domingo, 25 de setembro de 2016

O Califa de Bagdá


O CALIFA DE BAGDÁ





Estrelado por Giuliano Gemma (O Dólar Furado)
Dirigido por Pierre Gaspard Huit
Ano: 1963


Aventura das mil e uma noites tendo como personagem principal a famosa princesa Sherazade, essa co-produção entre França e Itália foi feita em uma época que a Europa produzia muitos filmes épicos, a produção teve um grande orçamento como pode ser constatado em seus cenários grandiosos, figurinos requintados e a quantidade de extras. O futuro astro dos spaghetti western Giuliano Gemma faz um papel coadjuvante como Didier, um dos soldados da comitiva do embaixador, ele aparece na foto abaixo ao centro.






No ano de 509 o imperador Carlos Magno envia uma equipe diplomática até Bagdá para falar com o sultão Haroun al-Raschid com o objetivo de conseguir um caminho seguro para os cristãos até o sepulcro de Cristo, eles desembarcam em Skanderum e de lá vão seguir pelo deserto para chegar até o palácio do califa.




A equipe é comandada pelo embaixador Renaud de Villecroix que tem como braço direito o soldado Didier. No começo da viagem eles encontram uma mulher vagando no deserto, ela é uma escrava da princesa Sherazade que conseguiu fugir para pedir ajuda quando um grupo de bandidos sequestrou sua ama e ela faz Renaud prometer que irá libertar a princesa.




Apesar da discordância dos membros da caravana, Renaud decide ir atrás da princesa. Os cavaleiros atacam os saqueadores e eles acabam se escondendo nas montanhas. Renaud vai até lá falar com o líder dos bandidos, o ganancioso Zakar e ordena que ele devolva a princesa caso contrário irá manter o cerco e eles morrerão de sede.




Quando Renaud conhece Sherazade ele fica encantado com sua beleza e se apaixona a primeira vista, ele consegue a liberdade da princesa e a leva na jornada e durante esse trajeto ela revela que também está apaixonada por ele mas ela já está prometida para o sultão Haroun e Renaud não tem coragem de brigar por ela e a entrega aos homens de Haroun que a levam a Bagdá.




A escolta de Renaud chega a Bagdá e eles são saudados pelo califa por terem salvo a vida de Sherazade e eles são convidados para a cerimônia real onde o sultão Haroun irá escolher entre três belas princesas qual delas irá se tornar sua esposa.




As candidatas são Shirin princesa de Bássora, Jamila princesa do Cairo e Sherazade princesa de Skanderoun, todas são belas e inteligentes e passam nos testes do sultão e na ultima prova, o teste de coragem, é Sherazade quem demonstra ser mais corajosa e perspicaz e ela é a escolhida para ser a nova princesa.




Shirin não aceita essa escolha e junto com seu aliado Bamak começam a conspirar para tirar Sherazade do caminho e para isso ela fala ao sultão que Renaud e Sherazade estão apaixonados o que deixa o sultão Haroun enciumado e furioso e ele apressa a partida de Renaud para o dia seguinte.




Durante a noite Shirin termina o seu plano, ela faz com que Renaud entre no palácio e vá até o quarto de Sherazade e depois conta tudo ao sultão que pega os dois em flagrante, Haroun prende Sherazade e a condena a morte enquanto Renaud é libertado e terá que sofrer o resto da vida sem sua amada.




Reanaud atrasa a partida da caravana para ficar perto de Sherazade e acompanhar seu cruel destino, ela será chicoteada antes de morrer mas alguém pode sofrer a punição no lugar dela e claro que Renaud se oferece e assim ele leva as 20 chicotadas no lugar dela.




Ao invés de ser morta, Sherazade é entregue a Moluk, o rei dos mendigos e leprosos onde ela irá sofrer um destino mais cruel que a morte. Moluk e seus homens a levam para os subterrâneos da cidade mas Didier entra em ação e comanda os soldados no resgate a princesa, os soldados francos retornam para sua terra enquanto Renaud e Sherazade vão fugir pelo deserto.




O sultão Haroun comanda uma grande caçada ao casal fugitivo e consegue deixá-los sem água e comida e faz eles sofrerem durante sua fuga impendido que qualquer pessoa os ajude até que ela volte para a cidade concordando em deixar Renaud e assumir o seu lugar como princesa.




Para salvar a vida de Renaud ela aceita voltar ao palácio onde pede clemência e Haroun poupa a vida dos dois. Shirin e Bamak vêem no caso a grande chance de tomar o trono, eles espalham um boato sobre a traição de Sherazade dizendo que o sultão não tem mais condições de reinar e os dois se unem aos mercenários para derrubar Haroun.




Renaud vai ao encontro dos soldados francos para voltar para casa ao mesmo tempo em que os mercenários invadem a cidade e tomam o trono obrigando Haroun al Rashid e seus homens mais próximos a fugirem, Bamak e seus mercenários os perseguem mas são enganados e acabam capturando apenas Sherazade.




A princesa consegue fugir e ela vai procurar Renaud para que ele ajude o califa a enfrentar seus inimigos e recuperar o seu trono, e agora ele irá ajudar o homem que fez ele e sua amada sofrerem tanto ou irá aproveitar a chance para fugirem juntos e viver o seu amor proibido?




Uma história interessante que trás a princesa Sherazade em uma aventura diferente da que normalmente é mostrada, aquela onde ela conta as 1001 histórias. A versão que assisti está com a imagem bem ruim mas compensa pelo fato de estar com a dublagem original que tem várias vozes famosas dos filmes de antigamente. Curioso especialmente pela presença de um jovem Giuliano Gemma, vale a pena dar uma olhada.




Leia também:

25 Filmes Sobre Cleópatra




Um comentário: