quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Nosferatu


NOSFERATU




Estrelado por Max Schreck (O Estudante de Praga)
Dirigido por F. W. Murnau
Ano: 1922


Um dos maiores clássicos do cinema fantástico, essa produção é um marco do expressionismo alemão. Nosferatu é uma adaptação não autorizada do clássico romance Drácula de Bram Stocker, os produtores não conseguiram os direitos sobre o livro mesmo assim filmaram a história apenas mudando os nomes dos personagens e locais da história.






Murnau foi processado por violação dos direitos autorais e a justiça determinou a destruição de todas as cópias do filme mas felizmente algumas cópias sobreviveram e puderam ser restauradas e distribuídas após a morte da viúva de Bram Stocker. Nosferatu teve sua pré-estreia no dia 4 de março de 1922 no salão de mármore do Jardim Zoológico de Berlim, já sua estréia oficial ocorreu dia 15 de março de 1922 no cinema Primus-Pallast.




O ano é 1838 e a cidade é Wisborg na Alemanha, é nessa pequena cidade que moram o corretor Hutter e sua jovem esposa Ellen, um feliz e próspero casal. Hutter trabalha para o estranho Knock, um homem estranho mas muito próspero no ramo de venda de imóveis.




Knock recebe uma carta do Conde Orlock da Transilvânia onde este revela seu desejo de adquirir uma propriedade na cidade. Knock fica empolgado com a chance de fazer um grande negócio e resolve enviar Hutter até a Transilvânia para oferecer algumas propriedades para o conde Orlock.




Hutter se despede da esposa e vai para a Transilvânia, essa é sua grande chance para crescer no emprego e ganhar uma boa comissão, ele vai fazer de tudo para obter sucesso enquanto Ellen fica na casa de amigos. Hutter chega até a Transilvânia onde todos ficam espantados quando ele diz que seu destino é o castelo do conde Orlock, todos na aldeia tem medo do conde.




Hutter passa a noite em uma hospedaria onde encontra um livro que conta a história de um vampiro chamado Nosferatu e ele fica fascinado pela história. No dia seguinte Hutter segue de carruagem até o castelo onde o cocheiro se recusa a entrar mas uma carruagem com um misterioso cocheiro aparece e o leva até o castelo.




O conde Orlock é um sujeito estranho tanto em aparência quanto em comportamento e fica ainda mais esquisito quando vê sangue de um pequeno corte na mão de Hutter, além disso ele tem hábitos noturnos e dorme durante o dia. Hutter escreve uma carta para sua amada esposa dizendo que está bem mas não devemos esquecer que nessa época uma correspondência levava um bom tempo para ser entregue.




Na noite seguinte eles vão tratar de negócios, Hutter oferece ao conde Orlock uma casa em frente a sua, quando o conde vê uma foto da esposa de Ellen ele fica fascinado e compra a propriedade no ato. Essa noite vira um pesadelo para Hutter quando ele vê Orlock dormindo em um caixão e depois Orlock invade o seu quarto e o ataca, isso acontece ao mesmo tempo em que Ellen começa a ter estranhas alucinações.




No dia seguinte Orlock tranca Hunter no castelo e deixa a propriedade com vários caixões cheio de terra e ele entra em um deles. Os caixões de Orlock são embarcados em um navio com destino a Wisborg enquanto isso a aproximação de Orlock começa a afetar as pessoas, além de Ellen que ficou doente, Knock enlouquece e vai parar em um sanatório.




O pesadelo na pequena cidade vai piorar quando a peste negra atinge o local, essa mesma peste toma conta do navio onde o conde Orlock está, levando todos os tripulantes a morte então Orlock assume o controle do navio e o leva até seu destino onde ele transporta seu caixão até sua nova propriedade. Hutter finalmente retorna a sua casa para a esposa doente mas a chegada de Orlock faz ela despertar e voltar ao normal.




As autoridades encontram o navio abandonado somente com o corpo do capitão e descobrem sobre a peste o que faz a cidade entrar em quarentena. Ellen confessa a seu marido que está incomodada com seu novo vizinho que fica observando ela pela janela, é claro que ela está falando de Orlock. Ellen lê o livro de Nosferatu onde descobre a única maneira de acabar com a peste mas isso não será uma tarefa nada fácil.




Um dos filmes mais marcantes da história do cinema, uma obra obrigatória para os fãs de terror. Nosferatu criou várias características dos filmes de vampiro que são usadas até hoje como os caixões com terra, a sede de sangue, a figura gótica e o poder do sol sobre os vampiros, sem dúvida uma grande referência.




Nosferatu tem vários pontos marcantes como o roteiro eficaz, os cenários grandiosos, a direção segura de Murnau e a música que pontua o clima da história que foi recriada já que a partitura original de Hans Erdmann se perdeu porém o maior destaque da produção é a atuação do ator Max Schreck como o conde Orlock. Schreck criou uma figura repugnante e asquerosa para o vampiro, bem diferente do que vemos em muitos filmes atuais. Indispensável para os fãs de cinema em especial para quem gosta de terror e filmes fantásticos.




Leia também:

O Carrasco de Pedra (1967)

Os Inocentes (1961)




Nenhum comentário:

Postar um comentário