domingo, 14 de julho de 2019

Um Homem Só - Revisado


UM HOMEM SÓ




Estrelado por Ray Milland (Farrapo Humano), Raymond Burr (série Perry Mason) e Lee Van Cleef (Três Homens em Conflito)
Direção de Ray Milland
Ano: 1955


Lançado no Brasil com o título Um Homem Solitário, no lançamento em vídeo e dvd ficou com o título Um Homem Só, curiosamente a capa do dvd dá mais destaque a Lee Van Cleef que tem um papel pequeno como o capanga do vilão do que ao astro e diretor Ray Milland que aparece como segundo nome. Esse também foi o primeiro filme dirigido por Ray Milland que comandou poucas produções como Lisboa (1956), O Arrombador de Cofres (1958) e Pânico no Ano Zero (1968).






Ray Milland nasceu em 3 de janeiro de 1905 na cidade de Neath no País de Gales. Serviu na Royal Household Cavalry sendo um exímio atirador, cavaleiro e piloto de avião. Após sair do exército iniciou a carreira de ator na Inglaterra e em 1930 mudou-se para Hollywood onde conseguiu vários pequenos papéis onde se destacou sendo posteriormente escalando como protagonista de diversas produções.




Em 1945 Milland teve um de seus melhores desempenhos como Don Birnam, um alcoólatra que sofre uma crise de abstinência quando é forçado a ficar um fim de semana sem beber tendo crises de delírio e alucinações. Farrapo Humano venceu 4 Oscar: Filme, Diretor para Billy Wilder, Roteiro Adaptado e Ator para Ray Milland. Milland também venceu o Globo de Ouro, o National Board of Review e o Festival de Cannes por seu excepcional desempenho.




Após o sucesso de Farrapo Humano, Milland tornou-se o ator mais bem pago da Paramount, contrato que valeu até os anos 50. A partir do fim dos anos 50 o ator diversificou sua carreira tendo trabalhado como diretor e ator no teatro e tv onde foi convidado em séries como Casal 20, Galactica- Astronave de Combate, Os Audaciosos, Galeria do Terror, A Ilha da Fantasia, O Barco do Amor e As Panteras.




Entre os filmes que atuou estão Bolero (1934), Mulher Admirável (1935), Conquistadores do Ar (1938), Beau Geste (1939), Irene (1940), Um Lírio na Cruz (1944), O Solar das Almas Perdidas (1944), Meu Pecado (1947), Califórnia (1947), Alma Negra (1948), Perdidamente Tua (1950), O Vale da Ambição (1950), Disque M Para Matar (1954), Audácia a Jato (1957), O Homem dos Olhos de Raio X (1963), Love Story (1970), A Invasão das Rãs (1972), Os Mortos Não Morrem (1975), A Montanha Enfeitiçada (1975), A História de Oliver (1978) e Serpente do Mar (1984). Milland faleceu em 10 de março de 1986 em Torance na Califórnia de câncer no pulmão.




O cowboy Wes Steele está atravessando o deserto quando seu cavalo cai e se machuca e ele é obrigado a matá-lo numa cena de abertura surpreendente, ele segue seu caminho levando apenas sua arma e uma grande quantia em dinheiro.




Wes encontra uma carroça que foi atacada e todos os cinco passageiros foram mortos incluindo uma criança, ele segue seu caminho até a cidade mais próxima onde uma confusão faz com que ele seja perseguido, ele se esconde no banco onde estão os verdadeiros bandidos, um deles é morto pelas costas e a suspeita recai em Wes novamente.




Ele consegue se esconder no porão de uma casa onde passa a noite ao mesmo tempo o banqueiro Stanley que está por trás dos crimes na cidade organiza a caçada ao suspeito prometendo vingar a pobre família assassinada brutalmente.




Na manhã seguinte Wes conhece a dona da casa, a jovem Nadine que está cuidando de seu pai doente, o xerife Corrigan, ela acredita que Wes é inocente e o deixa ficar na casa. Wes tem a chance de escapar a noite mas prefere ficar e ajudar Nadine com o doente o que a deixa admirada.




A convivência com Wes faz Nadine se apaixonar e os dois se beijam. A noite Wes sai para confrontar Stanley e os dois se envolvem em uma grande briga, quando ele vai voltar para a casa o pistoleiro Clanton descobre o seu esconderijo.




Toda a cidade vai até a casa de Nadine para pegar Wes, o Dr. Mason e o xerife Corrigan não os deixam entrar, eles prendem Wes que terá um julgamento justo. Nadine descobre que seu pai também faz parte do esquema de Stanley e o confronta.




O xerife se arrepende de seus atos e solta Wes o que deixa a população enfurecida e agora a vida dele e de sua filha está em perigo e somente Wes poderá salvá-los e revelar a verdade sobre a corrupção que assola a cidade.




Grande faroeste que injustamente não é tão lembrado, o filme tem vários achados como o fato de o primeiro diálogo acontecer com cerca de 12 minutos, o seu inicio triste e chocante, a relação entre os personagens que ficam confinados na casa e a população local que se comporta como uma turba de lixadores.




Leia também filmes de faroeste:

No Tempo das Diligências

Arma Para Um Covarde




Nenhum comentário:

Postar um comentário