sábado, 10 de setembro de 2016

Montana - Terra Proibida


MONTANA - TERRA PROIBIDA




Estrelado por Errol Flynn (Capitão Blood) e Alexis Smith (Entre Dois Corações)
Dirigido por Ray Enright
Ano: 1950


Esse faroeste estrelado pelo galã Errol Flynn trás um tema raro no cinema, a disputa entre os criadores de gado e os criadores de ovelhas, Segundo os criadores de gado em um pasto em que as ovelhas comem o gado não vai, tanto por elas comerem a grama até a raiz como também pelo cheiro que ela deixam e isso gerou diversos conflitos entre os pioneiros que desbravaram o oeste e viviam do gado e os novos criadores que queriam levar as ovelhas para lá como vemos nessa história.






O filme começa explicando as desavenças entre os criadores de gado e de ovelhas no território de Montana onde uma guerra entre os dois lados resultou em dezenas de mortes e agora tudo está para recomeçar quando o australiano Morgan Lane quer levar o seu rebanho de ovelhas para Montana.




Lane e seus homens ficam fora do território onde as ovelhas são proibidas mas isso não impede que a noite eles sejam atacados pelos rancheiros que matam um homem desarmado. No outro dia um mascate chamado Papa Schultz vai até o acampamento para vender seus produtos e Lane vê ai a sua chance de entrar na cidade como sócio dele.




A cidade é dominada por três famílias de rancheiros, os Singleton comandados pela bela Maria, os Acroyd liderados pelo brutal Rodney e os Forsythe liderados pelo calmo George. Lane e Schultz vão até a cidade onde consegue realizar algumas vendas e Lane também vê a bela Maria Singlenton pela qual ele fica interessado.




Lane vai até o bar onde tem uma desavença com os homens de Singlenton que acham que ele é um criador de ovelhas o que ele nega e Lane prova que é rápido no gatilho para espanto de todos. O único que sabe que Lane é um criador de ovelhas é o bêbado da cidade chamado Tucumsa mas ele pode ser um bom aliado para Lane.




Lane vai até a fazenda Singlenton onde presenteia Maria com um violão e descobre que ela está noiva de Rodney Acroyd. Lane fala dos seus planos de comprar uma fazenda em Montana e Rodney faz uma aposta com ele, se Lane conseguir ficar um minuto montado no seu cavalo mais bravo ele lhe venderá um pedaço de terra.




Rodney trapaceia cortando um dos arreios mesmo assim Lane quase consegue domar o cavalo, Maria fica impressionada e resolve lhe arrendar um pedaço de sua terra e só depois de assinar o contrato que ela descobre que ele na verdade é um criador de ovelhas o que a deixa revoltada.




Os homens de Maria dão uma surra em Lane e ele só consegue sobreviver graças a ajuda de Tucumsa que resolve se unir ao seu grupo. Lane tem um plano para conseguir entrar na cidade sem criar uma guerra, primeiro ele consegue o apoio dos pequenos criadores garantido que vai ensiná-los a criar o gado junto com as ovelhas o que tratá mais dinheiro para todos e depois ele precisa do apoio de um dos três grandes criadores da região.




Lane procura Forsythe e consegue convencê-lo a se juntar ao seu grupo, ele realmente é bom de lábia. Forsythe convida todos os fazendeiros da região para uma festa em sua casa, incluindo Maria e ele promete que terá grandes surpresas.




Na festa a chegada de Lane causa a primeira surpresa inclusive para Maria que está apaixonada por ele mesmo sendo inimigos mas a surpresa maior está reservada para o final onde Forsythe declara a todos que está apoiando Lane e a entrada das ovelhas na cidade, Maria faz um discurso inflamado e declara guerra a todos eles e a noite termina com Forsythe sendo covardemente assassinado por um dos capangas de Rodney.




Mesmo com essa morte Lane e seus homens vão em frente e pretendem levar as ovelhas para a cidade mas Rodney tem outro ideia, ele reúne todo o seu gado e o de Maria e vai passar por cima das ovelhas, o xerife avisa Lane sobre esse plano mas ele decide seguir em frente e essa guerra será resolvida em uma grande debandada do gado contra as ovelhas, quem irá vencer essa disputa?




Um filme curto, tem menos de 80 minutos, mas extremamente empolgante, as cenas envolvendo os rebanhos de gado e de ovelhas foram bem realizadas, as trucagens para inserir os atores no meio da ação são claras vistas hoje em dia mas nada que atrapalhe a história. Errol Flynn e Alexis Smith atuaram juntos em quatro filmes: Demônios do Céu, O Ídolo do Público, San Antonio- Cidade Sem Lei e Montana- Terra Proibida foi o ultimo fruto dessa parceria, sem dúvida uma bela despedida.




Leia também:

50 Maiores Cowboys do Cinema




Nenhum comentário:

Postar um comentário