A VINGANÇA DO DRAGÃO
Estrelado por Jackie Chan (A Hora do Rush)
Dirigido por Jackie Chan
Ano: 1979
Primeiro filme dirigido e roteirizado pelo astro Jackie Chan, antes disso ele já havia atuado em mais de 20 produções, esses filmes eram mais sérios e violentos pois queriam apresentar Jackie como um sucessor do lendário Bruce Lee porém o seu estilo era mais leve e cômico. Depois dos filmes de sucesso que fez para a produtora Golden Harvest ele conseguiu a chance de fazer um filme da maneira como ele sempre desejou e o resultado foi excelente, tão bom que acabou se tornando a marca de sua carreira, filmes de ação com muito humor que o transformaram em um dos maiores astros do cinema mundial antes mesmo de se aventurar em Hollywood, um feito para poucos.
A história começa com três lutadores de kung fu fugindo, eles são perseguidos pelo perigoso Yan Chan Wa que está atrás do mestre Cheng e como eles se recusam a entregar o paradeiro de seu mestre eles são mortos.
A seguir conhecemos o jovem Shing Lung que vive com seu avô em uma cabana no meio da floresta onde ele aprende suas estranhas técnicas de kung fu. Shing ganha algum dinheiro na cidade em um jogo de adivinhação e quando os três malandros que ele venceu vão atrás dele Shing demostra toda a sua técnica para vencê-los.
O avô de Shing fica bravo por ele ter lutado já que sua técnica é secreta, o vovô tenta fazer com que o jovem crie responsabilidade arrumando um emprego pra ele vendendo caixões mas Shing se mete em uma confusão e é demitido.
Shing reencontra os três malandros que ele derrotou e eles o convidam para conhecer seu mestre, o Prof Sir que convida Shing para lutar em sua escola de kung fu em combates valendo dinheiro, Shing é um malandro e só aceita lutar ao receber um bom pagamento e ele se faz de bobo para surpreender seu oponente.
Shing ganha de um segundo oponente e começa a ficar conhecido mas esconde de seu avô que está lutando por dinheiro. Na cena mais engraçada do filme Shing se fantasia de mulher para derrotar um adversário da pesada mostrando todo o talento cômico de Jackie Chan.
Quando é surpreendido pelo avô lutando, Shing foge com vergonha de ter revelado seu kung fu para todos. Yan Chan Wa chega até a escola e vai até a cabana onde os dois vivem, o avô de Shing é o lendário mestre Cheng. Yan Chan Wa e Cheng tem uma grande luta que acaba com a morte de Cheng.
Shing não chega a tempo de evitar a morte de seu avô, ele conhece um de seus discípulos, o Unicórnio que resolve treiná-lo para que ele possa vingar a morte de Cheng. Shing começa uma dura e atrapalhada rotina de treinamento que melhora suas técnicas.
Shing segue sendo impulsivo, na cidade ele ataca Yan Chan Wa e quase é morto por ele sendo salvo pelo Unicórnio que chega a tempo de tirá-lo de lá. Chan Wa resolve ir atrás do homem que o atacou e agora o Unicórnio tem que preparar Shing para a sua mais importante luta contra um rival aparentemente invencível.
Um verdadeiro clássico, recheado de ação e humor com Jackie Chan em sua melhor forma esbanjando carisma. Para os fãs do ator esse é um filme indispensável em especial as divertidas técnicas de kung fu que o protagonista utiliza. A qualidade da imagem deixa um pouco a desejar mas levando-se em conta o ano do filme, 1979 e seu país de produção, Hong Kong, esse é um defeito aceitável.
Leia também:
20 Atores Surpreendentes Indicados ao Oscar
Nenhum comentário:
Postar um comentário