sábado, 21 de outubro de 2017

Garuda- A Criatura Assassina


GARUDA- A CRIATURA ASSASSINA




Dirigido por Monthon Arayangkoon
Ano: 2004


Garuda é uma produção tailandesa baseada em uma figura mitológica presente nos mitos do hinduísmo. Ele é um pássaro solar brilhante, o chefe da raça dos pássaros e montaria do Deus Vishnu. O Garuda possuía cabeça humana com bico e três olhos, asas, braços e pernas sendo inimigo das serpentes Nagas. O Garuda é o emblema nacional da Tailândia e da Indonésia.






O filme começa apresentando a lenda das Garudas, criaturas aladas que viviam pacificamente até que nasceu um rebelde, um Garuda que matou e comeu a maioria de sua espécie até ser capturado e aprisionado no mundo dos homens.




A seguir acompanhamos uma escavação na fronteira do Paquistão, o ano é 1975 e quem comanda esse projeto é o doutor Pierre que está obcecado com sua nova descoberta o que rende a morte de seu ajudante Rashid. Pierre liberta uma criatura estranha da qual só resta uma de suas garras.




O filme avança para o ano de 2005 onde está sendo construído o novo metrô de Bangkok mas a obra é paralisada quando descobrem uma escrita antiga em uma das paredes. Em seguida conhecemos a protagonista do filme, a jovem arqueóloga Leena que junto com seu colega Tim tenta conseguir a liberação do governo tailandês para uma escavação mas eles recusam já que ela é filha de um estrangeiro, o dr. Pierre do começo do filme.




Wichai, tio de Leena os convida para ir até um sítio secreto onde foi realizado uma grande descoberta, claro que ele esta falando do túnel do metrô onde foi montado uma grande estrutura militar comandada pelo intrépido major Tan. Apesar dos protestos de Leena, os militares explodem a parede e atrás dela eles encontram uma criatura estranha presa em uma espécie de armadilha em uma árvore.




Tan e sua equipe são especializados em caçar e matar criaturas lendárias e dessa vez seu alvo é o Garuda. Leena foi chamada por ser especialista nessa criatura mas eles a deixam de lado quando ela tenta proteger a Garuda dos militares.




Devido a uma descarga elétrica o Garuda desperta e começa a matar os militares, os caçadores tornaram-se a caça. Apesar do tamanho e da força do Garuda, o soldado Arn resolve lutar no corpo a corpo com ele usando apenas um facão, é muita coragem e também muita burrice.




Enquanto Tan vai perdendo os homens do seu pelotão um a um, Leena e Tim tentam proteger o Garuda e ainda libertá-lo, outra péssima ideia da heroína da história. O Garuda consegue chegar aos trilhos do metrô onde Leena é salva pela relíquia que seu pai lhe deu, a garra de Garuda.




Outro pelotão do exército chega a tempo de salvar Tan, Leena e Tim e tentam matar o Garuda mas não são páreo pra ele. O Garuda consegue sair dos túneis e começa a atacar a cidade de Bangkok, os militares ficam surpresos mas Tan tem uma ideia para atrai-lá usando Leena e a garra como isca, será que vai dar certo esse arriscado plano?




Uma produção apenas mediana, Garuda é considerado o primeiro filme de monstros gigantes feito na Tailândia, gênero chamado de Kaiju na Ásia. Uma grande produção para os padrões tailandeses mas que teve um resultado abaixo do esperado em especial com relação a seus efeitos especias fracos e ao roteiro ruim que se preocupa mais com os momentos "impactantes" do que em desenvolver os personagens. A mocinha Leena é irritante e inverosímel por querer proteger o Garuda mesmo depois dele matar quase todos os personagens, segundo ela o Garuda só faz isso por estar com medo, é cada ideia.




Leia também outras produções tailandesas:

Mina Abandonada (2012)

Espíritos- A Morte Está Ao Seu Lado (2004)

Atormentados (2005)




Nenhum comentário:

Postar um comentário