sábado, 22 de setembro de 2018

Tentáculos


TENTÁCULOS




Estrelado por Treat Willians (série Everwood- Uma Segunda Chance), Famke Janssen (X-Men), Wes Studi (Dança Com Lobos) e Djimon Hounsou (Gladiador)
Dirigido por Stephen Sommers
Ano: 1998


Um divertido filme de monstros comandado por Stephen Sommers, futuro diretor das super produções A Múmia (1999) e O Retorno da Múmia (2001) com um excelente desempenho do canastrão Treat Willians como o trambiqueiro Finnegan. Destaque também para a bela Famke Janssen que seria eternizada como Jean Grey dois anos depois, curiosamente ela entrou em Tentáculos quando o filme já estava produção em substituição a Claire Forlani (Encontro Marcado) que abandonou o filme por diferenças criativas com o diretor Sommers.






John Finnegan é o destemido capitão de um pequeno barco que leva qualquer pessoa a qualquer lugar sem fazer perguntas o que atrai todo tipo de foras da lei. Fazem parte de sua tripulação a técnica Leila e o mecânico Pantucci. Sua nova missão é levar um grupo de homens pra lá de suspeitos comandados por Hanover até um ponto remoto do Mar da China.




No mesmo local está navegando o mais luxuoso transatlântico do mundo, o Argonáutica em sua viagem inaugural para orgulho de seu dono, o milionário Simon Canton. No barco, Pantucci mexe nas bagagens dos passageiros e descobre que está cheio de armas e mísseis o que quase causa sua morte mas Finnegan consegue convencer os mercenários a pouparem sua vida.




De volta ao navio, a bela ladra Trillian St. James tenta roubar o cofre mas é pega, como não tem uma sala de segurança ela fica trancada na despensa onde faz a festa. O Argonáutica sofre uma sabotagem tendo todos os seus sistemas desligados, ele fica completamente sem proteção bem no momento em que é atacado por algo grande e desconhecido que causa um enorme impacto no navio.




Finnegan acaba batendo em um dos salva vidas do navio o que danifica seu barco. Eles avistam o transatlântico e acham que estão salvos, ledo engano já que nesse momento Hanover e seus homens tomam o barco e revelam seu verdadeiro plano que era invadir o Argonáutica.




Enquanto Leila fica reparando o barco, a equipe vai a bordo do navio fortemente armada junto com seus reféns Finnegan e Pantucci. Para surpresa de todos, o navio parece abandonado, tem sangue por todos os lados, barulhos misteriosos e as máquinas estão todas avariadas.




Os bandidos chegam até o cofre onde encontram Trillian, ela sobreviveu e continua tentando terminar seu roubo. Eles abrem o cofre onde estão alguns sobreviventes em um encontro trágico que rende várias mortes, os sobreviventes estão horrorizados já que foram atacados por algum animal que matou quase todos a bordo.




Finnegan e Pantucci presenciam um dos bandidos ser morto por algo desconhecido e conseguem fugir, eles encontram Trillian e depois se juntam aos bandidos e aos sobreviventes incluindo Canton, o dono do navio. Eles são atacados no elevador que cai até o subsolo onde encontram corpos decompostos, eles estão sendo caçados por algo desconhecido.




A situação dos sobreviventes é difícil, os sistemas do navio estão todos inoperantes e não tem como consertar já que quem o sabotou foi o próprio Canton que está falido devido aos altos custos do transatlântico. Canton e Hanover planejaram roubar o navio, retirar os passageiros e depois afundá-lo para receber o seguro mas deu tudo errado com o aparecimento dessa criatura.




Eles são atacados por tentáculos gigantes, a criatura é enorme e consegue se mover pelo navio, ela ataca as pessoas para sugar sua carne e depois regurgita os ossos o que é mostrado em uma cena arrepiante. Finnegan quase é morto mas é salvo por Trillian já o capitão do navio não tem a mesma sorte.




A única forma de sobreviver é voltar ao barco de Finnegan com as peças necessárias para consertá-lo e para isso eles tem que passar por uma ala que está inundada onde são novamente atacados, o número de sobreviventes vai diminuindo cada vez mais. Em sua fuga eles chegam ao covil do monstro onde estão centenas de cadáveres decompostos.




Para escapar do monstro eles se separam, Finnegan e Trillian conseguem fugir mas perdem as peças do navio enquanto Hanover faz de tudo para escapar e deixar Pantucci para trás mas o feitiço vira contra o feiticeiro. Finnegan e Pantucci conseguem chegar ao barco onde conseguem consertá-lo.




Finnegan retorna ao navio para buscar Trillian, ele armou um dos mísseis para explodir o Argonáutica junto com o monstro só não contava com a presença de Canton que faz a moça de refém, ele quer todos mortos para esconder seus crimes e poder ficar com o seguro. Finalmente a criatura se revela por inteiro e não será fácil para nosso heróis sobreviver contra esse monstro gigante.




Um bom filme que alterna passagens divertidas com outras extremamente violentas, o roteiro consegue surpreender e acerta ao mostrar a criatura poucas vezes deixando sua aparência a imaginação do espectador. Quando finalmente aparece ela deixa a desejar, criada em computação gráfica, hoje ela parece bem mal feita afinal os efeitos especiais avançam rapidamente. Tentáculos foi um grande fracasso em seu lançamento, custou 45 milhões de dólares e rendeu pouco mais de 11 milhões de dólares mas com o tempo o filme foi se tornando cult, indicado para os fãs de uma boa aventura especialmente para que aprecia os filmes de monstros marinhos.




Leia também filmes de monstros:

Mega Shark vs. Crocossaurus

Garuda- A Criatura Assassina

A Maldição de Ouro




Nenhum comentário:

Postar um comentário