sábado, 24 de dezembro de 2016

Hércules Unchained


HÉRCULES UNCHAINED





Estrelado por Steve Reeves (Os Últimos Dias de Pompeia)
Dirigido por Pietro Franscici
Ano: 1959


Épico italiano, na época o gênero era muito popular no país sendo chamado de "sandália e espada" devido as vestimentas usadas pelos personagens. O filme foi lançado no Brasil com o título usado nos EUA, Hércules Unchained e posteriormente também foi lançado em dvd com o título Hércules e A Rainha da Lídia.





Tudo começa com um homem desacordado sendo levado a um palácio onde ele é entregue a rainha e seu marido é morto pelos soldados. A seguir vemos Hércules e um grupo de aventureiros retornando de mais uma jornada, eles estão de volta a Grécia com a noiva de Hércules, Iole e o jovem Ulisses, filho do rei Laerte que ficará uma temporada com Hércules.




No caminho para Tebas eles encontram o gigante Anteus que proíbe os três de atravessarem o seu vale e cabe a Hércules demostrar toda a sua força para derrotá-lo. No caminho para Tebas eles tem uma surpresa, Hércules encontra o rei Édipo refugiado em uma caverna.




As coisas mudaram muito desde que Hércules partiu, Édipo foi deposto pelos próprios filhos que agora estão brigando pelo trono e Hércules concorda em tentar ajudar Polinice a dividir o trono com seu irmão Etéocles.




Hércules vai a Tebas onde encontra Etéocles, ele está cego pelo poder e manda os seus inimigos para a arena onde são mortos por tigres. De forma surpreendente, Etéocles aceita os argumentos de Hércules e concorda em ceder o trono para seu irmão e agora Hércules e Ulisses vão fazer o acordo de paz.




Durante sua jornada Hércules acaba bebendo da Fonte do Esquecimento e é pego por um grupo de soldados, Ulisses finge que é surdo-mudo sendo levado junto com seu amigo. Os dois são levados para Lídia onde a rainha Onfale mata seu atual marido e coloca Hércules em seu lugar, o mesmo que havia ocorrido no inicio do filme.




Hércules acorda sem memória, ele não lembra quem é e também não se recorda de seu amigo Ulisses, ele acredita em Onfale que lhe diz que os dois são casados e que ele é o rei de Lídia. Enquanto Hércules aproveita a boa vida, Ulisses consegue enviar uma mensagem de socorro para seu pai.




Laerte recebe o recado do filho e forma um grupo para ir até a Lídia, enquanto isso Etéocles e Polinice cansam de esperar Hércules e se preparam para a guerra. Ulisses descobre que é a água que está controlando Hércules e o impede de continuar bebendo, assim ele deve recuperar a memória.




Ulisses descobre uma caverna secreta onde estão os ex maridos de Onfale, todos foram mortos e preservados como estátuas e já tem um lugar reservado para Hércules. Laerte e sua comitiva chegam a Lídia e Hércules não os reconhece mas aos poucos ele começa a se lembrar de tudo e ele comanda uma fuga com todos os seus companheiros.




Onfale estava apaixonada por Hércules então depois de sua fuga ela se mata. Hércules tem que correr contra o tempo para salvar sua esposa Iole ao mesmo tempo em que Polinice e Etéocles resolvem decidir o futuro de Tebas em um duelo mano a mano, literalmente.




Divertida aventura do personagem Hércules vivido aqui pela segunda vez pelo fisiculturista americano Steve Reeves, a primeira vez foi no filme As Façanhas de Hércules realizado no ano anterior. Ele não tem muito talento como ator mas compensa nas cenas de ação. Reeves abriu caminho no cinema para fisiculturistas que seguiram seus passos, os mais célebres foram Arnold Schwarzenneger e Lou Ferrigno da série O Incrivel Hulk. Um detalhe triste, a atriz Sylvia Lopez que interpreta Onfale, a Rainha da Lídia faleceu alguns meses depois do lançamento do filme vítima de leucemia.




Leia também:

25 Filmes Sobre Cleópatra




Nenhum comentário:

Postar um comentário