sábado, 14 de janeiro de 2017

Espíritos- A Morte Está ao Seu Lado


ESPÍRITOS- A MORTE ESTA AO SEU LADO




Dirigido por Banjong Pisanthanakun
Ano: 2004


Produção tailandesa que fez sucesso em todo o mundo, no Brasil foi até exibida nos cinemas com um bom público. O tema central dos espíritos que aparecem em fotografias é bem interessante, o marketing feito pela Playarte soube explorar muito bem esse aspecto dando grande destaque a essas fotos tanto no cartaz do cinema quanto na capa do dvd o que atraiu a curiosidade do público para uma produção da Tailândia, país que teve vários filmes lançados no país na época do dvd sendo que Espíritos é um dos poucos que chegou até o nosso cinema.





Quatro amigos dos tempos de escola se reencontram para beber e conversar, são eles Tun que levou a namorada Jane, Jim, Tonn e Meng. Após a noitada Jane e Tun estão indo pra casa quando atropelam uma garota. Ela fica caída na estrada mas Tun convence a namorada a fugirem do local.




Alguns dias depois Tun está tirando fotos de uma formatura e vê algo estranho no meio dos alunos mas não tem certeza. Tun é fotógrafo profissional e tem um laboratório em casa. Tun e Jane estão distantes desde o acidente já que ela continua se culpando pelo que ouve enquanto ele nem lembra mais do ocorrido, eles tentam descobrir se ela está bem mas ninguém ouviu falar desse acidente.




Tun vai a loja de fotografia para buscar as revelações da formatura e descobre que nas fotos saíram várias sombras brancas e ele acha que é um problema da sua máquina. Jane começa a ter estranhos pesadelos e ela acaba descobrindo fotos de acidentes de carro com as mesmas sombras brancas que as fotos de Tun.




Jane compra uma revista onde tem fotos de fantasmas e ela convence Tun a irem até lá para falar sobre suas fotografias. O diretor da revista revela que a maioria de suas fotos são falsas mas algumas delas são verdadeiras e para convencê-los ele diz que é impossível falsificar uma foto de uma polaroide, ele também diz que os mortos das fotos retornam com um propósito e estão relacionadas com alguém da foto.




Em seu estúdio fotográfico Tun tem uma estranha experiência ao ver um fantasma parecido com a moça atropelada, ele começa a achar que pode ser um fantasma nas suas fotos mas o dono da loja de revelação diz que é só uma imagem sobreposta. Como está com dor nas costas desde o acidente Tun vai ao médico que diz que o rapaz não tem nada de errado e ele também começa a ter pesadelos.




Tonn vai a casa de Tun, ele está com um comportamento estranho, ele diz que vai morrer e pede as fotos antes de sumir. Jane compra uma máquina polaroide e vai a faculdade tirar algumas fotos, ela vai até o laboratório onde ela tem uma grande surpresa em uma das fotografias e em seguida uma das fotos cai da parede, é a imagem de uma moça chamada Natre e Jane a reconhece como a moça que eles atropelaram.




Tun vai a casa de seu amigo Tonn mas quando chega lá ele só vê o amigo se atirar da sacada do apartamento. Quando sua esposa chega ela diz que é tudo culpa dele já que os três amigos que estavam com ele na comemoração mostrada no inicio do filme se mataram e ela quer saber porque.




Jane pergunta a Tun o que tem de errado e o surpreende com a foto de Natre então Tun lhe revela quem é essa mulher. Eles se conheceram na faculdade, ela era uma garota estranha e ele sentia pena dela então os dois se aproximaram e namoraram em segredo. Tun tinha vergonha dela e não contou aos amigos que estavam juntos, até deixou eles a humilharem.




Quando eles terminaram Natre tentou se matar e começou a persegui-lo então Tonn  disse que ia cuidar do assunto e depois disso ela sumiu e Tun nunca mais ouviu falar dela e agora ele acredita que será o próximo a morrer. Durante uma volta de carro com sua namorada, Tun vê o espírito de Natre se levantado e perseguindo o carro, ela realmente está atrás dele.




Para descobrir o que está acontecendo Tun e Jane vão procurar a casa de Natre, ela morava em uma cidade do interior, eles acham a casa em que ela vive com a mãe, segundo ela Natre não está se sentindo bem então está dormindo mas Tun não acredita e vai até o quarto dela onde descobre só o seu esqueleto deitado na cama.




A mãe de Natre diz que ela se matou logo depois de voltar da faculdade. Tun e Jane acham que seu espírito está inquieto por isso ela aparece nas fotos e em visões e a convencem a fazer um funeral e cremar a filha. Na noite anterior a cremação, Tun acorda com o espírito de Natre invadindo sua cama, ele tenta fugir mas ela o segue até as escadas de onde ela acaba caindo.




Tun sobrevive apenas com alguns machucados, ele teve sorte. Os dois vão até a cremação de Natre e acham que está tudo acabado, ledo engano. Jane vai buscar as fotos de suas férias e descobre estranhas imagens nas fotografias que a levam até a sua estante onde ela descobre algumas fotos perturbadoras que vão revelar os segredos do passado até um chocante e surpreendente final.




Para quem nunca viu um filme tailandês essa é a melhor opção para se começar a apreciar a produção desse país, um filme tenso, assustador e surpreendente com uma virada final digna de O Sexto Sentido ou Psicose. Depois de ver essa produção não tem como olhar uma foto com algum espírito e não sentir uma ponta de dúvida e pensar: será que é verdade?




Leia também filmes sobre espíritos:

Refém do Espírito

Atormentados

13 Fantasmas




Nenhum comentário:

Postar um comentário