quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Rapidinho no Gatilho


RAPIDINHO NO GATILHO




Estrelado por Paul Hogan (Crocodilo Dundee), Cuba Godding Jr (Cruzeiro das Loucas) e Beverly D'Angelo (Férias Frustradas)
Dirigido por Simon Wincer
Ano: 1994


Uma divertida mistura de faroeste com comédia produzida e estrelada pelo eterno Crocodilo Dundee Paul Hogan trazendo como co-protagonista o ator Cuba Godding Jr, então um jovem aspirante a fama. Dois anos depois ele ganharia o Oscar de Ator Coadjuvante por Jerry Maguire- A Grande Virada.






O gênero faroeste estava em alta no começo dos anos 90 depois dos sucessos de Dança Com Lobos (1990) e Os Imperdoáveis (1992) o que acabou gerando problemas para a produção do filme conseguir locações nas cidades americanas que tem cenários da época. Eles filmaram em Utah, Arizona e Novo México ao mesmo tempo em que três grandes produções estavam utilizando as locações: Wyatt Earp, Gerônimo- Uma Lenda Americana e Tombstone- A Justiça Está Chegando.




Os famosos irmãos Younger e seu parceiro Lightning Jack vão roubar um banco na pequena cidade de Junction City, eles conseguem pegar o dinheiro mas quando saem do banco são surpreendidos, não tem ninguém na rua, os habitantes estão preparados para deter os assaltantes liderados pelo xerife Kurtz. Após um rápido tiroteio os Youngers são mortos e Jack consegue fugir porque todos acham que ele foi baleado e morreu.




Jack decide continuar roubando bancos sozinho, ele vai até um pequeno povoado onde seu assalto não dá muito certo. Para fugir, Jack leva um refém e ele escolhe um rapaz mudo que o ajuda a enganar a patrulha que o persegue. O rapaz chama-se Ben Doyle e pede para se juntar ao fora da lei mas Jack não acha uma boa ideia.




Quando Ben "salva" a vida de Jack, o fora da lei aceita a companhia do jovem mesmo porque ele tem problemas de vista o que fez seu assalto a banco ser um fiasco. Jack e Ben vão assaltar o banco de um povoado mas essa dupla consegue fazer tudo errado durante o roubo, sem dúvida a cena mais engraçada do filme.




Jack e Ben brigam feito cão e gato, eles rapidamente ficam amigos e ainda conseguem fugir de um bando de índios. O xerife Kurtz quer sair candidato a governador e ele usa como plataforma a lei e ordem então ele oferece uma grande recompensa pela cabeça de Jack o que vai atrair vários caçadores de recompensa.




Jack leva Ben até um sallon para ele conhecer os prazeres da vida. É nesse saloon que Jack conheceu a cortesã Lana Castel e prometeu se casar com ela, isso há nove anos atrás mas ele continua dizendo que um dia irá buscá-la. Lana descobre dois caçadores de recompensa que estão no encalço de Jack e ela pede para o pistoleiro deixar a cidade.




Após uma briga de bar, Jack acaba sendo preso e Ben tem que tirá-lo da cadeia antes que o xerife peça reforços e pra isso ele tem um plano bem louco que no fim das contas dá certo. A cidade de Junction City irá fazer um grande leilão de gado que irá gerar muito dinheiro e atrair vários foras da lei, é claro que Jack e Ben vão até lá onde teremos um final épico como nos grandes faroestes.




Os faroestes cômicos sempre fizeram sucesso em filmes como Banzé no Oeste (1974), Maverick (1994), Dois Contra o Oeste (1966), O Pequeno Grande Homem (1970), O Rei do Laço (1956) além dos filmes da dupla Terence Hill e Bud Spencer e aqui temos um excelente exemplar dessa parceria. Rapidinho no Gatilho tem uma ótima história com toques cômicos especialmente com o personagem de Cuba Godding Jr que rouba a cena mesmo sem falar uma palavra.




Um filme muito divertido que foi exibido diversas vezes no saudoso Cinema em Casa do SBT, recomendado para os fãs de comédia e também para os apreciadores de um bom bang-bang.




Leia também:

Os Pistoleiros do Oeste (1967)

Ben e Charlie (1972)




Nenhum comentário:

Postar um comentário