PALHAÇO ASSASSINO
Estrelado por Sam Rockwell (A Espera de Um Milagre)
Dirigido por Victor Salva
Ano: 1989
Filme lançado no Brasil com o título Máscaras do Terror que depois foi alterado para Palhaço Assassino, um título muito mais chamativo sem dúvida. Esse filme explora a coulrofobia, termo psiquiátrico usado para que tem medo de palhaços, esse medo veio a tona nos últimos tempos através dos noticiários com a aparição de palhaços assustadores, primeiramente nos Estados Unidos e depois se espalhou pelo mundo inteiro incluindo o Brasil, num efeito dominó alavancado pelas redes sociais. Até onde se sabe esses palhaços da vida real não fizeram nenhuma vítima, só causaram barulho e assustaram muita gente.
A família Collins mora em uma casa grande e afastada em uma pequena cidade americana, a sra. Colllins está sozinha com os três filhos, Randy, Geoffrey e Casey enquanto o seu marido viaja a negócios e não é fácil cuidar de três garotos com personalidades diferentes que vivem brigando.
Randy é o mais velho que não gosta de ter que bancar a babá dos irmãos, Geoffrey é o inteligente e sensível enquanto Casey é o caçula que tem medo de palhaços. O circo chega a cidade e a sra. Collins deixa os irmãos irem ao espetáculo enquanto ela vai visitar a irmã e no mesmo dia três loucos fogem do manicômio local.
Os garotos se divertem no circo até começar o show dos palhaços onde Casey fica aterrorizado e sai correndo. Depois do espetáculo os palhaços estão se trocando quando são atacados pelos fugitivos que decidem se vestir como palhaços para fugir, um plano ruim mas afinal eles são loucos.
Os irmãos ficam sozinhos em casa e começam a contar histórias de terror enquanto isso os três palhaços loucos começam a vagar pela cidade e acabam indo parar na casa deles onde começam a espreitar e só Casey os vê mas os irmãos não acreditam nele já que ele tem medo de palhaços.
Os três querem assistir um filme mas acabou a pipoca então Randy e Casey saem para comprar pegando um atalho pelo meio da floresta onde são seguidos pelos palhaços que ficam nas sombras e novamente é só Casey que os vê. Os palhaços atacam um homem em um celeiro e o matam em uma cena que fica mais patética do que assustadora pela atuação dos palhaços.
Depois de retornarem até em casa, a luz acaba e os garotos escutam barulhos estranhos, eles acham que tem alguém na residência e Randy aproveita isso para tentar assustar os irmãos mas vai se dar mal quando os palhaços finalmente resolvem entrar em ação e pegam ele.
Geoffrey e Casey escutam os seus gritos e quando vão verificar eles encontram os palhaços que invadiram a casa. Começa uma perseguição aos garotos mas os palhaços são muito estúpidos e pouco ameaçadores transformando o que poderia ser um grande suspense em momentos ridículos, quase um Esqueceram de Mim versão terror light.
O filme tem uma premissa interessante porém decepciona pelo desenvolvimento da história e pela pouca efetividade dos vilões que poderiam render momentos memoráveis como no filme It- Uma Obra Prima do Medo. A produção realmente fica devendo em sustos e violência mas pelo menos a maquiagem dos palhaços é bem assustadora.
Esse filme possui um lado negro dos bastidores, durante a produção o diretor Victor Salva (mesmo diretor de Olhos Famintos 1 e 2) foi acusado de molestar sexualmente o ator Nathan Forrest Winters (na foto acima) que interpreta o irmão caçula Casey. Segundo informações o diretor escalou o ator para ensaios extras onde o jovem era obrigado a fazer sexo com ele e ainda por cima o diretor gravava tudo. Nathan contou a seus pais o que estava acontecendo e eles denunciaram o diretor, quando a policia invadiu sua casa descobriu as fitas juntamente com outras relacionadas a pornografia infantil. Salva foi condenado a três anos de prisão mas cumpriu somente 15 meses antes de ser solto, não é só no Brasil que a justiça é frouxa. Ele continua na lista de criminosos sexuais mas segue trabalhando normalmente, tendo inclusive dirigido um sucesso dos estúdios Disney, o filme Energia Pura. Enquanto isso o jovem que foi a vítima abandonou o cinema e, com certeza, nunca se livrou desse trauma de infância.
Leia também:
50 Atores Canadenses
Leia também:
50 Atores Canadenses
Eu gostei do seu artigo, é muito interessante conhecer a história desse palhaco. Pessoalmente o meu favorito é Pennywise de It A Coisa. Esse é um dos melhores filmes que eu vi até agora , tem uma boa história, atuações maravilhosas e um bom roteiro. Amo desde que eu li o livro de Stephen King, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Eu recomendo. A Coisa filme é um filme bom e muito interessante. Para uma tarde de lazer é uma boa opção. Já estou esperando a sequência, seguro será um sucesso.
ResponderExcluirMuito obrigado.
Excluir