quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Titanic


TITANIC




Estrelado por Clifton Webb (Papai Batuta), Barbara Stanwyck (Mulher Proibida) e Robert Wagner (série Casal 20)
Dirigido por Jean Negulesco
Ano: 1953


A tragédia envolvendo o navio Titanic acabou entrando para o imaginário popular sendo retratada em diversos filmes e documentários tendo o seu ápice no filme dirigido por James Cameron que se tornou a maior bilheteria do cinema na época de seu lançamento e continua até hoje em segundo lugar. A Fox que produziu o filme de 1997 já havia feito uma versão anterior do Titanic em 1953 que é essa descrita agora, esse filme venceu o Oscar de Roteiro Original. Foi lançado no Brasil originalmente com o título de Náufragos do Titanic e posteriormente com o título original Titanic, o filme foi produzido em preto e branco.





O magnifico navio Titanic, comandado pelo experiente capitão Smith, está para sair para sua viagem inaugural com 2200 pessoas a bordo que esperam uma jornada inesquecível. Alguns passageiros são apresentados, temos Julia Sturges que está fugindo do marido com seus dois filhos, a adolescente Annete e o garoto Norman; a desbocada Maude que é uma nova rica; o jovem tenista Gifford e um passageiro de ultima hora que consegue comprar uma passagem na segunda classe com uma família espanhola.




A viagem começa tranquila com as caldeiras queimando a todo vapor. O passageiro de última hora é Richard Sturges, um simpático jogador e playboy que está atras de sua família e ele faz uma surpresa para Julia, ela não contou aos filhos que a viagem na verdade é uma mudança e ele quer faze-lá mudar de opinião.




Gifford se aproxima de Julia para descobrir mais sobre sua filha e ela gosta do rapaz mesmo ele não sendo rico já Richard quer casá-la com alguém da alta sociedade. Para ficar com os filhos, Richard conta a Annete sobre o plano de Julie de se mudar para a América e ter uma vida simples e ela briga com a  mãe e diz que quer continuar viajando com o pai.




Richard é um bom pai para Norman o que faz com que Julie fique com medo de perder os dois filhos pra ele então ela decide deixar Annete ir com ele enquanto Norman vai ficar com ela. Richard não aceita então ela dá sua última cartada e lhe diz que o garoto não é seu filho.




No baile Annete aceita dançar com Gifford para agradar sua mãe já Richard decide que não irá mais dar atenção a Norman num gesto de rancor surpreendente para um protagonista de uma grande produção. Richard vai para uma mesa de pôquer onde joga com Maude e outros dois companheiros e eles viram a noite na jogatina.




Julie conhece um homem desesperançado, ele é George Healey, um ex padre que largou a batina devido a seu vício em bebida. Devido a um erro no telégrafo um aviso de iceberg só chega depois de vários dias mesmo assim o capitão Smith decide ignorá-lo já que esta fora da rota do Titanic.




Richard prefere continuar jogando cartas do que dar atenção a Norman para a tristeza do filho, o capitão Smith vê os jovens cantando no salão, Gifford e Annete trocam o primeiro beijo, Julie tenta falar com Richard mas ele não a escuta, tudo está calmo até que um iceberg muda tudo.




O Titanic tenta desviar mas tem o seu casco rompido, os compartimentos inferiores ficam inundados e o capitão Smith reconhece que o navio vai afundar e começa o procedimento de evacuação, ele pede ajuda de outros navios para resgatar os passageiros, como não há botes suficientes para todos somente mulheres e crianças devem embarcar.




No momento de tragédia Richard age de forma surpreendente, ajudando a todos e resgatando inclusive a família que o ajudou a embarcar, nesse momento aparece um grande defeito do filme já que os passageiros parecem muito calmos e ordeiros para um navio que está afundando ficando todos olhando calmamente os botes partirem. Todos sabem como irá terminar essa história então o suspense está em quem irá sobreviver a inevitável tragédia.




A primeira superprodução feita sobre o naufrágio do Titanic, tecnicamente muito bem realizada e com um excelente elenco, apesar de não ser tão memorável quanto a nova versão ainda é um filme interessante que cria bons personagens que fazem com que o público se importe com seus destinos. Um ponto interessante é comparar os personagens dessa versão com a versão de Cameron e também os acontecimentos, vários momentos são bem parecidos o que acaba sendo bem divertido e pode ser visto como uma homenagem a essa boa produção.




Leia também filmes passados no mar:

A Ilha da Garganta Cortada

O Navio Assassino

Abismo do Terror




Nenhum comentário:

Postar um comentário