domingo, 5 de junho de 2016

Robinson Crusoé


ROBINSON CRUSOÉ





Estrelado por Pierce Brosnan (007- O Amanhã Nunca Morre), Polly Walker (Roma) 
e Damian Lewis (Homeland)
Dirigido por Rod Hardy
Ano: 1997


Baseado no livro de Daniel Defoe escrito em 1719 e estrelado por Pierce Brosnan no auge do sucesso de sua atuação como James Bond. A história começa em Londres em 1718 mostrando como a fantástica história de Robinson Crusoé chegou até Daniel Defoe, já o filme é narrado por Crusoé como se fosse seu diário.




Na Escócia em 1703 Robinson Crusoé planeja se casar com Mary McGregor mas seu amigo Patrick Connor também gosta dela e os dois duelam pela sua mão onde Robinson acaba matando seu amigo.




Robinson se despede de sua amada Mary pois ele irá fazer uma viagem de um ano pelos mares e depois retornará para seu casamento. No navio Robinson se torna o escrivão e anota toda a viagem em seu diário.




Durante uma grande tempestade o navio afunda, Crusoé é levado até uma ilha tornando-se o único sobrevivente dessa viagem, ele enterra os corpos de seus companheiros e encontra o que restou do navio onde acha o cachorro Skipper vivo e também encontra algumas armas e suprimentos.




Ele começa a explorar a ilha descobrindo que é deserta mas mantém as esperanças quando vê um navio ao longe. Como não tem muitas chances de resgate ele se instala na ilha, montando uma cabana, comendo frutas e raízes e pescando, se tornando o rei da ilha.




Um dia Robinson encontra uma pegada na ilha, ele vai atras dos rastros onde encontra uma tribo que está prestes a sacrificar um homem, Crusoé intervém e salva avida do homem enquanto a tribo foge de lá.




O selvagem e Crusoé tem dificuldades para se entender mas a necessidade de ter um amigo faz com que eles se aproximem. O selvagem é canibal o que deixa Robinson estarrecido pois ele é cristão e considera seu comportamento errado.




O selvagem ajuda Robinson a se livrar de uma armadilha e os dois se tornam companheiros, Crusoé o chama de Sexta Feira enquanto ele se chama de Mestre, os dois começam a trabalhar juntos o que facilita a vida dos dois que começam a plantar e colher e Sexta Feira aprende a língua de Robinson.




Uma discussão religiosa entre os dois vai mudar tudo, enquanto Sexta Feira cultua Pakia, Crusoé acredita em Deus e como Crusoé não pode aceitar que o outro não acredite em Deus eles brigam e cada um fica em lado da ilha e não se falam mais.




Robinson chega a conclusão que é uma bobagem os dois ficarem brigados pois são os únicos da ilha e eles acabam se entendendo. Os selvagens que tentaram matar Sexta Feira, os Nimas, voltam a ilha mas dessa vez os dois estão preparados para acabar com eles.




Após alguns meses Skipper morre. Como os Nimas devem voltar e com mais guerreiros os dois devem construir um barco para fugir de lá mas os dois brigam novamente já que agora Sexta Feira sabe o que quer dizer Mestre e ele não quer ser um escravo então Crusoé tem que trabalhar sozinho.




Os dois fazem as pazes de novo mas uma grande tempestade impede a partida dele, destrói o abrigo, mata animais e afunda seu barco então eles não tem como fugir e agora tem que se preparar para lutar com os Nimas que vão retornar na lua cheia, eles voltam com muitos guerreiros enquanto os dois prepararam várias armadilhas, será uma luta difícil para nossos heróis.




Robinson é ferido na luta e seu amigo pega um dos barcos dos inimigos para fugirem da ilha, eles vão para a ilha de Sexta Feira onde eles tratam de seu ferimento. A tribo considera  Robinson um espírito do mal e Sexta Feira é considerado um traidor então eles obrigam os dois amigos a lutarem até o morte, ou seja, a história irá terminar exatamente como começou.




Um aventura empolgante, com uma recriação de época primorosa e excelente atuação de Brosnan, a narração da história em primeira pessoa torna a história mais emocionante, assista esse filmaço e depois leia o livro ou vice-versa, 100% recomendado. 




Leia também:





Nenhum comentário:

Postar um comentário