sábado, 29 de abril de 2017

A Cura


A CURA




Estrelado por Joseph Mazzello (Parque dos Dinossauros), Brad Renfro (O Cliente), Annabella Sciorra (Febre da Selva) e Bruce Davison (X-Men- O Filme)
Dirigido por Peter Horton 
Ano: 1995


Um dos filmes mais emocionantes já feitos tratando sobre a Aids, a história de amizade entre dois garotos que enfrentam todos os preconceitos em uma jornada em busca da cura para a doença do pequeno Dexter. O filme fez muito sucesso na Sessão da Tarde onde foi exibido em diversas oportunidades, acabou virando um grande exemplo de tolerância e respeito para os jovens.





O jovem Erik sofre com os garotos da escola que o chamam de bicha por ele ser vizinho de um garoto doente, ele também tem medo de chegar perto dele, o pequeno Dexter, pois também tem medo da doença dele. Erik mora com a mãe, a relapsa Gail já a mãe de Dexter é a amorosa Linda que faz de tudo para o filho se sentir bem apesar de tudo.




Como são dois jovens solitários Erik e Dexter começam a brincar juntos, eles vão navegando em um pneu até a cidade onde Erik convence seu novo amigo a se entupir de doces. Quando estão voltando pra casa eles são cercados por três valentões e Erik defende seu amigo, só então descobrimos que a doença que Dexter tem é a Aids, ele pegou através de uma transfusão de sangue e por isso todos tem medo dele e evitam se aproximar.




Gail mostra todo seu preconceito ao falar para Erik evitar o vizinho doente, ela não tem ideia que os dois garotos já se tornaram amigos, Erik vai escondido jantar com Dexter e sua mãe onde ele vê todo o carinho que Linda tem para com o filho.




Erik e Dexter assistem um filme onde um cientista encontra a cura para uma doença misteriosa em uma planta então eles resolvem buscar a cura para a doença do garoto. Primeiro eles tentam através de doces o que não dá certo então resolvem seguir o filme e começam a colher plantas na beira do rio e fazem chás para ver se Dexter melhora.




A ideia dos garotos não está dando certo até que eles compram um jornal sensacionalista onde falam que um cientista encontrou a cura para a Aids em uma planta do pântano, os dois querem ir para Nova Orleans para procurar esse cientista mas Linda não apoia essa ideia dos garotos. Erik faz um outro chá para Dexter só que dessa vez é uma planta venenosa o que manda o garoto para o hospital.




Gail finalmente descobre sobre a amizade do seu filho com o vizinho doente e ela proíbe Erik de rever seu amigo doente. Desesperado Erik convence Dexter que a única chance de salvação é eles fugirem até Nova Orleans onde acreditam que vão encontrar a cura para a Aids. Eles vão navegando devagar e sempre mas dessa forma vão demorar muito pra chegar.




Erik gasta todo o dinheiro dos dois para conseguir uma carona em um barco com dois rapazes que estão indo para Nova Orleans. No meio do caminho eles dão carona para duas garotas o que atrapalha o plano de Erik e Dexter de chegar rápido a seu destino já que os casais estão mais preocupados em se divertir do que com a pressa.




Os remédios de Dexter estão acabando então Erik rouba o dinheiro de volta e eles vão até a rodoviária para tentar chegar a seu destino mas são perseguidos pelos rapazes do barco que querem a grana de volta. Erik revela que tem Aids e ataca os rapazes com seu sangue o que dá certo mas ele fica ainda mais fraco depois dessa aventura.




Erik vê o amigo cada vez mais fraco, é hora de acabar com essa viagem, ele liga para a mãe do garoto e Linda vai buscá-los. Depois de tudo isso Dexter fica ainda pior, ele vai para o hospital onde os garotos aprontam com os médicos incluindo o dr. Stevens que é o médico que cuida do garoto desde o inicio. Uma saga de amizade que será sempre lembrada por todos que viram os dois garotos juntos.




Um filme triste e emocionante, um tema pesado tratado de maneira séria e delicada. A ingenuidade dos dois garotos torna o filme ainda mais comovente, não tem como não torcer para que eles consigam encontrar a cura. O filme foi dirigido pelo ator Peter Horton de Os Reis da Praia e da série Brimstone, uma surpreendente estréia na direção, ele conduz a história de forma segura sem ser piegas, incrivelmente foi o único filme que ele dirigiu, fora isso foram somente alguns episódios de séries. Uma produção imperdível, assista e prepara-se para se emocionar.




Leia também filmes baseados em histórias reais:

Sempre Ao Seu Lado

A Onda

O Carro Desgovernado




Nenhum comentário:

Postar um comentário