sábado, 12 de agosto de 2017

Sepultura Para a Eternidade


 SEPULTURA PARA A ETERNIDADE




Dirigido por Roy Ward Baker
Ano: 1967


Uma produção dos estúdios Hammer, produtora inglesa que ficou marcada pelos clássicos do horror que realizou especialmente nos anos 60 incluindo A Múmia, O Cão dos Baskervilles, Drácula- O Príncipe das Trevas, Epidemia de Zumbis, A Mortalha da Múmia, O Sangue de Drácula, Horror de Frankenstein, Carmilla- A Vampira de Karnstein e Uma Filha Para o Diabo entre muitos outros.





Essa é a terceira aventura do personagem do professor Bernard Quatermass para o cinema, o personagem foi criado pelo escritor Nigel Knealy para um série de tv da BBC. Aqui ele é interpretado por Andrew Keir de Sangue no Sarcófago da Múmia (1971). A primeira aparição do personagem foi em Terror Que Mata de 1955 interpretado por Brian Donlevy seguido de Usina de Monstros de 1957 onde novamente foi vivido por Donlevy.




O metrô de Londres está fazendo uma obra de ampliação onde encontram alguns esqueletos estranhos. A obra é interrompida e chamam o professor Roney e sua assistente, a sra. Judd. Roney acredita que pode ser de um antepassado desconhecido do homem, eles também encontram o que parece ser uma bomba no local.




O esquadrão anti-bombas é chamado mas descobre que é uma arma diferente de tudo o que já viram. O primeiro ministro envia o coronel Breen e o professor Quatermass para investigarem o caso. Eles vão até a escavação onde Quatermass descobre que o local tem histórico de assombrações e fantasmas.




O exército descobre que é uma nave espacial o que eles encontraram mas o coronel Breen tenta abafar o caso garantindo que é uma bomba secreta dos alemães. Quatermass consegue abrir a nave onde tem uma espécie de insetos embalsamados. Quatermass acredita que eles são marcianos que vieram para a Terra há milhões de anos e divulga sua teoria para a imprensa.




O ministro britânico fica furioso com Quatermass e ele resolve convidar a imprensa para ver a escavação do que ele garante ser uma bomba alemã da Segunda Guerra desarmada. Durante a noite um operário tem uma estranha experiência com uma visão dos seres extraterrestres o que deixa Quatermass preocupado com a visitação no dia seguinte.




Quatermass e Roney tentam recriar essa experiência e com a ajuda de Susan eles conseguem ter uma imagem das criaturas vivas em Marte e como elas acabaram com o seu planeta. Esses insetos planejavam criar híbridos para sobreviver na Terra unindo seu DNA com o de macacos, foi assim que surgiram os seres humanos.




Apesar de todos os avisos de Quatermass, o coronel Breen continua com o plano da visita ao metrô onde um incidente irá colocar toda a cidade em perigo restando somente a coragem de Quatermass e Roney para salvar o mundo.




Um bom filme de suspense com toques de ficção cientifica, a história é interessante especialmente no começo do filme quando o mistério é apresentado e o público fica imaginando o que será a descoberta no metrô. A ideia das criaturas alienígenas como insetos é interessante embora os bonecos utilizados no filme pareçam bichos de pelúcia e os efeitos especiais no final também são bem fracos mas isso é compensado pelo roteiro criativo, vale a pena conhecer esse filme.




Leia também dos estúdios Hammer:

O Monstro de Frankenstein (1964)




Nenhum comentário:

Postar um comentário