terça-feira, 1 de agosto de 2017

Corra Lola, Corra


CORRA LOLA, CORRA




Estrelado por Franka Potente (A Identidade Bourne) 
Dirigido por Tom Tykwer
Ano: 1998


Um grande sucesso do cinema alemão, uma produção pop em ritmo de videoclipe que transformou o diretor Tom Tykwer e a atriz Franka Potente conhecidos mundialmente. Em pouco mais de uma hora o filme conta a mesma história três vezes mostrando como pequenas alterações nas escolhas das pessoas podem mudar totalmente o resultado final, ou seja, além de divertido ainda é uma história que faz pensar.






O filme começa apresentando alguns dos personagens em meio a multidão, curiosamente são coadjuvantes que tem maior destaque nessa parte. A seguir temos os créditos de abertura em forma de desenho animado que apresentam a personagem Lola correndo, obviamente.




Lola recebe uma ligação do namorado Manni. Ele participou de um golpe onde foram roubados diamantes que foram vendidos por 100 mil marcos, dinheiro que ficou sob sua responsabilidade. Ele esperou Lola pra lhe dar carona mas ela se atrasou já que sua moto foi roubada então Manni pegou o trem.




Ao ver dois policiais Manni fica nervoso e sai do trem onde fica a sacola com o dinheiro que é pega por um mendigo. Manni tem somente vinte minutos para se encontrar com seu chefe, o perigoso Ronnie que não aceita desculpas de seus homens, Manni está com medo de ser morto então ele pede a ajuda de Lola ou então ele vai tentar assaltar o mercado em frente a cabine telefônica.




Para conseguir o dinheiro Lola vai atrás do seu pai. Como tem menos de 20 minutos, ela vai correndo até a cidade e em seu caminho vamos acompanhando o destino de alguns figurantes através de fotos polaroides, uma ideia excelente que ficou bem legal no filme. Além deles também aparecem um motorista desatento, uma ambulância em um cruzamento e o mendigo do metrô.




Lola vai até o banco onde seu pai é gerente e chega bem na hora em que sua amante revela que está grávida o que só complica a história. Ele não empresta o dinheiro para Lola e a expulsa do banco. Como Lola não aparece, Manni vai até o mercado fazer o assalto. Lola chega a tempo de ajudá-lo e os dois fogem mas um final trágico aguarda o jovem casal.




A seguir a história recomeça, Lola tem uma nova chance para salvar o namorado. Desde o principio as mínimas mudanças alteram toda a história só que dessa vez Lola quer o dinheiro a qualquer custo e pra isso ela faz o pai de refém e realiza um ousado assalto ao banco que termina de forma inusitada.




Lola chega a tempo de impedir Manni de assaltar o mercado mas o destino entra em ação de novo, outra vez de forma trágica. Como esse é um filme diferente, Lola terá mais uma chance para tentar um final feliz. Pequenos detalhes na corrida de Lola fazem com que ela não chegue a tempo de falar com o pai obrigando ela a ir até um cassino ao mesmo tempo em que Manni reencontra o mendigo que está com seu dinheiro.





Um filmaço, essa é uma produção onde está tudo nos detalhes, cada ação faz tudo mudar, os coadjuvantes tem uma grande importância mesmo aqueles que ficam poucos segundos em cena. Um grande feito do roteiro é conseguir fechar todas as ações praticamente sem deixar nada para trás, talvez o único grande furo sendo a cena da arma.




A atuação atlética de Franka Potente é excelente, ela passa quase todo o filme correndo mas se destaca também nas cenas de diálogos além de estar linda em seu visual ruivo cheio de tatuagens e com um figurino extravagante.




A trilha sonora também é show, a música eletrônica combina perfeitamente com o ritmo escolhido para o filme. Mas o que mais impressiona realmente é o roteiro que em poucos minutos faz com que o espectador se importe com os personagens e torça por eles mesmo Manni sendo um criminoso e Lola se tornando uma para ajudá-lo ainda assim não tem como não torcer pelo casal e não ficar tenso enquanto ela busca uma solução para as trapalhadas do namorado. Em vários momentos, quando o tempo está acabando e as coisas estão dando errado tudo o que espectador consegue fazer é torcer, roer as unhas e pensar: corra Lola, corra.




Leia também cinema alemão:

A Onda (2008)

A Noite Dos Mortos Bobos (2004)




Nenhum comentário:

Postar um comentário