domingo, 31 de julho de 2016

Roboman


ROBOMAN






Estrelado por Pam Grier (Jackie Brown)
Dirigido por Jean Claude Lord
Ano: 1986


Um ano antes do sucesso Robocop surgiu essa história que guarda muitas semelhanças com a super produção de Paul Verhoeven só que aqui o herói não é um policial e sim um cientista e o mais importante é que aqui o robô não é tão heroico, ele passa o filme se vingando de seus algozes e tem uma aparência assustadora. O título nacional faz uma aproximação ainda maior do Robocop com o nome de Roboman, no original é The Vindicator em português seria O Defensor.




O cientista Carl Lehman teve o orçamento de sua pesquisa cortado, ele vai até seu chefe Alex White para confrontá-lo sobre o dinheiro e Carl revela que sabe que tem algo de errado na empresa e promete chamar a imprensa para revelar essa falcatrua no laboratório Arc.




No laboratório alguém sabota os equipamentos e quando Carl tenta consertar ele fica no meio de uma explosão e morre. A empresa divulga que foi um acidente e sua esposa Lauren, que está grávida, acha que tem algo estranho na morte de Carl.




Alex chama sua equipe de cientistas formada por Kurt, Gail, Joe e Ian para revelar o seu mais novo projeto: ele manteve o corpo de Carl em animação suspensa e agora planeja revivê-lo através da robótica criando um ser meio home meio máquina.




Quando Lauren volta para casa com Burt, colega de Carl, eles descobrem que a casa foi arrombada e todos os documentos dele foram roubados. No laboratório a equipe realiza o procedimento para dar vida a Alex através de um traje operacional mas não dá certo para decepção de todos.




Quando Gail remove o controle remoto que comanda o Roboman ele acorda e a ataca, os animais dos experimentos conseguem se soltar e matam a doutora enquanto isso Carl consegue fugir dentro do caminhão de lixo e vai parar no incinerador de onde sai todo queimado e ele mesmo se assusta com sua aparência.




Os cientistas tem que pegar Carl já que sem o controle remoto ele vai se tornar uma ameaça para todos que tiverem contato físico com ele, uma gangue de motoqueiros ataca Carl e quando tocam nele desencadeiam uma fúria assassina.




Carl vai até a sua casa e consegue se comunicar com Lauren através do rádio e pede para ela ajudá-lo indo falar com Burt, ele a leva ao laboratório onde ela assiste a fita da morte de seu marido. Para deter sua criação Alex contrata a mercenária Hunter.




Alex vai atrás dos homens que acabaram com sua vida e primeiro ele chega até Ian e o mata, Hunter acaba com a única testemunha e descobre que ele está vivendo nos esgotos então ela monta uma equipe para ir atrás dele, eles o encontram mas não conseguem feri-lo mesmo usando ácido no lugar de balas, para fugir Alex provoca uma grande explosão que mata Kurt.




Carl procura Lauren e ela vê sua nova e horrível aparência, ela convence Burt a falar com ele e os dois se encontram em uma fábrica abandonada onde Burt trai o amigo e o entrega a Arc, ele fez isso por dinheiro e para tentar ficar com Lauren.




Mesmo sendo congelado Carl consegue fugir e na fuga ele mata Joe, agora só resta um dos cientistas para ele se vingar, o seu chefe Alex. Quando Lauren o rejeita, Burt a ataca e com a ajuda de Hunter eles vão tentar matá-la mas Carl chega e mata seu velho amigo Burt.




Hunter sequestra Lauren e a leva até a Arc onde eles irão preparar uma nova armadilha para tentar finalmente deter Carl, ele é indestrutível mas sua esposa não e ainda tem uma última surpresa esperando por Carl, um adversário a sua altura.




Uma história surpreendente em um filme quase desconhecido, o Roboman do título nacional foi bem desenvolvido com uma aparência horrível tornando ele um trágico herói, os efeitos práticos são simples e eficazes e o elenco é competente com destaque para a atuação segura de Pam Grier que é o nome mais famoso do filme.




Leia também:

50 Atores Canadenses




Um comentário: