sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Atormentados


ATORMENTADOS




Dirigido por Mark Duffield
Ano: 2005


Produção tailandesa sobre uma famosa história do folclore local, a Lenda de Mae Nak. De acordo com a história, Mae Nak Phra Khanong foi uma bela jovem que viveu em Bangkok na Tailândia entre o final do século 18 e inicio do século 19. Ela foi casada com um jovem chamado Mak o qual ela amava de todo coração. Um dia Mak foi enviado para lutar pelo seu país na guerra deixando a grávida Mae Nak em casa. Após ser ferido em batalha, Mak volta para casa onde encontra sua esposa e o filho recém nascido mas algo de estranho está ocorrendo já que seus vizinhos passam a evitá-los. Um dia Mae Nak estava cozinhando quando deixou cair um limão embaixo da casa, esquecendo-se da presença do marido ela colocou a mão mais de dois metros no chão e foi então que Mak percebeu que na verdade sua mulher e seu filho estavam mortos, eles faleceram no parto e esse tempo todo ele estava vivendo com dois espíritos, por isso todos na cidade se afastaram dele. 





A noite Mak foi até um templo onde pediu aos monges que exorcizassem Mae Nak e seu espírito foi preso em uma garrafa que foi jogada no rio. Segundo a lenda, alguns anos depois alguns pescadores encontraram a garrafa e soltaram o espírito de Mae Nak que continua livre. Foi construído um templo para Mae Nak em Wat Mahabut para que ela pudesse descansar em paz, local onde a população da oferendas e pede bençãos. As imagens do verdadeiro templo estão nas fotos acima e abaixo. (fonte blogs Kowai e Taverna das Cebolas).




Falando do filme, Um jovem chamado Mak está tendo estranhos pesadelos com uma moça fantasma. Ele mora com os pais e está prestes a se casar com uma moça chamada Nak, igual a famosa lenda. Os dois estão querendo comprar uma casa e vão até o bairro de Prakanong onde encontram uma casa velha mas barata.




Mak conversa com o corretor Angel e o jovem não percebe que está sendo enganado. Mak compra um colar para sua amada, um amuleto com um osso antigo que terá grande importância na história. Antes de se mudarem, Mak e Nak fazem várias melhorias na casa com a ajuda de seus amigos Chai e Noi.




Quando Angel planeja ir chantagear o casal ele tem uma surpresa, o fantasma de Mae Nak o persegue e o mata no metrô, ele é decapitado em uma cena extremamente mal feita. Nak é seguida por Kong, um jovem obcecado por ela, ela vai visitar o mestre Tring que lhe diz que seu casamento será feliz e próspero.




Mak e Nak se casam em uma cerimônia tradicional para alegria das famílias. Mak começa a ter pesadelos também na nova casa. Os recém casados vão almoçar com os pais dele e quando voltam para casa descobrem que foram assaltados, levaram tudo incluindo os presentes de casamento.




Na cidade Mak vê dois homens vendendo suas coisas, ele os persegue mas os bandidos atropelam o jovem que vai para o hospital em coma. Nak tem uma visão de seu marido falando "encontre Mae Nak, encontre Mae Nak", ela quer saber que é Mae Nak e sua avó lhe conta a história descrita no inicio desse texto.




O fantasma de Mae Nak vai atrás dos homens que atropelaram Mak, ela ataca um deles no ferro velho matando ele em uma prensa e o outro é pego em uma feira onde é queimado vivo. Nak descobre que a casa onde ela vive é a mesma onde muto tempo atrás viveram Mae Nak e seu amado Mak




Nak vai visitar o mestre Trig para saber sobre a maldição e ele descobre que o amuleto que ela usa foi feito com um pedaço de osso de Mae Nak então para salvar seu marido ela tem que libertar o fantasma. Um homem tenta roubar seu amuleto e ele tem um destino trágico.




Nak tem uma visão sobre onde o corpo de Mae Nak está enterrado, ela pede a ajuda de Chai e Noi para cavar e eles encontram ossos de um bebê ao mesmo tempo em que Mak levita no hospital, ele tem algum tipo de ligação com o fantasma que também interfere na operação.




Os monges planejam exorcizar Mak porém isso poderá causar sua morte já que isso deixará o fantasma de Mae Nak mais raivoso mas segundo sua avó a única forma de salvar seu marido é conseguir libertar Mae Nak devolvendo o seu osso que está no amuleto, será que eles vão conseguir quebrar essa maldição?




Uma produção tailandesa interessante, apesar de seus efeitos especiais toscos e atuações fracas o filme tem uma boa história que mistura uma antiga lenda com uma história contemporânea. As aparições do fantasma de Mae Nak são bons momentos, a forma como ela provoca sangrentas mortes é a melhor parte do filme. Experimente conhecer uma forma diferente de fazer cinema.




Leia também:

50 Filmes Sobre Futebol




Nenhum comentário:

Postar um comentário