domingo, 27 de agosto de 2017

Tributo- Tobe Hooper


TOBE HOOPER

Morre aos 74 anos o diretor de O Massacre da Serra Elétrica e Poltergeist




Morreu nesse sábado, dia 26 de agosto de 2017 o diretor Tobe Hooper. Nascido em 25 de janeiro de 1943 em Austin, Texas nos EUA, o diretor faleceu de causa não divulgada. Hooper ficou conhecido pelo seu segundo filme realizado em 1974, o polêmico clássico O Massacre da Serra Elétrica, filme que ele também escreveu e produziu.






Hooper era filho de Norman William Ray Hooper e Lois Belle que possuíam um teatro na cidade de San Angelo. Aos 9 anos Hooper já demostrava interesse por cinema utilizando uma câmera de 8 mm de seu pai, ele se formou em cinema e tv na Universidade do Texas em Austin e depois estudou drama em Dallas.




Na década de 60, Hooper trabalhou como professor universitário na Universidade de Austin onde ele se formou, ele lecionava cinema. Nesse período Hooper também trabalhou como cameraman e fotografo de documentários. Em 1965 ele estreou na direção com o curta metragem The Heisters que foi pré selecionado para concorrer ao Oscar da categoria mas ele não pode participar já que o filme não ficou pronto a tempo de se inscrever.




Em 1969 Hooper dirigiu seu primeiro longa metragem, a fantasia Eggshells sobre os últimos dias dos turbulentos anos 60 no Texas. O filme fez parte do circuito de cinema universitário onde recebeu vários prêmios mas nunca conseguiu ser lançado no cinema.




Hooper entraria para a história do cinema em 1974 com o filme O Massacre da Serra Elétrica, um dos filmes mais violentos já lançados com uma história livremente baseada nos assassinatos do serial killer canibal Ed Gein. O filme foi um grande sucesso, custou 140 mil dólares e rendeu mais de 40 milhões em todo o mundo. O Massacre foi proibido em diversos países devido a sua ultra violência mas curiosamente ele chegou a ser exibido no Festival de Cannes onde foi elogiado.




Após esse grande sucesso Hooper voltaria a direção com o filme Eaten Alive de 1977 seguido pela mini-série Os Vampiros de Salém de 1979 considerada uma das melhores adaptações de um livro de Stephen King graças a sua atmosfera gótica. Seu filme seguinte foi outro sucesso do gênero terror, Pague Para Entrar, Reze Para Sair de 1981.




Em 1982 Hooper dirigiu seu maior sucesso comercial, o clássico Poltergeist- O Fenômeno produzido por Steven Spielberg. Esse é considerado um dos melhores e mais assustadores filmes dos anos 80 mas que até hoje gera polêmica sobre quem é o seu verdadeiro realizador. Apesar de nos créditos constar o nome de Hooper, é sabido que Spielberg não ficou satisfeito com o resultado apresentado, ele comandou a refilmagem de várias cenas, segundo algumas fontes Spielberg refez quase o filme inteiro, algo que nunca iremos saber ao certo. Abaixo os dois diretores durante um intervalo das filmagens.




Após Poltergeist a carreira de Hooper estagnou, no restante dos anos 80 ele dirigiu mais três filmes incluindo uma continuação de seu maior sucesso, O Massacre da Serra Elétrica 2 de 1986 mas sem grandes êxitos. Ele também dirigiu episódios de séries de tv como Histórias Maravilhosas, A Hora do Pesadelo e O Justiceiro.




Durante a década de 90, Tobe Hooper seguiu dirigindo filmes menores além de séries de tv como Contos da Cripta, Dark Skies e Um Homem Sem Passado. Ele também fez pontas como ator nos filmes Sonâmbulos de 1992 e Trilogia do Terror de 1993 além de ser creditado como roteirista do terceiro e quarto filmes da série da Serra Elétrica.




No começo dos anos 2000 Hooper dirigiu o filme Crocodilo que fez sucesso no mercado de dvd, em 2003 ele foi convidado pelo produtor Michael Bay para escrever o roteiro da refilmagem de O Massacre da Serra Elétrica que acabou sendo seu retorno ao mundo das superproduções.




Hooper seguiu trabalhando na tv onde dirigiu episódios do grande sucesso Taken, mini-série produzida por Steven Spielberg. Ele também dirigiu capítulos de Os Sensitivos, Visões Noturnas e Mestres do Horror. Seu último filme foi Djinn produzido nos Emirados Árabes e lançado em 2013 no Abu Dhabi Film Festival.




A filmografia de Tobe Hooper como diretor:


1969 - Eggshells (com Kim Henkel)
1974 - O Massacre da Serra Elétrica (com Gunnar Hansen e Jim Siedow)




1977 - Eaten Alive (com Robert Englund e Mel Ferrer)
1979 - Os Vampiros de Salem (com Bonnie Bedelia e James Mason)
1981 - Pague Para Entrar, Reze Para Sair (com Elizabeth Berridge)




1982 - Poltergeist- O Fenômeno (com Heather O'Rourke e Zelda Rubinstein)




1985 - Força Sinistra (com Patrick Stewart)
1986 - Invasores de Marte (com Louise Fletcher)
1986 - O Massacre da Serra Elétrica 2 (com Jim Siedow e Dennis Hooper)
1990 - Combustão Espontânea (com Brad Dourif e Melinda Dillon)




1990 - A Morte Veste Vermelho (com Anthony Perkins e Madchen Amick)
1993 - Noites de Terror (com Robert Englund)
1993 - Trilogia do Terror (com Mark Hamill e Stacy Keach)
1994 - O Horror Faz Ronda na Noite (com Whoopy Goldberg e Joe Pesci)
1995 - Mangler- O Grito do Terror (com Robert Englund e Ted Levine)




1999 - Apartamento 17 (com Chad Lowe e Charles Martin Smith)
2000 - Crocodilo (com Julie Mintz)




2004 - Noites de Terror (com Angela Bettis e Juliet Landau)
2005 - Mortuária (com Denise Crosby)
2013 - Djinn (com Aiysha Hart)




Hooper escreveu um livro em parceria com Alan Goldsher, Midnigh-Movie de 2011 lançado pela editora Three River Press onde ele mesmo aparece como o personagem principal. Tobe Hooper deixou dois filhos, William Hooper e Tony Hooper




Nenhum comentário:

Postar um comentário