encontram uma nave russa, de alguma forma os russos chegaram a Lua e ninguém ficou sabendo. Eles descobrem que a nave deles é parecida e ainda está funcional e também encontram sangue dentro da nave.
Ben segue as pegadas até uma cratera onde encontra o cosmonauta russo morto, ele está com o capacete quebrado então aparentemente morreu sufocado mas quando eles examinam o corpo algo se mexe dentro de sua roupa e eles só encontram uma pedra.
Ben e Nate informam ao centro de comando sobre a nave russa, a Nasa jura que não sabia de nada mas eles não acreditam e acham que tem algo muito errado nessa história. Após o repouso eles acordam e descobrem que a bandeira que eles deixaram perto da nave sumiu e todo o equipamento foi revirado.
A missão terminou e eles se preparam para decolar mas algo atinge o módulo e eles não podem partir. Nate sai da nave para reparar a antena do módulo e na superfície da Lua ele encontra rastros que não são humanos e ele acredita que é uma prova de vida extraterrestre. Nate é atacado por algo que entra dentro de seu traje então Ben sai da nave e consegue resgatá-lo.
John perde o contato com seus companheiros e os técnicos da Nasa não deixam ele mudar os procedimentos para tentar contatar os colegas. No módulo Ben descobre que Nate está com um ferimento no abdômen e ele descobre algo se mexendo na barriga do companheiro, Ben consegue retirar mas é outra pedra parecida com as anteriores.
O ferimento de Nate piora, ele está infectado pela pedra lunar, Ben descobre que estão bloqueando as comunicações deles e eles chegam a conclusão que foram enviados a Lua como cobaias e que devem acabar mortos como o cosmonauta russo.
Nate tem um surto na nave quebrando tudo. O oxigênio da nave está acabando então eles decidem ir até a nave russa para tentar fugir da Lua. Nate está cada vez pior e ele pede ao amigo que o deixe para trás mas Ben não concorda então Nate se joga em uma cratera.
Ben vai atrás dele onde encontra seu companheiro desacordado e várias criaturas se movendo: existe vida na Lua, criaturas parecidas com as pedras lunares e o astronauta tem que correr para a nave russa. Ben chega a nave russa e consegue comunicação com a Terra mas para a sua surpresa quem o atende não são os russos e sim o Secretário de Defesa Americano que lhe revela a verdade sobre essa fatídica missão.
Um excelente filme que utiliza o estilo found footage com criatividade levando o público para o espaço junto com os astronautas. A aparência dos alienígenas é bem original, talvez até mais realista do que normalmente é visto em outros filmes, quem sabe? A atuação do trio central é muito boa, são atores pouco conhecidos mas que já atuaram em diversas produções sempre em pequenos papéis.
A explicação oficial para a desistência das missões espaciais é o seu alto custo mas realmente é estranho que nos anos 60 a Nasa conseguiu enviar o homem para a Lua e agora, com a toda a tecnologia existente, não se tem mais notícias de viagens tripuladas até a Lua ou a outros planetas. Os teóricos da conspiração de plantão sempre levantam a hipótese de ter sido tudo uma armação e que o homem nunca chegou até a Lua, qual será verdade?
Leia também filmes de ficção cientifica:
Planeta Fantasma
O Futuro Perdido
A Invasão dos Discos Voadores
Leia também filmes de ficção cientifica:
Planeta Fantasma
O Futuro Perdido
A Invasão dos Discos Voadores
Nenhum comentário:
Postar um comentário