quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

O Mistério da Passagem da Morte


O MISTÉRIO DA PASSAGEM DA MORTE




Dirigido por Renny Harlin
Ano 2013


Mais um filme em estilo found-fontage, dessa vez usam como pano de fundo o Mistério de Dyatlov Pass. O Incidente do Passo Dyatlov foi um evento que resultou na morte de nove esquiadores ao norte dos Montes Urais na noite de 2 de fevereiro de 1959. O incidente aconteceu na costa leste da montanha Kholat Syakhl, cujo nome em mansi significa "Montanha dos Mortos". Desde então o local onde tudo ocorreu passou a ser chamado de Passo Dyatlov, baseado no nome do líder do grupo, Igor Dyatlov. 





A ausência de testemunhas e as investigações subsequentes acerca da morte dos esquiadores inspiraram intensas especulações. Os investigadores da época determinaram que os esquiadores rasgaram as suas tendas de dentro para fora, fugindo a pé sobre a forte queda de neve. Apesar dos corpos não demostrarem sinais de luta, duas das vítimas apresentavam o crânio fraturado e outras duas tinham costelas partidas. Sinais de envelhecimento precoce, bem como altos níveis de radiação e pigmentação incomum na pele das vítimas também foram observados. As autoridades soviéticas determinaram que uma "força incontrolável desconhecida" teria provocado as mortes.




O que fica claro é que há algo muito estranho no envolvimento das autoridades soviéticas na investigação do incidente. Arquivos sobre o caso estariam faltando e há indicações de que o inquérito sobre as mortes teria sido iniciado duas semanas antes que os corpos fossem oficialmente encontrados. O avistamento de luzes, as mortes inexplicadas, tudo sugere o envolvimento sinistro das autoridades que não eram conhecidas por sua grande lisura. Em algum lugar alguém pode saber o que realmente aconteceu as nove vitimas daquela noite entre 1 e 2 de fevereiro de 1959. Elas tiveram mortes terríveis e permanecem até hoje inexplicada. Embora sejam motivo de todo tipo de especulação, a história real segue desconhecida. Abaixo um monumento erguido em homenagem aos mortos dessa triste jornada. (fonte site Tri Curioso)




O filme começa apresentado a história contada acima. A seguir conhecemos a estudante Holly King, uma jovem que resolveu fazer como projeto escolar um documentário sobre o Incidente de Dyatlov. Ela monta sua equipe com seu melhor amigo Jensen Day, a operadora de áudio Denise Evers e e dois jovens com experiência em alpinismo, Andy Thatcher e JP Hauser.




A seguir já vemos a repercussão do desaparecimento dos jovens, essa é a principal notícia da tv russa. São coletados depoimentos de especialistas e testemunhas com as mais diversas teorias do porque os jovens tiveram o mesmo destino da expedição comandada por Dyatlov. A policia consegue recuperar as sua filmagens e é isso que veremos a seguir.




Um mês antes de acharem as filmagens nós vemos o grupo chegando a Rússia, eles tentam falar com o único sobrevivente da tragédia, Piotr Karov, mas são impedidos, eles vão ao mesmo bar em que o grupo de alpinistas passou e depois pegam uma carona com Sergei que os leva até a cidade de Vizhai, último local onde os alpinistas estiveram antes da escalada.




Em Vizhai eles tem a chance de entrevistar Alya, uma mulher que participou do grupo de buscas. Alya conta como foram as buscas e sobre os mortos, segundo ela na verdade eram onze o número de corpos ao invés de nove como a versão oficial.




Finalmente os amigos chegam aos Montes Urais e dão inicio a jornada pela montanha, no inicio é tudo divertido e eles passam a noite bem. No dia seguinte quando acordam eles encontram pegadas estranhas em volta da barraca, todos acham que foi Holly quem fez isso para usar no seu filme enquanto ela jura que não fez nada.




Prosseguindo a jornada eles encontram outras pegadas, todas maiores que a de um ser humano e Holly encontra uma língua em uma torre de temperatura. Os jovens prosseguem a caminhada e chegam ao local exato onde foram encontrados os corpos, eles gravam cenas para o documentário e resolvem acampar por ali mesmo.




A noite Holly e Jensen saem para explorar as imediações e eles tem uma grande surpresa quando acham uma porta enterrada no gelo. Parece um abrigo nuclear que só fecha pelo lado de fora. Jensen quer mante-la fechada mas Holly é curiosa e quer abrir só que ela está emperrada. Os dois retornam ao grupo e decidem não contar nada até o outro dia para que eles não entrem em pânico.




Durante a noite eles escutam barulhos esquisitos seguidos de uma avalanche que mata Denise e deixa Andy ferido. Na manhã seguinte eles soltam um sinalizador e depois eles contam aos outros sobre a porta. Poucos tempo depois dois homens aparecem e começam a atirar neles, Holly, Jensen e JP saem correndo enquanto Andy é morto. Os três chegam até o abrigo, JP leva um tiro mas eles conseguem entrar e ficam presos no abrigo.




Os três começam a explorar a instalação, ela é imensa e tem um laboratório onde eles acham arquivos relacionados a experiências secretas de viagem no tempo. Eles também acham corpos e ossadas além de marcas de bala nas paredes e, surpreendentemente eles encontram a câmera de Holly entre os pertences dos soldados, tem algum muito errado com esse lugar.




JP é atacado e morto por estranhas criaturas, Holly e Jensen também são perseguidos por esses estranhos seres que aparentemente conseguem se teletransportar mas por alguma razão elas não matam os dois. Holly e Jensen conseguem entrar em uma caverna onde eles descobrem um estranho portal e agora eles tem que escolher, voltar e enfrentar essas estranhas criaturas ou tentar ir rumo ao desconhecido?




A história de Dyatlov é fascinante e esse filme é bem interessante. Começa devagar com as apresentações padrão, melhora com a jornada dos amigos, fica ótimo na parte da avalanche, depois tem uma queda na parte que eles entram no abrigo e encontram as criaturas que foram muito mal feitas, parecendo personagens de um vídeo game de segunda, mas o final é surpreendente criando uma possível explicação para o caso real, bem exagerada é verdade mas interessante. No geral um bom filme, recomendado.




Leia também filme do diretor Renny Harlin:

A Ilha da Garganta Cortada




Nenhum comentário:

Postar um comentário