sábado, 28 de outubro de 2017

Os 10 Homens do Oeste


OS 10 HOMENS DO OESTE




Estrelado por Anthony Steffen (Django- O Bastardo) e Fernando Sancho (Arizona Colt)
Dirigido por Juan Bosch
Ano: 1975


Spaghetti western em tom humorístico estrelado por Anthony Steffen, o ator na verdade chamava-se Antonio de Teffé e era filho do embaixador brasileiro em Roma na Itália onde nasceu e foi criado. Steffen foi seu pseudônimo americanizado utilizado para o lançamento dos faroestes italianos nos EUA e no resto do mundo, o ator faleceu de câncer em 2004 quando morava no Rio de Janeiro.






O cowboy Dallas encontra seu velho amigo Macone preso em uma jaula no alto de uma árvore, esse malandro mexicano envolveu-se com uma mulher casada e se deu mal. Dallas o ajuda, do seu jeito, e ainda salva sua vida já que os moradores locais queriam linchá-lo.




Ao invés de agradecer Dallas, Macone rouba seu cavalo e o deixa a pé. Dallas chega até a cidade mais próxima onde encontra Macone preso, o malandro se deu mal. Dallas explode a cadeia para tirar seu amigo de lá, ele quer a ajuda de Macone para por seu grande plano em ação mas ele não revela qual é esse plano.




Os dois chegam até Brownville, cidade que é dominada por duas gangues rivais: os três irmãos Bright e o grupo do implacável Rompemanos que conta com dois ajudantes. Na cidade Dallas e Macone se envolvem em uma grande pancadaria contra um grupo de lutadores profissionais, uma cena muito divertida apesar de ser completamente deslocada em um bang-bang.




Finalmente descobrimos o que Dallas foi fazer na cidade, seu pai ganhou um rancho no pôquer e agora ele quer tomar posse do local mas vai dar uma chance para a nova dona do local, a bela Glenda de recuperá-lo em uma revanche o problema é que ela não sabe jogar baralho.




Os dois grupos de foras da lei também estão de olho rancho e ambos querem usar os serviços de Dallas e o cowboy faz uma proposta: ele vai trabalhar pra quem for melhor de briga então os dois grupos saem no braço quase destruindo o quarto do hotel até finalmente sair um vencedor: Rompemanos.




Os irmãos Bright pressionam o xerife fazendo ele prender Dallas e Macone sem nenhuma razão. Com nossos heróis na cadeia os bandidos tem a chance de acabar com eles mas Dallas é malandro e consegue enganar todo mundo para fugir da cadeia.




Dallas engana seu empregador Rompemanos ficando com seu dinheiro e deixando eles desarmados enquanto isso os Bright prendem Macone em uma armadilha digna do vilão Jigsaw com várias armas apontadas para eles que irão disparar se ele se mexer. Como estamos numa comédia é claro que não irá acontecer nada graças, mais umas vez, a astúcia de Dallas.




Os bandidos percebem que foram passados pra trás pelo astuto Dallas então resolvem se unir para derrotá-lo e vão todos juntos até o rancho onde Dallas, Macone e Glenda estão explorando uma mina onde pode estar o grande tesouro que todos procuram.




Um filme muito engraçado, um dos melhores faroestes cômicos feitos na época áurea do cinema italiano, o filme consegue unir muito bem as piadas, os tiroteios e as brigas. Como na maioria dos spaghetti westerns aqui todos são feios, sujos e malvados com uma coleção de anti-heróis e vilões da melhor qualidade.




Na versão original o protagonista chama-se Scopone, seu nome foi alterado para Dallas na versão americana já seu paceiro mexicano chamava-se Aguadulce e virou Macone, a versão americana foi adotada no resto do mundo. Um grande erro é o título nacional, os 10 Homens do Oeste. O filme tem 10 protagonistas sendo que um deles é a mocinha Glenda, 9 Homens e 1 Mulher no Oeste seria um título mais preciso mas é claro que ficaria muito estranho.




Leia também outros spaghetti western:

Os Pistoleiros do Oeste (1967)

Uma Pistola Para Ringo (1965)

Promessa de Sangue (1968)




Nenhum comentário:

Postar um comentário