TERRA BRUTA
Estrelado por James Stewart (Janela Indiscreta) e Richard Widmark (Alvarez Kelly)
Dirigido por John Ford
Ano: 1961
Primeira reunião do lendário diretor John Ford com o grande ator James Stewart, os dois voltariam a trabalhar juntos no clássico O Homem Que Matou o Facínora. O resultado é um faroeste de primeira linha com um anti herói da melhor qualidade como protagonista em uma aventura onde a difícil relação entre o homem branco e os indígenas é mostrada sobre a ótica das crianças sequestradas pelos índios e que retornam a civilização completamente mudadas.
Guthrie McCabe é o xerife de uma cidadezinha no Oeste americano, local onde ele mantém a ordem graças a sua reputação e onde ele faz dinheiro protegendo os negócios de Belle Aragon, dona do bordel local. Guthrie é procurado pelo tenente Jim Gary que tem ordens de levá-lo até o Forte Grant pois o exército precisa de sua ajuda.
Guthrie parte com Jim e um pelotão rumo ao forte, os dois são amigos de longa data mas tem visões diferentes sobre a lei, enquanto Jim que segue todas as regras sendo um soldado incorruptível, Guthrie ganha dinheiro protegendo os comerciantes locais e explorando as pessoas que precisam dos seus serviços de pistoleiro e rastreador.
Na chegada ao Forte Grant, Guthrie é saudado como um herói pelas pessoas que estão acampadas em seu entorno, ele fica surpreso com a recepção até descobrir qual a sua missão. O major Frazer o convocou já que ele tem experiência em lidar com os índios então sua missão será ir até a aldeia dos comanches falar com o chefe Quanah Parker para tentar trazer de volta as crianças sequestradas pelos índios cujas famílias estão no forte esperando por esse resgate.
Frazer oferece a Guthrie o salário de um militar o que ele considera ridículo já que ele ganha dez vezes mais como xerife e ele só aceita a missão após o major deixar ele cobrar das famílias para trazer seus entes queridos de volta e Guthrie não tem nenhuma vergonha de arrancar tudo o que essas pobres famílias possuem e ele ainda diz que ninguém deve ter muitas esperanças pois mesmo que seus filhos e parentes ainda estejam vivos eles agora vivem como comanches.
Jim conhece a bela Marty Purcell que está no forte com o pai esperando o resgate de seu irmão, ela se considera culpada por seu sequestro então pede ajuda ao soldado para resgata-lo. Os comanches não confiam no exército mesmo assim eles mandam Jim ir junto com Guthrie que não fica nada feliz em ter companhia nessa perigosa missão.
Os dois adentram o território comanche e logo são cercados pelos índios que levam-nos até a aldeia onde Guthrie oferece armas e peles em troca dos prisioneiros, o chefe Quanah concorda em libertar três prisioneiros apesar de eles reconheceram vários outros brancos na tribo. Eles levam um garoto que foi raptado quando criança e não sabem quem é além de uma jovem chamada Elena que foi levada adolescente e agora é casada com um dos guerreiros da tribo, a outra jovem libertada tem dois filhos mestiços e eles decidem deixá-la com os índios.
Guthrie e Jim iniciam a jornada de volta com os dois jovens que eles resgataram mas os dois acabam brigando no caminho já que Jim quer voltar o mais rápido possível para o forte enquanto Guthrie prefere acampar e ficar a mercê dos índios, uma estratégia realmente sem sentido já que enquanto Jim chega em local seguro rapidamente Guthrie tem que enfrentar o marido de Elena que a quer de volta e ele tem que matá-lo o que pode quebrar o acordo de paz com os comanches.
Os pais que estavam ansiosos pelo retorno de seus filhos ficam chocados ao verem como a criança branca que eles trouxeram se tornou um comanche, ele não sabe mais falar inglês e é agressivo com todos o que faz com que nenhum dos homens queira ficar com o garoto, somente uma mulher chamada sra McCandless aceita ficar com o garoto acreditando que ele é seu filho perdido.
Enquanto Jim pede Marty em casamento, Guthrie tenta ajudar Elena a se adaptar a sociedade e ele vê todo o preconceito que as pessoas tem em relação a moça e faz de tudo para ajudá-la inclusive levando ela a um baile no forte onde ela tem que reunir toda sua coragem para enfrentar o julgamento das pessoas ditas civilizadas, será que ela e o garoto que foram trazidos de volta da tribo serão aceitos ou o preconceito falará mais alto?
A relação entre os brancos e os índios nos faroestes é sempre tensa e violenta, aqui é mostrado os aspectos mais cruéis das duas sociedades, enquanto os comanches tratam as mulheres como seres inferiores obrigando elas a trabalhar o dia inteiro sendo constantemente humilhadas e subjugadas pelos homens, os homens civilizados tratam as pessoas diferentes deles com ódio e desconfiança, acreditando que a violência contra os selvagens é justificada por Deus. Em uma época sem lei como foi o velho oeste americano, esse filme é um retrato cruel da brutal realidade que as pessoas enfrentavam, com certeza um excelente filme.
Leia também filme de John Ford:
No Tempo das Diligências
Leia também filme de John Ford:
No Tempo das Diligências
Nenhum comentário:
Postar um comentário