sábado, 17 de novembro de 2018

O Fantasma do Louvre


O FANTASMA DO LOUVRE




Estrelado por Sophie Marceau (Coração Valente) e Julie Christie (Doutor Jivago)
Dirigido por Jean Paul Salomé
Ano: 2001


Filme baseado no romance Belphégor de Arhur Bernéde de 1927, o livro foi adaptado para os cinemas em 1927 em um seriado de quatro capítulos estrelado por René Navarre e Elmire Vautier e em 1965 virou uma mini-série para a tv estrelada por Juliette Gréco, Isaac Alvarez e Yves Rénier. Os quatro capítulos do programa foram um grande sucesso de audiência na França, em homenagem a mini-série a protagonista Juliette Gréco faz uma pequena ponta no filme como a mulher no cemitério. Abaixo uma imagem da mini-série.







Esse foi o primeiro filme a receber autorização para filmar nas dependências do Louvre o que não faz muita diferença em uma história de fantasmas, essa rara oportunidade poderia ter sido muito melhor explorado. O Fantasma do Louvre teve um orçamento de 16 milhões de dólares e rendeu 15,2 milhões de dólares, se incluir os custos de divulgação e distribuição isso torna o filme um fracasso de bilheteria.




Em 1935 no Egito o professor Pierre Desfontaines descobre uma múmia que se apodera de seu corpo, sua expedição embarca rumo ao Museu do Louvre com o sarcófago e a múmia mas uma maldição toma conta do navio levando todos a mortes horríveis.




Nos dias atuais, o Louvre está com uma reforma subterrânea onde eles encontram o sarcófago perdido e nele não tem nenhuma indicação de quem é a múmia. O chefe do museu, Bertrand Faussier faz uma ressonância magnética na múmia onde não descobrem nada mas acordam seu espírito que sai vagando pelo museu.




Em frente ao Louvre moram a simpática Genevieve e sua neta Lisa que estão sendo despejadas devido a mudanças no mercado imobiliário. Com as reformas afetando a vizinhança, elas ficam sem energia e assim elas conhecem o eletricista Martin que é muito amável para ouvir as histórias de Genevieve e ele gosta de Lisa mas a noite termina de forma trágica com a idosa morrendo de ataque cardíaco.




O museu chama uma das maiores especialistas em egiptologia do mundo, a doutora Glenda Spencer que realiza uma autópsia na múmia e descobre que ela tem uma máscara de bronze que esconde que ele foi morto por uma arma branca, quando mexem em seus ossos seu espírito se liberta e vai em busca de um novo hospedeiro. O segurança Simonnet está interessado na múmia e oferece ajuda a dra. Glenda mas ele é um sujeito estranho enquanto isso o museu recebe uma roupa cerimonial para a múmia poder ir para exposição.




Lisa está muito abalada com a perda de sua avó e também está enfrentando problemas na casa devido a reforma, uma parede do porão chega a desabar e ela descobre uma ligação entre sua casa e o canteiro de obras que a leva direto ao Louvre e Lisa e Martin invadem o museu a noite para um tour particular. Quando são descobertos e perseguidos, eles se separam e Lisa vai parar na sala da múmia onde o espírito entra em seu corpo.




Os dois conseguem escapar e Lisa começa a se comportar de forma estranha com um brilho no olhar. Durante a noite um fantasma ataca o Louvre com a roupa cerimonial da múmia sendo presenciado pela equipe de segurança e ele rouba alguns amuletos sagrados.




Lisa e Marty vão para a cama mas a presença do espírito gera um conflito entre eles já que Lisa começa a se comportar de forma imprevisível e violenta. Lisa retorna ao museu onde ela veste a roupa cerimonial e vaga pelo local como um espírito que atravessa as paredes e provoca a morte de um dos seguranças que se joga pela janela após ter uma visão.




Para manter essa morte em segredo, o diretor Bertand contrata um detetive aposentado chamado Verlac que poderá cuidar do caso de forma discreta. Na década de sessenta Verlac trabalhou em um caso no Louvre onde funcionários foram mortos e ele atribuiu isso ao espírito de Belphegor, um demônio  que toma o corpo das pessoas o que fez ele virar uma piada na força policial.




O fantasma retorna ao museu e ataca Simonnet que sobrevive mas fica obcecado. Enquanto Verlac investiga o museu, Marty fica preocupado com o comportamento de Lisa e a segue até o museu onde ele é pego pelos seguranças que acham que ele é o fantasma mas este reaparece e causa a morte de outro segurança através de seu medo mais profundo além de continuar a série de roubos de amuletos.




Marty descobre uma série de hieróglifos na casa de Lisa e vai atrás de um especialista para traduzir e chega até a doutora Glenda que desconhece o símbolo. Eles vão até o laboratório dela onde Glenda lhe conta sobre os mitos das possessões enquanto isso Simonnet tenta chegar ao espírito de Belphegor mas é repelido.




Marty descobre que Lisa está realmente possuída depois que ela o ataca mas ele consegue resistir aos poderes de Belphegor já Glenda e Verlac trabalham juntos e acabam se entendendo muito bem. O fantasma invade o museu novamente e consegue escapar apesar de todo aparato de segurança.




Verlac acredita que a única forma de capturá-la é com a ajuda de Marty, o único que resiste a seus poderes. Quando Lisa é novamente possuída e vai ao Louvre eles conseguem pegá-la e ela acaba internada em uma instituição psiquiátrica. O espírito de Belphegor continua dentro dela e a única forma de salvá-la é realizando um ritual funerário para libertar o espírito mas não será fácil afinal ninguém acredita nessa incrível história.




Um suspense decepcionante que além de desperdiçar a bela ambientação no Museu do Louvre não consegue criar medo ou tensão. Os efeitos especiais do espírito são fraquíssimos especialmente se levarmos em conta se tratar de um filme recente e o roteiro é cheio de furos sendo o maior deles a facilidade com que os personagens entram e saem de um dos locais mais famosos e bem guardados do mundo. O grande destaque é a participação da veterana Julie Christie, imortalizada por sua atuação como Lara no clássico Doutor Jivago (1965), ela segue atuando ocasionalmente em grandes produções como Coração de Dragão (1996), Troia (2004), Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban (2004) e A Garota da Capa Vermelha (2011).




Leia também produções francesas:

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

50 Grandes Atrizes Francesas




Nenhum comentário:

Postar um comentário