terça-feira, 20 de setembro de 2016

O Homem Sombra


O HOMEM SOMBRA





Estrelado por Steven Seagal (A Força em Alerta) e Imelda Staunton (O Segredo de Vera Drake)
Dirigido por Michael Keusch
Ano: 2006


Steven Seagal é um dos grandes atores dos filmes de ação da atualidade, no começo dos anos 90 esse mestre das artes marcais conseguiu um grande sucesso no cinema atuando em produções de grandes estúdios como Difícil de Matar, Fúria Mortal, A Força em Alerta e Momento Crítico mas nos anos 2000 ele passou a atuar em produções direto pro dvd, esses filmes fazem sucesso entre o público já a crítica odeia, O Homem Sombra é dessa safra. Particularmente sou um grande fã das produções estreladas pelo ator que consegue derrotar qualquer inimigo praticamente sem se mover.





Tudo começa com o agente da CIA George roubando um vírus do Projeto MK Ultra, ele é perseguido mas consegue fugir. A seguir conhecemos o bem sucedido empresário Jack Foster, ex agente da CIA, que está para sair de férias com sua filha Amanda e seu sogro que é o próprio George.




George vai levar Amanda para conhecer a Romênia mas é tudo uma armação dele para contrabandear o vírus usando os próprios parentes. No aeroporto de Bucareste Jack reencontra seu ex parceiro da CIA Harry e em seguida o carro em que seu sogro estava explode e Amanda é sequestrada por uma taxista. 




Jack e Harry perseguem a sequestradora ao mesmo tempo em que são seguidos por outros bandidos e eles perdem a pista da garota. Harry e Jack vão para uma casa segura onde Harry engana seu ex parceiro, ele o deixa preso e liga para os bandidos: ele faz parte do esquema.




Jack consegue improvisar com o que tem a mão e mata os homens que foram enviados para acabar com ele, rapidamente Jack encontra Harry que lhe conta o que está acontecendo, fala sobre o vírus que foi roubado e que está a venda no mercado negro, todos acham que Jack está com a mercadoria por isso Amanda foi sequestrada e George foi morto.




Harry vai até a embaixada americana falar com a embaixatriz Cochran e lá também estão o chefe de gabinete Waters e seu capanga Schmitt. Jack é levado pela policia romena para interrogatório mas ele não colabora. Jack vai se encontrar com Harry mas é uma emboscada que acaba na morte de Harry e outro capanga.




A mulher que está com Amanda se chama Anya, ela na verdade tinha um acordo com o falecido George para proteger a garota em troca de um passaporte para a América e agora ela tem que mudar os planos. A embaixatriz descobre que estão agindo pela suas costas e ela dá um prazo de dois dias para que Waters resolva todos os problemas que ele criou.




A policia romena e os bandidos russos se unem para ir atrás de Jack, o cerco está se fechando para o nosso herói mas ele é duro na queda. Jack sai atrás de informações sobre a mulher que está com sua filha e derruba quantos bandidos for necessário e ele encontra Anya em uma boate e Jack promete ajudá-la se ela devolver sua filha.




Jack e Anya são cercados pelos bandidos mas conseguem escapar, eles vão até a casa dela onde Anya mata uma policial inocente e agora ela vira uma mulher procurada. Os dois vão até a casa onde Amanda ficou mas está tudo revirado e ela sumiu. Jack encontra o vírus em um chip no seu celular e agora ele tem algo para negociar.




Jack marca um encontro com Waters para trocar o vírus por sua filha mas para se prevenir ele também marca com os bandidos no mesmo horário e local, a Biblioteca Pública onde tudo será decidido em um grande tiroteio com direito a uma antológica cena onde Steven Seagal derruba um helicóptero com meia dúzia de tiros, o cara é f***.




Para quem gosta do estilo de Seagal o filme é diversão garantida do ínicio ao fim, para quem não gosta é melhor nem chegar perto. Um fato curioso é o excesso de utilização do dublê por parte do pançudo ator, nas cenas de ação e de lutas é compreensível mas em vários momentos dá pra notar o uso de dublê para subir uma escada, entrar em um carro ou simplesmente para andar pela rua, a cada cinco minutos o personagem Jack é filmado de costas e claramente não é Seagal, realmente é um exagero. Outro ponto interessante é a presença da prestigiada atriz inglesa Imelda Staunton em uma produção para o dvd como essa apenas dois anos depois de ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz por O Segredo de Vera Drake e um ano antes de entrar para a franquia Harry Potter como a professora Dolores Umbridge.




Leia também filmes de Steven Seagal:

Mercenário

Desafio Final

O Guardião




Nenhum comentário:

Postar um comentário