segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Arma Para Um Covarde


ARMA PARA UM COVARDE




Estrelado pro Jeffrey Hunter (Rastros de Ódio) e Fred MacMurray (Se Meu Apartamento Falasse)
Dirigido por Abner Biberman
Ano: 1957


Faroeste produzido durante o período em que o gênero era campeão de bilheteria em Hollywood, filmes de bang bang eram feitos as centenas todo ano e ainda possuem um grande público que continua a ver e rever essas aventuras que seguem divertidas. Aqui temos uma produção estrelada por Jeffrey Hunter, ator que fez parceria com John Wayne no maior faroeste da história, Rastros de Ódio, uma credencial e tanto.






Os irmãos Keough tomam conta do rancho que herdaram do pai, são três rapazes: o mais velho é o responsável Will que assumiu a função de cuidar do rancho e dos irmãos após a morte do pai, o irmão do meio é Bless, um rapaz covarde e indeciso que foi criado pela mãe para ser um cavalheiro então ele tem dificuldades com a vida na fazenda e o caçula é o impetuoso Hade.




A história começa mostrando o medo que Bless tem de cobras e depois ele tenta domar um cavalo selvagem mas fracassa e ainda fica mais embaraçado quando sua mãe o trata como criança na frente de todos. A sra. Keough quer abandonar o rancho e ir para a cidade grande com Bless mas ele não está tão animado com essa novidade.




Bless conversa com Will que lhe diz que ele deve seguir o seu coração. A seguir conhecemos a noiva de Will, a jovem Aud Niven e seu pai Andy, eles vão até a fazenda para avisá-los que um grupo de ladrões de gado está agindo na região e todos devem estar preparados.




Bless decide continuar na fazenda para a tristeza da mãe, a noite Aud aparece pedindo ajuda já que seu pai sofreu um acidente e está preso embaixo do cavalo. Will e Bless vão ajudá-lo e Will ainda tem que confrontar os ladrões de cavalo que invadiram um dos ranchos da região.




A sra. Keough fica doente e Bless acredita que é por sua culpa já que ele não quis acompanhá-la e após um período de sofrimento ela morre. Aud e Bless estão apaixonados mas como ela está prometida pra Will esse é um amor impossível e ela não aceita que ele não lute por eles.




Durante uma festa Bless é confrontado pelo fazendeiro Stringer mas ele não tem coragem para se defender e ele é salvo por seus irmãos Will e Hade. Will planeja se casar com Aud assim que ele levar uma grande boiada para vender mas ela não está mais tão entusiasmada com o casamento só que não pode fazer nada.




Os irmãos Keough partem com uma grande boiada junto com seu capataz Loving e vários vaqueiros incluindo Stringer. A jornada é difícil e muito cansativa ainda mais quando descobrem que Hade esqueceu o açúcar para o café, ele vai com Bless, Stringer e outro cowboy para comprar e chegam até o bar de uma cidadezinha onde a inconsequência de Hade e a covardia de Bless acabam resultando na morte do jovem cowboy.




Bless e Hade brigam já que um não concorda com as atitudes do outro. A noite Bless acaba confessando para Will que está apaixonado por sua noiva e assim o três irmãos ficam mais distantes. Will parte para a cidade para aprontar a chegada da boiada e deixa Bless no comando.




Durante a noite os ladrões de gado atacam e provocam um estouro, Bless tenta levar os homens para a retaguarda mas Hade lidera o grupo para um ataque em meio ao estouro o que custa a vida do mais novo dos Keough. Quando chegam a cidade sem o gado e com Hade morto é iniciada uma última briga entre os irmãos que irá definir o futuro de todos.




Não é comum um faroeste ter um protagonista covarde e de caráter duvidoso, os produtores foram corajosos ao fazer esse filme que tem um resultado satisfatório porém esse é um daqueles casos em que a história termina de forma abrupta, quando o filme está em plena ação sobem os créditos finais que deixam uma sensação estranha.




Leia também filme de Fred MacMurray:

Texas Rangers




Nenhum comentário:

Postar um comentário