quarta-feira, 10 de julho de 2019

O Poder da Vingança - Revisado


O PODER DA VINGANÇA





Estrelado por Rory Calhoun (Onde Imperam as Balas) e Barbara Bates (A Malvada)
Dirigido por Ray Nazarro
Ano: 1958


O Poder da Vingança é um bang bang da melhor qualidade apesar do título inadequado, o melhor seria uma tradução simples do original Apache Territory afinal o filme é todo passado no território Apache.





O filme foi rodado em locações em Red Rock Canyon na Califórnia e é baseado no livro Last Stand at Papago Wells de Louis L'Amour. Essa foi a segunda parceria entre os protagonistas Rory Calhoun e Barbara Bates, em 1951 eles atuaram no romance Um Homem e Sua Alma estrelado por Susan Hayward e William Lundigan onde interpretaram o casal apaixonado Jack e Jenny.




Rory Calhoun nasceu em 8 de agosto de 1922 em Los Angeles, Califórnia. Ele teve uma infância pobre seguida de uma adolescência criminosa, ele roubou lojas e carros e acabou preso diversas vezes até decidir se regenerar. Trabalhou como lenhador, vaqueiro e motorista até conseguir seu primeiro trabalho no ramo do entretenimento como extra em um filme da dupla O Gordo e O Magro.




Devido a seu porte físico com 1,91 m de altura ele chamou a atenção conseguindo seus primeiros papéis coadjuvantes nos anos 40 até se tornar um astro nos anos 50. Entre os filmes que atuou estão Alegria, Rapazes (1944), Rio Sangrento (1949), Como Agarrar Um Milionário (1953), O Rio das Almas Perdidas (1954), Os Mensageiros do Perigo (1955), Onde Imperam as Balas (1956), A Lei do Oeste (1957), O Colosso de Rodes (1961), O Revólver é Minha Lei (1963), A Rebelião dos Apaches (1965), A Noite dos Coelhos (1972), O Ultimato (1982), As Guerreiras Roller Blade 2 (1989) e Bad Jim- A Fúria do Oeste (1990).




Rory estrelou a popular série O Texano onde interpretou Bill Longley, o gatilho mais rápido do oeste que percorre o Texas em suas aventuras. Atuou na novela Capitol (1982-1987) onde interpretou o juiz Judson Tyler, seu último trabalho foi em um episódio da série Contos da Cripta em 1993 onde atuou com Lou Diamond Phillips e Priscilla Presley. Rory faleceu em 28 de abril de 1999 aos 76 anos de enfisema pulmonar.




Barbara Bates nasceu em 6 de agosto de 1925 em Denver, Colorado. Ela estudou balé e trabalhou como modelo antes de ganhar um concurso de beleza cujo prêmio era duas passagens de ida e volta pra Hollywood. Barbara fez a viagem onde conheceu o publicitário da United Artists Cecil Coan que a ajudou em seu inicio de carreira, Coan deixou a esposa pra casar com Barbara, os dois ficaram juntos até a morte dele em 1967.




Barbara teve uma pequena porém importante participação no clássico A Malvada (1950) interpretando Phoebe personagem que aparece na cena final segurando o prêmio ganho por sua ídola Eve Harrington, um desempenho memorável segundo os críticos da época. Também atuou em Inspetor Geral (1949), Papai Batuta (1950), Mulheres em Perigo (1951), Párias do Vício (1952), Rapsódia (1954) e A Casa dos Segredos (1956).




O Poder da Vingança foi o último filme de Barbara, ela tinha problemas de instabilidade emocional e depressão o que a fez perder vários papéis, quando seu marido foi diagnosticado com câncer em 1960 ela abandonou a carreira pra cuidar dele, período no qual ela tentou o suicídio cortando os pulsos mas foi salva. Em 1967 seu marido Coan faleceu, Barbara retornou pra sua cidade natal, em 1968 casou-se com um amigo de infância mas seu quadro depressivo continuou, em 1969 ela cometeu suicídio na garagem de sua mão por envenenamento por monóxido de carbono, Barbara tinha somente 43 anos.




A história começa com o cowboy Logan Cates procurando água no meio do território Apache onde ele vê três cowboys prestes a serem emboscados, ele dá um tiro de advertência e os cowboys fogem, Logan continua sua jornada tendo que matar 4 apaches para sobreviver. Ele encontra a jovem June abandonada no meio do deserto que teve os pais mortos pelos índios e resolve ajuda-la.




Ele a leva a um poço onde encontram o jovem Lone que foi o único dos três cowboys que sobreviveu. Eles planejam fugir à noite mas acabam ganhando mais companhia com a chegada dos noivos Grant e Jennifer. Logan e Jennifer tem um passado juntos e essa convivência forçada irá reabrir velhas feridas.




Um pelotão do exército com cinco soldados também chega ao poço, eles foram emboscados pelos Apaches liderados pelo temido Jurupati e agora todos irão se unir para tentar sobreviver cercados pelos apaches. Logan assume o comando do grupo que logo é atacado e começam a perder homens.




Um índio Pima chamado Lugo aparece no acampamento procurando água e é convidado por Logan a ficar e ajuda-los. Enquanto alguns soldados estão querendo desertar Krimbal está querendo fugir com sua noiva e e abandonar os outros, Lone e June estão começando a se entender.




Os apaches tentam invadir o acampamento e soltar os cavalos mas são impedidos, esse ataque gera uma briga entre Logan e Zimerman, o soldado que quer desertar, Zimerman tenta fugir mas é morto pelos índios. O cerco está se tornando longo demais para os sobreviventes que logo ficarão sem comida.




Os apaches tentam queimar o poço onde eles estão e esse novo ataque ocasiona mais mortes no grupo que está ficando cada vez mais indefeso. Uma tempestade de areia é a oportunidade que Logan esperava para contra atacar, enquanto os índios estão protegidos ele, Lone, Lugo e Grant vão atacar mas um covarde pode estragar o plano.




Um excelente faroeste que dura apenas 71 minutos e tem a frente o eficiente Rory Calhoun que estrelou outros filmes de qualidade no gênero como Onde Imperam as Balas, A Rebelião dos Apaches e O Rio das Almas Perdidas, para os fãs de bang bang esse é uma excelente pedida.




Um comentário: