sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

A Vingança de Ulzana


A VINGANÇA DE ULZANA





Estrelado por Burt Lancaster (Sem Lei Sem Alma) e Bruce Davison (X-Men- O Filme)
Dirigido por Robert Aldrich
Ano: 1972


Um dos temas preferidos dos faroestes é o confronto entre o homem branco e os índios, esse retrato é feito de forma simples e parcial onde os brancos são sempre os heróis que só querem trabalhar honestamente para sustentar a família enquanto ficam a mercê de índios sanguinários que só pensam em matar, roubar, e estuprar. O fato que eles estão invadindo terras indígenas e matando seus habitantes costuma ser ignorado como acontece nesse excelente filme.






O Forte Lowell é abalado com a notícia de que o índio Ulzana deixou a reserva, ele é um perigoso guerreiro apache e ninguém sabe quais sãos seus planos. O major Cartwright convoca o batedor McIntosh, o maior conhecedor dos apaches no forte que diz que essa fuga só pode significar uma coisa: problemas.




McIntosh conta com a ajuda de um batedor apache, Ke-Ni-Tay para descobrir os planos de Ulzana e ele planeja atacar. O major manda um alerta aos colonos sobre um possível ataque dos apaches mas é tarde demais e os mensageiros e os colonos são mortos brutalmente.




O exército forma um pelotão para perseguir os índios comandado pelo inexperiente tenente DeBuin, o grupo será guiado por McIntosh e Ke-Ni-Tay. Eles logo encontram o rastro dos índios e também acham os mortos que eles deixam pelo caminho, os apaches são cruéis em seus ataques.




O tenente DeBuin começa a odiar os apaches pela sua crueldade, ele não consegue entender como eles podem ser tão maus. McIntosh tenta alertá-lo que se ele ficar cego pelo ódio ele não conseguirá comandar a caçada com inteligência.




Ulzana e seus homens estão ficando cansados e com fome então bolam um plano para enganar o pelotão e atacá-los, eles mandam dois homens com os cavalos a frente enquanto o resto do grupo dá a volta para atacar os soldados por trás.




Ke-Ni-Tay percebe o plano mas já é muito tarde e agora a única solução é tentar capturar os cavalos dos apaches antes que eles ataquem, McIntosh e Ke-Ni-Tay vão cada um para um lado para procurar os índios e é McIntosh quem os encontra, ele espanta os cavalos e mata dois apaches incluindo o filho de Ulzana.




Após a morte do filho, Ulzana se torna ainda mais cruel, ele mata outro colono e estupra sua mulher. Ele a deixa viva para que os soldados tenham que se dividir e assim ele possa atacar. McIntosh e DeBuin concordam que a melhor forma de pegar Ulzana é usando a mulher como isca, um plano perigoso que os dois não contam para os soldados.




McIntosh e um grupo de soldados ficam com a missão de levar a moça para o quartel indo pelo caminho da emboscada de Ulzana enquanto os outros soldados vão com DeBuin, eles devem contornar uma montanha para voltar e ajudar McIntosh mas a inexperiência e a hesitação do jovem tenente podem colocar tudo a perder nessa derradeira batalha com os índios.




Produção de primeira com uma história empolgante apesar do claro preconceito contra os indígenas. A jornada dos soldados pelo deserto é longa e árdua, conseguindo transmitir todo o cansaço e desânimo dos soldados com as atrocidades que eles presenciam, esse é o tipo de filme em que ninguém é poupado. Mais um grande faroeste estrelado por Burt Lancaster, ele esteve em outros sucessos do gênero como Apache, Vera Cruz, Homem Até o Fim, Sem Lei Sem Alma e Valdez, entre outros, sem dúvida um grande ator.




Leia também:

50 Maiores Cowboys do Cinema




Nenhum comentário:

Postar um comentário