sábado, 24 de setembro de 2016

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain


O FABULOSO DESTINO DE 
AMÉLIE POULAIN




Estrelado por Audrey Tautou (O Código Da Vinci)
Dirigido por Jean Pierre Jeunet
Ano: 2001


Amélie Poulain é um dos maiores sucessos do cinema francês, um filme adorável que conquistou as plateias em todo o mundo sendo indicado e vencendo vários prêmios. A estrutura narrativa, a forma como os personagens são apresentados, a fotografia que deixa Paris ainda mais brilhante, os ângulos de câmera que realçam os atores, tudo contribui para o bom desenvolvimento da história. A atuação de Audrey Tautou como o personagem título é sublime, impossível pensar em outra atriz no papel.





O filme foi exibido nos cinemas de Campos do Jordão no dia 18 de setembro de 2016 através do Cine Clube Araucária na Mostra Panorama do Cinema Francês. Essa é uma excelente iniciativa feita por um grupo de amantes da Sétima Arte que trás o cinema de volta a cidade, infelizmente não é tão prestigiado pelo público quanto merecia afinal eles sempre criam uma seleção de filmes interessantes seja a temática por país como as mostras da França, China ou Argentina ou sessões temáticas como Bang Bang, Mestres da Música e Comédias Clássicas. Se você tiver oportunidade confira o Cine Clube Araucária.




O filme foi uma sugestão da jornalista Vivi Rheim, uma grande apreciadora do cinema francês especialmente de Amélie Poulain, um bom gosto sem dúvida.




A história começa realmente do inicio mostrando o espermatozoide que virou Amélie, a seguir conhecemos seus pais, Raphael Poulain um médico que não dá afeto a filha e Amandine Poulain uma severa diretora de escola. Como os pais acham que ela tem um problema cardíaco eles a educam em casa o que faz com que ela crie uma imaginação fértil ao mesmo tempo em que tem dificuldades de se aproximar das pessoas.




Uma tragédia com sua mãe a deixa ainda mais reclusa e solitária até que ela tenha idade para sair da casa do pai. Já crescida ela vai trabalhar como garçonete em um café chamado Dois Moinhos, a dona do local é a mãezona Suzanne, lá também trabalham a namoradeira garçonete Gina e a hipocondríaca Georgette, além deles temos os clientes regulares, o fracassado escritor Hipolito, o possessivo ex namorado de Gina chamado Joseph e a aeromoça Philomene. 




Em seu prédio Amélie conhece o pintor Raymond Dufayel que tem ossos frágeis como se fossem de vidro, o feirante Collignon e seu ajudante, o devagar Lucien e a solitária Madeleine. A vida de Amélie vai mudar na mesma noite em que a princesa Diana morre, ela encontra uma caixa com várias lembranças da infância de um menino e ela decide procurá-lo para devolver seu tesouro e ver se ele irá se emocionar tanto quanto ela imagina.




Amélie inicia sua busca e no metrô conhecemos Nino, um rapaz que coleciona fotos que foram jogadas fora e pelo qual Amélie está interessada mas não tem coragem de ir falar com ele. Amélie encontra o dono da caixa de lembranças e ao ver o quanto ele ficou emocionado de reviver momentos da infância ela decide fazer disso uma parte de sua vida e começa a ajudar as pessoas a sua maneira.




Ela faz com que Georgette e Joseph se aproximem e comecem a namorar, cria um plano para que seu pai saia de casa e comece a viajar, procura uma maneira de fazer com que Madeleine ache que seu falecido ex-marido era apaixonado por ela e também vai fazer com com que o sr. Collignon pare de maltratar Lucien fazendo com que ele pense que está ficando maluco através de pequenas mudanças no apartamento.




Amélie acha o álbum de recortes de Nino que tem várias fotos de um mesmo homem que ela acredita que é um fantasma, outra missão de nossa heroína é fazer com que Dufayel perca o medo do mundo devido a sua doença. Amélie vai devolver o álbum de Nino mas ela não gosta de fazer as coisas de forma simples e arma um grande plano para encontrá-lo, suas artimanhas dão certo e ele fica curioso para conhecer essa mulher misteriosa.




Todos os planos de Amélie vão se encaixando e aos poucos vai dando tudo certo incluindo a resolução do mistério do fantasma da máquina de fotos, a única coisa que falta se encaixar é a estranha relação entre ela e Nino, será que esses dois sonhadores vão ficar juntos ou a realidade será mais forte do que eles?




Divertido e emocionante, essa é uma história que vale a pena sempre ser revista, a dublagem é excelente mesmo assim esse é o tipo de filme que deve ser visto legendado pois o idioma francês realça ainda mais o clima da história e as boas atuações. Poucos filmes representam tão bem a famosa frase "magia do cinema" quanto O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, um filme que só poderia mesmo ser feito na França onde ainda conseguem criar histórias sonhadores e surpreendentes apesar de toda a tecnologia e problemas atuais. Um filme altamente recomendado, se você ainda não viu prepare-se para uma agradável surpresa.




Leia também:

50 Grandes Atrizes Francesas



Nenhum comentário:

Postar um comentário