sexta-feira, 17 de junho de 2016

Raça Brava


RAÇA BRAVA






Estrelado por James Stewart (O Homem Que Matou o Facínora) 
e Maureen O'Hara (Rio Bravo)
Dirigido por Andrew V. McLaglen
Ano: 1966


Faroeste estrelado pelo grande James Stewart, um dos maiores atores da história do cinema tendo atuado em clássicos como A Felicidade Não se Compra, Janela Indiscreta, O Homem Que Matou o Facínora e O Maior Espetáculo da Terra, essa é uma produção menor do ator mas ainda assim está muito acima da média dos faroestes da época.




Em Saint Louis está acontecendo um grande rodeio, lá estão a viúva inglesa Martha Price e sua filha Hilary que querem vender o premiado touro Vindicator que herdaram, ele é um Hereford de Cara Branca, um touro diferente já que não tem chifres. O touro é vendido por 2000 dólares para o sr. Ellsworth que está mais interessado na viúva, também está na cidade o valente cowboy Sam Burnett.




O fazendeiro John Taylor quer o touro e oferece 1000 dólares para Burnett consegui-lo e ele aceita então ele conversa com Ellsworth e vai transportar o touro para o Texas só que ele pretende mudar o seu destino. Burnett vai no vagão com o touro Vindicator quando recebe uma visita surpresa, é Hilary que junto com a mãe vão fazer a entrega do animal pessoalmente.




Burnett e Martha brigam durante toda a viagem já que ele acha um erro ela ir para o Oeste enquanto ela é teimosa e não o escuta. Em Dodge City era para Burnett entregar o touro para o bandido Simons mas ele muda de ideia e não o entrega aos ladrões, Hilary ouve tudo sobre seu plano, ela conta tudo a mãe que decide não denunciar Burnett e seguir a viagem para o Texas a cavalo.




Durante a viagem os dois começam a se entender e Burnett admira a persistência de Martha que acha que seu touro representa o futuro do Oeste enquanto isso Hilary não confia no cowboy pois sabe que ele pretende roubar o touro durante a viagem. 




Em uma cena triste e poética os viajantes encontram uma cerca de arame farpado que representa o fim da liberdade do velho Oeste, na verdade o fim de toda uma era onde os homens podiam conduzir seu gado livremente, com certeza o melhor momento do filme.




Em um cânion eles encontram uma boiada que é agitada pelo maldoso Simons que vinha seguindo-os, a bravura de Burnett salva a vida das mulheres e do cowboy Jamie que conduzia a boiada, aí Simons chega e ele e Burnett se envolvem em uma luta mortal.




Após uma longa viagem eles chegam a propriedade do pai de Jamie, Alex, um homem rústico que mal liga para o seu estado de saúde o que deixa Martha perplexa e ela o confronta para surpresa de todos. Enquanto Martha e Hilary ficam cuidando de Jamie, Burnet sai com Alex e seus homens para recuperar a boiada e quando eles voltam está tudo mudado, limpo e organizado sob as ordens de Martha.




O Hereford não consegue se adaptar ao novo ambiente cheio de gado Longhorn e Hilary tenta levá-lo embora do rancho. Hilary e Jamie estão apaixonados para tristeza de sua mãe que esperava um partido melhor pra ela enquanto Alex se apaixona por Martha e seu jeito mandão e a pede em casamento.




Uma grande nevasca começa então Burnett lidera os homens para tentar juntar o gado das planícies e salvar o máximo de cabeças, os animais começam a morrer aos montes mas nem sinal do Vindicator, Burnett segue a busca e quase morre de frio sendo salvo por Alex que o encontra a tempo.




Quando Martha já havia desistido do seu Hereford é Burnett quem passa a acreditar que ele é o futuro, Alex acha que ele já está morto então diz a Burnett que ele pode ficar com todos os animais híbridos de Hereford que ele achar, se existir algum.




Burnett começa seu rancho e sai a procura dos herdeiros de Vindicator, ele encontra o animal morto para tristeza de Hilary mas Burnett não desanima e até mesmo Martha ainda tem esperança de ver herdeiros de seu animal, será que ele conseguiu dar prosseguimento a raça?




Poucas vezes um filme de faroeste foi especialmente dedicado a uma raça de gado, nesse caso os Hereford de Cara Branca e o resultado é muito bom, a paixão que os personagens tem pelo animal faz o público torcer pelo seu sucesso em terras estranhas, a dupla formada por James Stewart e Maureen O'Hara está em perfeita sintonia trazendo ainda mais emoção para essa jornada pelo velho oeste.




Leia também filme de James Stewart:

Terra Bruta




Nenhum comentário:

Postar um comentário