sexta-feira, 1 de junho de 2018

Floresta dos Suicidas


FLORESTA DOS SUICIDAS




Dirigido por Steven R. Monroe 
Ano: 2014


Telefilme produzido pela CineTel Films para o canal Syfy. Apesar de ser uma história sobre a mais famosa floresta japonesa, a produção foi filmada em Vancouver no Canadá e tem somente um ator japonês no elenco central: Hiro Kanagawa de Elektra (2005). Não se deixe enganar pela excelente capa do dvd, essa é uma história bem abaixo do que o tema poderia render vide excelentes filmes de terror em florestas como A Bruxa de Blair (1999), Pânico na Floresta (2003), Cabana do Inferno (2002), Vertigem (2009) e Mutilados (2006) para citar somente filmes mais recentes.






A floresta de Aokigahara, também conhecida com Mar de Árvores é uma floresta de 38 km² situada na base noroeste do Monte Fuji, no Japão. A floresta tem um grande número de rochas e cavernas de gelo, devido a densidade de árvores que bloqueiam o vento e a ausência de vida selvagem, Aokigahara é conhecida por ser estranhamente silenciosa. Algumas lendas a relacionam com demônios, fantasmas e espíritos malignos característicos da mitologia japonesa.




A popularidade da floresta como lugar de suicídios surgiu em 1960 com o livro Kuroi Jukai (Mar Sombrio das Árvores) de Seichi Matsumoto que termina com dois amantes cometendo suicídio na floresta. Porém os relatos de suicídio na floresta precedem da publicação e o lugar há muito tempo era associado a morte. Talvez eles sejam praticados na floresta desde o século XIX.




Aokigahara é o local mais comum de suicídio do Japão e o segundo do mundo, atras somente da ponte Golden Gate em São Francisco, EUA. Todos os anos são encontrados mais de 100 corpos na floresta, alguns em estado de putrefação ou somente seus esqueletos. Em 2003 foram encontrados 108 corpos na floresta o que levou o governo japonês a parar de divulgar essas estatísticas, segundo fontes não oficiais em 2015 foram 158 pessoas que se mataram na floresta.




Falando do filme, a jovem descendente de japoneses Maiko estuda cinema na Universidade Internacional Yamanashi no Japão. Depois de procurar sua mãe biológica por toda a vida, Maiko descobriu que ela cometeu suicídio na famosa Floresta de Aokigahara e seu corpo nunca foi encontrado o que a deixou traumatizada, ela inclusive tem pesadelos sobre o caso. Para superar o passado, Maiko decide filmar um documentário sobre a procura da mãe.




A equipe que vai filmar o documentário é formado pela produtora Amber que também é a melhor amiga de Maiko, o sonoplasta Terry e o cinegrafista Kyle que entrou de última hora. Eles partem para a Floresta de Aokigahara e logo encontram um carro abandonado deixado por um suicida além de presenciarem a policia retirando um corpo do local.




O objetivo do grupo é encontrar o corpo da mãe de Maiko para lhe dar um funeral ritual o que irá libertar sua alma e eles conseguem a ajuda de um campista chamado Jin que conhece o local como poucos. Jin alerta os garotos para respeitar a floresta e não tirar nada de lá ou sofrerão as consequências.




O grupo é vítima de uma pegadinha do inconsequente Craig e seus amigos Skylar e Brody que simulam um suicídio o que deixa todos em pânico e Jin desaparece. Enquanto o grupo começa a ter estranhas visões, Craig, Skylar e Brody se perdem na floresta e acham um local de suicídio onde eles pegam um relógio, uma péssima ideia.




Skylar se perde dos amigos e acaba morrendo devido a ações sobrenaturais. A equipe do documentário encontra um corpo na floresta mas são surpreendidos por policiais que pegam o filme da câmera e expulsa eles de lá mas Kyle consegue trocar os filmes, o documentário continua de pé.




Craig e Brody encontram a equipe e pedem sua ajuda pra achar Skylar, Jin também reaparece e vão todos em busca do rapaz desaparecido. Craig e Terry se perdem do grupo eles encontram uma garota misteriosa e saem correndo. Enquanto isso Jin descobre que os rapazes roubaram o relógio dos mortos então ele diz que estão todos condenados e desaparece novamente.




Maiko e Kyle são pegos pelos policiais e levados para uma cabana na floresta enquanto Amber e Brody conseguem fugir cada um para um lado. Amber cai em um buraco e quebra a perna mesmo assim ela tenta seguir em frente já Brody não tem tanta sorte, ele é morto de forma brutal enquanto tentava fugir.




Craig descobre um dos segredos da floresta o que lhe custa caro. Amber vê o fantasma de uma criança mas Terry a encontra antes dela ser atacada e os dois vão tentar fugir de lá. Maiko e Kyle conseguem fugir da cabana e os quatro se encontram na floresta onde eles presenciam visões sobrenaturais.




Os amigos são perseguidos pelos espíritos dos mortos que continuam na floresta ao mesmo tempo em que Maiko finalmente vai descobrir a verdade sobre sua mãe. Será que os jovens conseguirão sair dessa floresta maldita?




Alguns bons momentos não conseguem salvar esse filme dos clichês, os personagens não tem nenhum carisma, o roteiro é mal desenvolvido e os sustos são poucos, algo imperdoável para um filme que usa como temática um dos locais mais tenebrosos do mundo. O filme acaba servindo somente como curiosidade para quem quiser pesquisar mais sobre Aokigahara e suas tristes histórias.




Leia também filmes de terror:

407- O Voo das Trevas

Alma Diabólica

O Caçador de Troll




Nenhum comentário:

Postar um comentário