O XERIFE DE FERRO
Estrelado por Sterlyng Hayden (Johnny Guitar)
Dirigido por Sidney Salkow
Ano: 1957
Um excelente faroeste psicológico onde o herói da história, o xerife de ferro do título deve escolher entre o dever e a vida do filho que é o principal suspeito da morte de um cocheiro durante um assalto. O ótimo roteiro desse bang bang faz o público ficar com as mesmas dúvidas que o protagonista: Será que o rapaz é inocente? Porque o jornal local faz tanto sensacionalismo com a história? Onde foi parar o dinheiro roubado? O xerife conseguirá resolver o caso antes do veredito do juiz?
Na pequena cidade de Ellsworth o xerife Sam Galt vai até o leito de morte de seu amigo Eugene Walden que confessa que mentiu em seu depoimento Na verdade ele viu um rapaz chamado Benjie atirar no cocheiro da diligência durante um assalto. Walden morre mas o xerife não revela sua confissão pra ninguém.
Sam vai até a delegacia onde pergunta para o prisioneiro Benjie se é verdade que ele roubou a diligência e matou o concheiro mas o rapaz jura que é inocente, só então descobrimos que Benjie é filho do xerife. Sam está entra a cruz e a espada já que deve cumprir seu dever como homem da lei ao mesmo tempo em que tenta provar a inocência do filho.
Enquanto o jornal local dirigido por Quincy começa uma campanha de difamação contra Benjie, Sam procura o detetive Sutherland que é considerado o melhor investigador da região, ele pede 500 dólares para pegar o caso mas o xerife não tem esse dinheiro já que gastou tudo o que tinha para contratar o famoso advogado Roger Pollack.
Pollack é um beberrão mas também é muito competente e promete soltar Benjie facilmente. A lavanderia do chinês Charlie é roubada enquanto isso chega a cidade o delegado Ellison que veio para ajudar o xerife nesse momento de grande tensão. O julgamento começa ao mesmo tempo em que uma das moedas roubadas aparece no banco.
Sam vai rastrear a moeda pois quem a gastou deve ser o assassino, ele vai até a casa do dono do cassino, Milligan que lhe diz que foi o detetive Sutherland quem lhe passou a moeda. Durante o julgamento Pollack tem um comportamento estranho até revelar sua estratégia, ele quer provar que o sr. Walden odiava Benjie por esse namorar sua filha Kathi escondido.
Sam e Sutherland vão investigar a cena do crime onde Sam revela suas suspeitas sobre o detetive mas Sutherland é inocente, ele recebeu a moeda de um pagamento para investigar o caso do filho do xerife, ele revela que quem lhe deu o dinheiro foi um jovem fazendeiro chamado Jackson Gallagher.
Jackson é amigo de Benjie, ele roubo o dinheiro dos chinês para pagar o detetive. Sam vai interrogar Charlie e descobre que foi Benjie quem usou a moeda na lavanderia, agora ele está em dúvida sobre a inocência do filho. Pollack conseguiu convencer a todos que não existe nenhuma prova para condenar Benjie até que Sam vai depor e ele conta o que Walden lhe contou no leito de morte, agora as chances de Benjie ser inocentado são mínimas.
Benjie é condenado a morte na forca ao meio dia do dia seguinte. O xerife Sam Galt acha que o filho é culpado por isso ele deu o depoimento já Pollack continua achando que o rapaz é inocente. A hora do enforcamento de Benjie está chegando então Sam, Pollack, o delegado Ellison e Sutherland vão ter que correr contra o tempo para investigar novas evidências que podem inocentar Benjie, será que eles conseguirão isso a tempo?
Um faroeste de primeira linha, tenso e dramático com excelentes atuações. As dúvidas do xerife em relação a culpa do filho e também sobre as outras questões lembram o excelente suspense as Duas Faces de Um Crime (1996) com Richard Gere e Edward Norton. Um filme altamente indicado para todos os fãs de faroestes. Como curiosidade o filme começou a ser produzido com o título O Julgamento de Benjie Galt o que seria um spoiler afinal só descobrimos que Benjie é filho do xerife Sam Galt quando ele já está preso.
Leia também filme de Sterling Hayden:
Ágil no Gatilho
Nenhum comentário:
Postar um comentário