domingo, 26 de junho de 2016

Cavaleiros da Bandeira Negra


CAVALEIROS DA BANDEIRA NEGRA






Estrelado por Audie Murphy (A Glória de Um Covarde) e Tony Curtis (Quanto Mais Quente Melhor)
Dirigido por Ray Enright
Ano: 1950


Mais um filme baseado na história do lendário bandido Jesse James, dessa vez vivido pelo astro Audie Murphy, a história acompanha a fase guerrilheira de Jesse e seu irmão Frank na quadrilha de Quantrill antes de formarem a famosa quadrilha que assaltou trens e bancos no velho Oeste.




O filme começa explicando a Guerra Civil onde os estados da União eram contra a escravidão enquanto os estados da Confederação eram favoráveis a continuidade da escravatura, no meio dessa guerra existiam mercenários que lutavam sobre a própria bandeira e o pior grupo desses mercenários foram os Cavaleiros da Bandeira Negra liderados pelo general Willian Quantrill.




O grupo de Jesse James formado por ele, seu irmão Frank, os irmãos James e Cole Younger e Kit Dalton vão atravessar a cidade de Lawrence no Kansas quando são pegos pela população que acredita que eles são do bando de Quantrill. Eles são quase lixados sendo salvos por um capitão da União que diz para eles ficarem longe de Quantrill.




Apesar do conselho, Jesse e seus amigos querem se juntar ao bando de Quantrill pois acham que eles são os heróis da guerra lutando por uma causa justa e eles conseguem chegar até o quartel general de Quantrill onde terão que passar pelos testes de entrada do grupo.




Jesse luta contra um dos tenentes da guerrilha e acaba matando-o o que deixa Quantrill impressionado. Os cinco amigos são aceitos no grupo e Jesse é chamado para uma conversa com Quantrill que acha que o jovem tem uma liderança nata e quer usá-lo nos seus planos, já sua companheira Kate acha que Quantrill não passa de um assassino e tenta alertar Jesse para ficar longe dele.




Jesse é promovido a tenente e líder de um grupo de ataque, quando a quadrilha de Quantrill sai para um ataque Jesse acha que vai enfrentar os soldados da União mas na verdade eles vão até uma fazenda onde só matam civis e saqueiam tudo, além disso ainda matam os prisioneiros para desgosto de Jesse.




De volta ao quartel do bando Jesse, se afasta de todos para pensar, ele se aproxima de Kate e decide não participar mais dos ataques covardes de Quantrill e ele fala isso ao general, ele e Kate se beijam e planejam deixar o  bando.




Quantrill conversa com Kate e depois com Jesse e ele promete ao dois que o seu bando não irá mais agir de maneira suja e covarde como aconteceu antes, Jesse acredita nele e decide continuar na guerrilha.




O próximo ataque dos Cavaleiros da Bandeira Negra irá entrar para a história como O Massacre de Lawrence onde o grupo ataca a cidade sem piedade, causando um banho de sangue, mais de 190 homens são mortos e outros tantos são feridos.




No filme o grupo de Jesse participa do massacre de forma indireta e ainda salva a vida de inocentes prisioneiros de guerra incluindo o capitão que salvou a vida deles no inicio do filme, essa é uma visão extremamente favorável ao bando que dificilmente deve ter se comportado dessa maneira heroica em um massacre do qual fizeram parte, Hollywood sempre gostou de romantizar seus bandidos.




Ao sair da cidade o bando coloca fogo nos prédios destruindo tudo. Depois desse ataque o grupo perde os escrúpulos e passa a promover vários massacres tornando a todos foras da lei procurados pela União. Para salvar suas vidas todos os homens de Quantrill desertam, os únicos que seguem com o general são Jesse e seu bando.




Eles voltam para buscar Kate e enfrentam os soldados que os cercaram, na batalha o general Quantrill é ferido e perde a visão, eles conseguem se refugiar em uma casa abandonada onde irão enfrentar a última das batalhas dos Cavaleiros da Bandeira Negra.




A história de Jesse James já foi contada diversas vezes e mesmo ele sendo notoriamente um bandido sempre teve uma visão favorável e/ou compreensiva e dessa vez não é diferente, como faroeste é uma excelente aventura, como visão histórica é um filme parcial servindo mais como um ponto de partida para pesquisar sobre Jesse James e seu bando e sobre a Guerra Civil Americana, afinal essa é uma das funções dos filmes não?




Leia também:

A Marca do Zorro




Nenhum comentário:

Postar um comentário