segunda-feira, 29 de julho de 2019

Minnesota Clay - Revisado


MINNESOTA CLAY




Estrelado por Cameron Mitchell (Hombre)
Dirigido por Sérgio Corbucci
Ano: 1964


Esse é um dos primeiros faroestes filmados na Itália no ciclo que ficou conhecido como Spaghetti Western, ao contrário dos filmes americanos essas produções apresentam muita violência, sujeira e anti-heróis, mesmo os mocinhos não são tão mocinhos assim, essas aventuras fizeram muito sucesso na época inclusive no Brasil onde foram lançados centenas dessas produções





Cameron Mitchell nasceu em 4 de novembro de 1918 em Dallstown, Pensilvânia. Após se formar no ensino médio, Cameron se dedicou ao teatro fazendo a estreia na Broadway aos 21 anos em 1939, ele seguiu atuando no teatro até ser convocado para a Segunda Guerra Mundial em 1944, ele serviu em um bombardeiro até o fim da guerra em 1945.




Ao retornar para os EUA Cameron foi contratado pela MGM onde ficou de 1945 a 1948, durante os anos 50 ele foi contratado da Fox além de voltar a atuar no teatro. Cameron atuou em diversas produções como coadjuvante além de estrelar algumas produções menores entre os filmes que atuou nessa fase estão Fomos os Sacrificados (1945), Trágica Decisão (1948), A Morte do Caixeiro Viajante (1951), Terra do Inferno (1951), Como Agarrar um Milionário (1953), Jardim do Pecado (1954), Nas Garras da Ambição (1955), Ama-me ou Esquece-me (1955), Carrossel (1956) e A Mulher do Próximo (1957).




Durante os anos 60 Cameron foi para a Europa onde atuou em filmes de faroeste, épicos e terror, esteve em obras como O Último dos Vikings (1961), Julio César- O Conquistador (1962), Seis Mulheres Para o Assassino (1964), Atirador Solitário (1964), Na Sombra das Águias (1966), Os Punhais do Vingador (1966), Massacre na Floresta Negra (1967) e El Tesoro de Makuba (1967).




Cameron retornou para Hollywood onde atuou em várias produções como Hombre (1967), Pesadelo de Cera (1969), A Chacina (1972), Um Por Deus, Outro Pelo Diabo (1972), O Homem da Meia Noite (1974), O Homem da Klã (1974), Inundação (1976), Viva Knievel! (1977), Ninja- O Vingador Imortal (1978), O Enxame (1978), O Demônio (1979), Sem Aviso (1980), A Ilha de Frankenstein (1981), Elo de Sangue (1982), Um Cara Muito Baratinado (1982), A Maldição da Tumba (1986), Operação Máfia (1987), Exterminador de Mercenários (1987), Rebelião Espacial (1988), O Sequestro da Década (1989), Presa Fácil (1989), Demon Cop (1990) e Linha de Chegada (1990).




Cameron teve uma carreira próspera na tv onde estrelou a série Chaparral (1967-1971) no papel de Buck Cannon, irmão do protagonista Big John Cannon interpretado por Leif Erickson, o seriado conta a história da família Cannon que tenta sobreviver no velho Oeste após a Guerra da Secessão comandando o rancho Chaparral que fica em Tucson, um local perigoso onde bandidos, renegados e índios estão por todos os lados. Chaparral foi um grande sucesso sendo vendida para vários países e é reprisada até hoje.




Cameron também atuou na série Swiss Family Robinson (1975-1976) interpretando Jeremiah Worth, essa série foi uma nova versão da história da família Robinson que sobrevive a um naufrágio indo parar em uma ilha vulcânica onde encontram Jeremiah que mora há sete anos no local depois de também sobreviver a um naufrágio, destaque no elenco para Helen Hunt em um de seus primeiros trabalhos aos 12 anos.




Cameron participou como convidado das séries Os Intocáveis, Caravana, Bonanza, Daniel Boone, Mod Squad, McCloud, Smith e Jones, Os Novatos, Galeria do Terror, Missão Impossível, Controle Remoto, Têmpera de Aço, Gunsmoke, Petrocelli, Cannon, SWAT, Os Novos Centuriões, Projeto UFO, Hawai 5.0, Vegas, As Panteras, O Incrível Hulk, Magnum, Ilha da Fantasia, Sete Noivas Para Sete Irmãos, Supermáquina, Jogo de Damas, Duro na Queda, Assassinato Por Escrito e Matlock. Cameron faleceu em 7 de junho de 1944 aos 75 anos de câncer de pulmão.




O Minnesota Clay do título é um pistoleiro que foi condenado injustamente por assassinato e está a 20 anos cumprindo pena num campo de trabalhos forçados até que ele consegue fugir, ele atravessa a fronteira para o México onde vai procurar o homem que podia ter testemunhado a seu favor mas nunca apareceu no tribunal.




No caminho para Mason Encantada Clay testemunha um assalto a uma carroça e salva a bela Estela, ela é mulher de Domingo Ortiz um dos bandidos que domina a cidade, o outro é Fox de quem eram os homens que estavam assaltando a carroça.




Na cidade Clay conhece o jovem e corajoso Andy que pede a sua ajuda para limpar a cidade, a bela Nancy por quem Andy está apaixonada e no bar ele encontra Fox, os dois já se conhecem afinal foi Fox quem o traiu e o mandou para a prisão, Fox domina a cidade e pede uma trégua mas Clay não aceita se juntar a ele.




Clay vai até a fazenda de Jonathan onde descobrimos que Clay é o verdadeiro pai de Nancy, ele a abandonou antes de ir para a prisão. O general Domingo Ortiz chama Clay para uma conversa, ele também quer contar com os seus serviços de pistoleiro mas Clay sabe que não pode confiar nele. Estela ajuda Clay a escapar do general e ele volta para a casa de Jonathan.




Na verdade é tudo um plano de Fox com a ajuda de Estela para matarem o general só que Andy escuta tudo e vai até a fazenda onde Clay, Jonathan, Andy e Nancy vão enfrentar toda a tropa do general Ortiz.




Para que seus amigos consigam fugir Clay acaba ficando para trás, quando Ortiz o pega chegam Fox e seus homens que matam o general Ortiz e levam Minnesota Clay como prisioneiro. Estela acha que vai ficar com Fox mas ele a dispensa e ela também o trai libertando Clay pois ele é o único que pode enfrentá-lo.




Clay apanhou tanto e ainda ficou no meio de incêndio que ele está praticamente cego mas mesmo assim ele resolve enfrentar Fox e seus homens em um último duelo onde será decidido o futuro da cidade. Como curiosidade o filme tem duas versões finais, uma mias otimista e outra pessimista sendo que ambas foram distribuídas ao redor do mundo levando o público a ver finais diferentes em um mesmo país dependendo da distribuidora ou canal onde o filme é exibido.




Uma produção interessante que deu origem a um grande ciclo, outra tradição iniciada nesse filme foi a de atores americanos como protagonistas, atores que não eram grandes astros ou que estavam em baixa no cinema americano que foram para a Europa e viraram protagonistas, nomes como Cameron Mitchell, Lee Van Cleef, Charles Bronson, Jack Palance, Cameron Mitchell e Clint Eastwood fizeram parte dessas aventuras que fazem sucesso até hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário