sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Destino: Espaço Sideral


DESTINO: ESPAÇO SIDERAL




Dirigido por Antonio Margheriti
Ano: 1960


Produção italiana de 1960 considerada a primeira "space opera" realizada no país que depois tornou-se especialista na produção de filmes de ficção cientifica de baixo orçamento como Planeta dos Vampiros (1965), Snow Devils (1966), Cosmos- War of The Planets (1978) e O Humanoide (1979) entre muitos outros.







O filme foi dirigido por Antonio Margheriti, um dos grandes nomes do cinema italiano B, entre suas realizações estão O Planeta dos Desaparecidos (1961), A Máscara do Demônio (1964), O Filho de Hércules Contra O Diabo do Deserto (1964), A Guerra dos Planetas (1966), ... E Deus Disse a Caim (1970),  A Ilha do Tesouro (1972), Cavalgada Infernal (1975), O Peixe Assassino (1979), Yor- O Caçador do Futuro (1983), A Ilha do Futuro (1987) e Um Tira Virtual (1997). Margheriti faleceu em 2002 aos 72 anos devido a um ataque cardíaco, ele foi homenageado pelo diretor Quentin Tarantino no filme Bastardos Inglórios (2009) onde o personagem de Eli Roth chama-se justamente Antonio Margheriti.




No ano de 2126, o famoso repórter Ray Peterson embarca na espaçonave Bravo Zulu 8-8 com destino a galáxia M-12 onde está a Estação Espacial Zulu Extra 3-4, sua tarefa é escrever uma reportagem sobre os mistérios do espaço. Para realizar essa viagem a tripulação fica em um estado de hibernação somente despertando próximo ao fim da viagem.




O piloto engenheiro Al é o primeiro a acordar seguido do co-piloto Archie e em seguida eles despertam o repórter Ray que foi imposto na viagem por isso não é um cara popular, na verdade os tripulantes o chamam de parasita.




Ray veste sua roupa de astronauta e flutua pelo espaço indo da nave para a estação espacial onde é recebido pelo médico King 116 e depois se apresenta ao comandante George que se opõe drasticamente a sua visita mas foi obrigado a aceitá-lo devido a ordens de seus superiores.




Para conseguir uma boa matéria, Ray vai ao espaço sem autorização para acompanhar o reabastecimento da estação quando um meteorito surpreende os astronautas. Ray consegue salvar a vida dos astronautas mas atinge a mangueira de combustível causando um grande vazamento. O comandante repreende suas ações mas Ray acha que uma vida é mais importante que os equipamentos, ele vai procurar o astronauta que salvou e descobre que é uma mulher, a navegadora Lucy.




Ray e Al saem em um veículo espacial para que ele possa fotografar uma passagem de asteroides, ele descobre que uma missão irá até Marte para descobrir porque a nave Alfa 2 perdeu contato e ele liga para a seu chefe na Terra para pedir para ser incluído nessa missão.




Durante o trajeto da espaçonave Bravo Zulu 8-8 eles se deparam com uma tempestade magnética onde ficou presa uma espaçonave, a Metroseara 13 que perdeu todos os comandos, ela acaba sendo atraída para um meteoro e cai em sua superfície.




A Bravo Zulu vai até o meteoro para procurar sobreviventes, graças a habilidade de George eles conseguem pousar em uma área próxima ao local da queda e resgatam um sobrevivente que está em estado grave mas que poderá ser salvo se eles chegarem rapidamente em Marte porém a nave tem agora uma nova missão.




A espaçonave Alfa 2 que é movida por uma carga de energia plutônica está a deriva no espaço já que todos os seus tripulantes morreram, ela é controlada por seus sistemas eletrônicos e retornou ao sistema solar indo diretamente em direção a Terra onde irá acabar com todas as formas de vida, a única esperança para salvar a humanidade é a nave Bravo Zulu que pode interceptar a nave errante durante seu trajeto.




A nave Bravo Zulu vai até a base terrestre em Vênus de onde disparam um míssil mas ele é interceptado pelos sistemas de defesa de Alfa 2 a 5000 milhas do alvo. Eles tentam enganar os sistemas de defesa mas o melhor que consegue é chegar a 2200 milhas de distância.




O piloto Al descobre uma falha no sistema de segurança de Alfa 2 mas para isso ele terá que se aproximar sem ser detectado para que então possa disparar um míssil. O plano dá certo mas a apenas 100 milhas o míssil é destruído então Al tenta entrar em sua órbita por um ponto cego mas acaba sendo detectado antes de chegar a seu destino e sua nave é atacada pelo sistema de defesa do Alfa 2.




Graças ao sacrifício de Al é provado que existe um caminho para chegar a espaçonave então Ray decide tentar um último ataque usando o táxi espacial, ele segue os passos de Al e consegue chegar até Alfa 2 onde ele sobe a bordo para tentar desconectar o cérebro eletrônico em uma perigosa missão para salvar a vida do planeta Terra.




Um filme pioneiro com ideias interessantes sobre as viagens espaciais, bons efeitos especiais e visuais e um roteiro enxuto que em apenas uma hora e treze minutos desenvolve toda sua história. Foi lançado em dvd no Brasil pela editora Works junto com outro filme do diretor, O Planeta dos Desaparecidos (1961). Uma obra a ser redescoberta.




Leia também filmes de ficção científica:

Planeta Fantasma

A Invasão dos Discos Voadores

Mundos Que Se Chocam



Nenhum comentário:

Postar um comentário