quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Ágil no Gatilho


ÁGIL NO GATILHO





Estrelado por Sterling Hayden (Johnny Guitar) e Rod Taylor (A Máquina do Tempo)
Dirigido por Ray Nazarro
Ano: 1955


Muito antes de Tom Cruise existiu um outro Top Gun, no caso o pistoleiro vivido por Sterlyng Hayden nesse faroeste onde ele é o melhor atirador do Oeste ou Top Gun como é dito em vários momentos do filme. Essa é uma produção em preto e branco e bem curta, durando somente 73 minutos.






O pistoleiro Rick Martin (sim, esse é o nome do personagem) retorna para a sua cidade, a pequena Casper de onde foi expulso por suspeita de assassinato, ele vai até lá para avisar o xerife Bat Davis sobre um ataque, o bando do impiedoso Quentin irá atacar a cidade na manhã seguinte e ele vai oferecer sua ajuda.




O xerife Bat fazia parte do bando de Quentin então sabe a ameaça que ele representa então ele convoca o Conselho Municipal para decidir como irão agir. Rick é visto com desconfiança por todos na cidade exceto por seu velho amigo Jim O'Hara que é o dono do hotel e o deixa ficar lá.




O pistoleiro Lem Sutter quer fazer fama em cima de Rick e o desafia para um duelo mas ele não dá bola para essa bravata. Rick também está na cidade para ver sua antiga namorada Laura Mead, ele veio para tentar recomeçar a vida com ela mas Laura está noiva de Canby Judd que é o maior proprietário de terras da cidade.




Rick descobre que sua mãe não morreu de doença e sim com uma bala bem no dia em que ela fez uma hipoteca da fazenda com Canby, Rick procura os documentos e descobre que eles foram forjados para parecer que ela vendeu a fazenda.




O conselho liderado por Canby recusa a ajuda de Rick por acharem que ele pode ser um traidor e ainda mandam ele sair da cidade até a meia noite. Rick vai atrás de Canby para descobrir a verdade sobre a morte de sua mãe e os dois brigam até a chegada de Laura que acha que é tudo por causa do ciúme de Rick.




O xerife consegue poucos voluntários para defender a cidade, somente cinco homens estão dispostos a arriscar a vida nesse duelo enquanto isso Lem Sutter continua querendo um duelo com Rick e Canby aproveita esse desejo de sangue do pistoleiro para armar uma embocada.




Quentin e seu bando já estão próximos, eles são muito mais numerosos que os homens da cidade e não terão piedade. A meia noite Rick deixa vai deixar e ele vai levar Canby junto por suspeita de assassinato mas é um plano de seu inimigo que termina com Rick matando Sutter e o xerife Bat o prende por assassinato apesar de ele garantir que foi uma armação de Canby.




Bat vai com seus poucos homens tentar proteger a cidade mas eles não são páreo para o bando de Quentin, após um breve tiroteio todos são mortos e sobram seis homens do bando de Quentin que vão aterrorizar a cidade.




A única esperança da cidade agora é Rick, os covardes do conselho que fugiram da luta imploram para que ele os proteja, Laura descobre a verdade sobre Canby e fica ao lado de seu antigo amor e agora Rick e seu amigo Jim O'Hara irão enfrentar o bando de Quentin em um duelo de vida ou morte.




Sempre é bom assistir um faroeste antigo onde os mocinhos tem atitudes nobres e arriscam a vida pela cidade enquanto os bandidos são malvados e fáceis de identificar, uma época mais simples e inocente. Difícil acreditar que o Oeste verdadeiro era assim, provavelmente os filmes italianos são mais fiéis nesse quesito com heróis e mocinhos tendo atitudes muito parecidas além de andarem sujos e com a barba por fazer. Uma produção interessante mas com um herói meio desengonçado e pouco carismático.




Leia também filme de Sterling Hayden:

O Xerife de Ferro




Nenhum comentário:

Postar um comentário