quarta-feira, 17 de julho de 2019

Refém do Espírito - Revisado


REFÉM DO ESPÍRITO





Estrelado por Famke Janssen (X-Men) e Michael Paré (Ruas de Fogo)
Direção de Eric Red
Ano: 2008


Eficiente filme de terror que consegue fazer um bom uso do cenário principal onde praticamente se passa toda a história e mesmo assim não ficar um filme parado graças também a excelente interpretação da bela Famke Janssen. O título original do filme é 100 Feet (100 pés ou 35 metros) que é a distância que a protagonista pode chegar do detector instalado no seu corredor antes da tornozeleira eletrônica que ela utiliza disparar. 





Produção da The Asylum, esse filme tem um orçamento acima da média dos filmes do estúdio, cerca de 10 milhões de dólares o que trás uma produção mais melhor com cenários e figurinos caprichados além de bons atores e um roteiro bem desenvolvido. O filme foi lançado no SyFy no dia 26 de abril de 2009 antes de ser lançado em dvd, no Brasil foi um lançamento da Flashstar.




Famke Janssen nasceu em 5 de novembro de 1964 em Amstelveen na Holanda, ela começou a carreira como modelo na Holanda antes de ir para os EUA e assinar com a Elite Model, ela trabalhou para Yves Saint Laurent, Chanel e Victoria's Secret. Nesse período ela também se formou em Literatura na Universidade Colúmbia.




Após alguns pequenos papeis no cinema e tv, Famke conseguiu um papel de destaque em 007 Contra GoldenEye onde interpretou a bondgirl Xenia Onatopp. Depois dessa atuação ela foi muito requisitada atuando em grandes produções incluindo um filme de Woody Allen, Celebridades (1998).



Em 2000 Fanke interpretou seu papel mais famoso no cinema, a mutante Jean Grey no sucesso X-Men- O Filme, papel que reprisou na s continuações X-Men 2 (2003), X-Men- O Confronto Final (2006) onde virou a Fênix, Wolverine- Imortal (2013) e X-Men- Dias e Um Futuro Esquecido (2014).




Entre os filmes que atuou estão Perigo em Família (1992), O Mestre das Ilusões (1995), Tentáculos (1998), Cartas na Mesa (1998), Prova Final (1998), A Casa da Colina (1999), Amor Aos Pedaços (2000), Refém do Silêncio (2001), Sou Espião (2002), O Amigo Oculto (2005), Busca Implacável (2008), Busca Implacável 2 (2012), João e Maria- Caçadores de Bruxas (2013), Busca Implacável 3 (2015), Esta é a Sua Morte (2017) e O Melhor Presente é O Amor (2017).




Famke também atuou nas séries Estética (2004 e 2010) como a transexual Ava Moore; Hemlock Grove (2013-2015) como Olivia Godfrey, matriarca de uma família de vampiros; Lista Negra (2016-2018) e Lista Negra- Redemption (2017) como Susan "Scottie" Hargrave, chefe de uma organização secreta de mercenários e Como Defender um Assassino (2015-2016 e 2019) como a advogada de defesa Eve Rothlow.




O diretor Eric Red nasceu em 16 de fevereiro de 1961 em Pittsburgh, Pensilvânia. Quando era aluno da faculdade AFI Conservatory ele faliu ao tentar distribuir seu curta Gunmen's Blues em circuito nacional porém o roteiro que escreveu como tese final foi um sucesso tanto que acabou sendo produzido transformando-se em um grande sucesso: A Morte Pede Carona (1986) estrelado por Rutger Hauer, C. Thomas Howell e Jennifer Jason Leigh.




Red (na foto abaixo) também escreveu os filmes Uma Criança Por Testemunha (1988), Jogo Perverso (1989), Os Últimos Fora da Lei (1993), Lua Negra (1996), A Morte Pede Carona 2 (2003), o remake A Morte Pede Carona (2007) além de Refém do Espirito (2008). Entre as produções que dirigiu estão Uma Criança Por Testemunha (1988), Anatomia de Um Assassino (1991), Desejo Assassino (1996), Lua Negra (1996) e Night of the Wild (2015).




A história começa com Marnie Watson sendo conduzida até sua casa no Brooklyn pelo detetive Shanks, ela foi condenada pelo homicídio do marido violento Mike que também era policial e parceiro de Shanks e vai cumprir o resto da pena em prisão domiciliar. Marnie tem que usar uma tornozeleira que a impede de sair de casa, alias uma casa bem grande.




A casa trás más lembranças para ela já que era lá que ela apanhava do marido e também foi lá que ela o matou em legítima defesa, Marnie começa arrumando a casa, limpando a mancha de sangue da parede e observando a vizinhança onde ela não é bem vinda e ainda tem que ficar o fim de semana no escuro já que a luz foi deligada e ela começa a ouvir barulhos estranhos na casa.




Ela pede comida na vizinhança e o entregador é o jovem Joey que é o único que é legal com ela, a noite Marnie vê um fantasma e rola escada abaixo, quando acorda ela está machucada e a polícia a interroga sobre esse incidente e a mancha de sangue que ela limpou reaparece na parede.




Ficar sozinha em casa não é fácil mas tudo piora quando as louças começam a voar, a irmã de Marnie, Francis vai visitá-la mas não é uma visita social já que ela a odeia, Shanks continua a vigiar a casa esperando que ela cometa um erro para mandá-la de volata a cadeia.




Joey vai visitá-la novamente e Marnie lhe conta sua história. Marnie acha que o fantasma na casa é o espírito de seu falecido marido e tenta realizar um ritual de purificação queimando todas as coisas dele só que ele a ataca novamente dessa vez no porão.




Marnie descobre uma fortuna escondida na casa, seu marido além de violento era um policial corrupto e ela doa o dinheiro para a igreja, isso só enfurece mais o espírito de Mike que dessa vez a ataca de forma mais violenta.




Ela liga para Joey para contar o que aconteceu e ele vai até lá ficar com ela e os dois fazem amor, na manhã seguinte quando eles acordam o espírito ataca Joey sem piedade e o mata, quando Shanks chega ela tem que esconder o corpo já que ninguém iria acreditar na sua história.




O espírito também ataca Shanks e põe fogo na casa e agora Marnie tem que lutar contra o espírito para salvar as vida dos dois e para ela tem que descobrir o que está mantendo ele ligado a esse mundo.




Uma excelente história de suspense que consegue criar momentos de tensão em um único ambiente, os efeitos de criação do espírito são pouco usados mas bem feitos, a atuação segura de Famke segura o filme.



Nenhum comentário:

Postar um comentário