sábado, 21 de janeiro de 2017

Abismo do Medo


ABISMO DO MEDO




Dirigido por Neil Marshall
Ano: 2005


De Neil Marshall, o mesmo diretor de Cães de Caça, esse é um dos filmes mais tensos e claustrofóbicos já feitos, uma história surpreendente e original ao apresentar um elenco totalmente feminino enfrentando estranhas criaturas que evoluíram nas cavernas inexploradas. 






A história começa com três mulheres praticando rafting, são elas Sarah, Juno e Beth, três amigas de longa data que adoram esportes radicais. Depois do passeio Sarah está voltando para casa com o marido Paul e a filha Jéssica quando eles sofrem um acidente de carro que resulta na morte de Paul e Jéssica para desespero de Sarah.




Um ano depois Sarah ainda está se recuperando dessa trágica perda, ela e Beth vão até as Montanhas Apalache participar de uma exploração de cavernas organizada por Juno. Também fazem parte do grupo as irmãs Rebecca e Sam e Holly, colega de faculdade de medicina de Sam.




Através das conversas vamos conhecendo um pouco das amigas, elas são um grupo unido mas que tem os seus segredos como Sarah que tem pesadelos frequentes com sua filha. As amigas vão para as cavernas Boreham, um complexo de cavernas de nível fácil para que Sarah consiga começar a se recuperar.




Elas fazem uma caminhada e chegam a caverna, o visual do local é deslumbrante o que deixa todas animadas, elas começam a explorar as passagens chegando até uma câmara subterrânea onde Sarah começa a escutar barulhos estranhos mas não conta pra ninguém já que acha que é sua imaginação. Sarah descobre uma pequena passagem e elas decidem seguir por lá.




Holly é a primeira a atravessar, seguida das outras, Beth e Sarah são as últimas. No meio da travessia Sarah entra em pânico e fica entalada, Beth volta para ajudar a amiga quando a passagem começa a desmoronar, elas conseguem sair de lá as pressas mas deixam uma mochila com os equipamentos para trás.




Todas estão bem apesar do desabamento, agora elas estão presas e para piorar elas descobrem que não estão nas cavernas Boreham. Para tornar a viagem mais emocionante Juno as levou até outra caverna, um local ainda inexplorado que ela planejava batizar com o nome de Sarah então elas tem que encontrar uma saída do local já que se as equipes de resgate forem atrás delas eles vão procurar no local errado.




Após a lavagem de roupa suja sobre quem é a culpada elas decidem procurar uma outra saída e pra isso elas vão cada vez mais fundo na caverna. Elas encontram um penhasco e tem que atravessá-lo somente com os equipamentos de uma mochila, Rebecca vai na frente colocando os grampos e a corda, ela descobre um grampo do século passado, alguém já esteve nessa caverna.




As amigas atravessam o penhasco e Juno vai por último para retirar os equipamentos, ela quase cai mas é segura pela outras e nesse incidente Rebecca corta a mão. Elas continuam descendo a caverna onde elas descobrem pinturas rupestres que indicam que a caverna tem duas saídas, elas ficam animadas pois isso significa que elas tem uma chance de sair de lá.




Elas vão atrás dos locais com brisa, Holly fica tão empolgada que sai correndo na frente e acaba caindo em um buraco e ela quebra a perna. Todas descem para ajudá-la e Sam, que está para se tornar médica, tem a difícil missão de cuidar dela e fazer um apoio para que ela possa seguir em frente enquanto isso Sarah jura que viu um homem no fundo da caverna.




Elas tem que continuar e agora vão mais devagar pois tem que carregar Holly, elas chegam até um local onde encontram muitos ossos de animais, é nesse local que elas descobrem que não estão sozinhas em uma cena fantástica, a primeira aparição dessas criaturas subterrâneas é realmente assustadora e surpreendente.




Elas saem correndo e vão para outra câmara onde são atacadas por duas desas criaturas, as moças saem correndo e Holly é pega. Juno volta para salvá-la e em uma luta brutal ela consegue matar uma das criaturas enquanto a outra leva Holly. Juno escuta um barulho por trás e ataca, era Beth que voltou, ela acaba de ferir a própria amiga que fica caída com o pescoço perfurado quase morta e Juno foge do local.




Rebecca e Sam fogem juntas e continuam andando pela caverna enquanto Sarah acaba sozinha, ela vai parar no covil dessa criaturas e testemunha quando elas trazem o corpo de Holly e a comem. As criaturas são cegas e se guiam pelos sons então eles não vêem Sarah. Sam e Rebecca também conseguem escapar deles apenas fazendo silêncio.




Quando Sam e Rebecca são atacadas por uma desas criaturas, Juno aparece e salva a vida delas, elas querem fugir mas Juno não quer deixar Sarah pra trás e elas voltam para procurá-la. Sarah encontra Beth ainda viva, ela conta a amiga que foi Juno quem a atacou e também que ela tinha um caso com seu marido e depois pede para Sarah matá-la antes que as criaturas cheguem e ela atende o último desejo da amiga.




Sarah é atacada por uma das criaturas, uma com aparência feminina não que seja muito diferente das outras, elas tem uma luta sangrenta incluindo a queda de Sarah em uma poça de sangue e a moça consegue matar a criatura. Sarah está cada vez mais implacável e consegue matar outro desse monstros, um ainda maior que o primeiro.




Juno, Sam e Rebecca continuam a busca pela amiga quando são atacadas por várias criaturas, elas saem correndo mas esses monstros são implacáveis, eles matam Sam durante uma travessia e pegam Rebecca no meio de uma passagem. Juno consegue fugir se atirando em um lago subterrâneo. Quando ela escala o paredão para fugir ela encontra Sarah toda coberta de sangue.




As duas últimas sobreviventes prosseguem o caminho e encontram quatro das criaturas, as duas são implacáveis e enfrentam os monstros apenas com os equipamentos de alpinismo e, mesmo contra todas as probabilidades, elas conseguem acabar com todos os bichos. O maior problema é o fato que uma não pode confiar na outra, a história das duas será resolvida de maneira brutal. Sarah e Juno são mulheres fortes, será que conseguirão sobreviver a esse pesadelo?




Um dos melhores filmes já realizados sobre perigos subterrâneos, a partir do momento que as garotas entram na caverna o clima sufocante atinge o espectador que fica aflito com elas presas embaixo da terra e tudo piora quando os monstros aparecem, criaturas repugnantes e verdadeiramente assustadoras, um excelente trabalho da equipe de maquiagem.




O roteiro foi bem desenvolvido fazendo com que o espectador se importe com os personagens e torça por elas o que torna as mortes ainda mais terríveis. Um filme fantástico com um um excelente final, a produção teve uma continuação totalmente dispensável que tem um roteiro sem sentido que, além de tudo, muda acontecimentos do primeiro filme e altera as características das criaturas, tem algumas continuações que jamais deviam ser feitas.




Leia também filme de terror:

O Mistério da Passagem da Morte




Um comentário: