terça-feira, 12 de julho de 2016

Rifles Apaches


RIFLES APACHES






Estrelado por Audie Murphy (A Glória de Um Covarde)
Dirigido por William Witney
Ano: 1964


Na maioria dos filmes de faroeste os índios são retratados como criaturas desalmadas, vilões sórdidos e traiçoeiros que existem com o único propósito de atacar os pobres e valentes cowboys que estão levando cultura e civilização para o Velho Oeste mas se pararmos para pensar eles já viviam há muito tempo nessa região e o que realmente aconteceu foi uma invasão por parte do homem branco que roubou, matou e oprimiu a população indígena que na maioria das vezes estava apenas defendendo o que sempre foi seu: a terra e a liberdade. Rifles Apaches é um dos poucos filmes que mostra os dois lados, dando voz aos índios e mostrando as consequências dos conflitos tanto para o homem branco quanto para os pele vermelhas.




Apesar da visão favorável aos índios o filme tem como protagonista o capitão Jeff Stanton, um oficial da cavalaria que é enviado até o território do Arizona para levar os índios Apaches de volta a reserva federal, eles abandonaram o território depois que ele foi invadido por mineradores que mataram vários índios e assim eles se tornaram fugitivos perante o exército.




Stanton tem um grande ódio dos índios já que seu pai, um famoso oficial do exército, defendia o direito dos indígenas o que resultou na morte de centenas de soldados e na expulsão dele do exército. Stanton irá forçar os seus homens até o limite para conseguir capturar os selvagens liderados pelo sábio líder Victorio.




A cavalaria encontra um grupo de índios e consegue fazer uma emboscada, o único sobrevivente é o filho do chefe Victorio, o impetuoso Falcão Vermelho então Stanton resolve usá-lo para tentar falar com o chefe, ele tortura Falcão Vermelho e o deixa ao Sol até eles aceitarem conversar.




Stanton e Victorio conversam e o chefe índio concorda em voltar para a reserva desde que os homens brancos que invadiram suas terras saiam e não voltem mais, Stanton concorda e promete cumprir os termos do acordo. Vivendo entre os índios Stanton encontra uma mulher branca que ele acha que é uma prisioneira mas na verdade é a missionária Gillis que está vivendo com os Apaches e os ensinando.




O capitão Stanton não esconde o ódio que tem pelos índios mesmo assim cumpre sua palavra mantendo todos longe da reserva e levando suprimento aos índios, ele está interessado em Gillis mesmo não concordando com o fato de ela viver com os Apaches, o que ele não sabe é que ela é mestiça já que sua mãe era uma índia.




Stanton vai a cidade com Gillis onde ele vê o mesmo preconceito que ele tem contra os índios voltado para a sua amiga e ele começa a se conscientizar. Hodges, dono da venda local, financiou os mineiros então depois da expulsão deles do território dos índios ele perdeu tudo, para recuperar o seu dinheiro ele planeja tirar Stanton do comando para que seus homens possam voltar as minas.




Dois mineradores invadem o território Apache e encontram ouro, eles surpreendem Falcão Vermelho e o torturam para ele dizer onde tem mais ouro só que Stanton chega e o salva e leva os homens para a cadeia mas os habitantes da cidade não concordam com a atitude do capitão.




Ao retornar para o regime Stanton descobre que foi rebaixado, a manobra de Hodgens deu certo, o coronel Nathan Perry é o novo comandante e ele muda as ordens de Stanton e deixa a reserva desprotegida. Para conseguir invadir o território Hodgens e seus homens matam o agente indígena e colocam a culpa nos Apaches, todos os homens da cidade vão para o acampamento para fazer justiça com as próprias mãos enquanto o xerife vai pedir ajuda para o exército.




Os "cidadães civilizados" provocam um verdadeiro massacre contra os índios matando mulheres, crianças, idosos e gente desarmada até a chegada do exército com um pelotão comandado por Stanton. Para evitar que o massacre continue Stanton dá ordem para atirar nos assassinos e começa uma grande luta entre o exército e os justiceiros da cidade que termina com vários mortos e feridos inclusive Gillis.




Depois do massacre os índios saem da reserva e partem para a luta, enquanto isso as ações de Stanton são questionadas e ele é suspenso. Gillis revela que é uma mestiça e Stanton não consegue aceitá-la desse jeito e ela vai embora com Falcão Vermelho que também gosta dela.




O coronel Perry leva todo o pelotão atrás dos Apaches e eles sofrem uma emboscada ficando sem saída, um soldado consegue fugir para pedir ajuda e encontra Stanton que acha que a única forma de evitar um massascre é descobrir a verdade sobre a morte do agente indígena, ele vai até a cidade onde descobre que foi tudo uma armação de Hodges mas ele é morto pelo próprio capanga Greer.




Stanton tem que levar Greer para onde o pelotão está cercado a fim de explicar tudo mas não será tão fácil quanto ele imagina e ele ainda terá que se preparar para conhecer o verdadeiro caráter dos comandantes dos dois lados além de vencer o seu próprio preconceito.




Faroeste acima da média com uma excelente história e boas interpretações, o papel dos índios na história americana é reconhecido nesse filme que fala sobre um tema que sempre permanece atual, o racismo. Indicado não só para os fãs de faroeste mas também para todos que gostam de assistir a filmes que não são apenas divertidos mas que também conseguem trazer uma mensagem e uma lição de vida.




Leia também filmes de Audie Murphy:

Cavaleiros da Bandeira Negra

A Glória de Um Covarde




Nenhum comentário:

Postar um comentário