segunda-feira, 25 de junho de 2018

Uma Cidade Contra o Xerife


UMA CIDADE CONTRA O XERIFE




Estrelado por James Garner (Maverick), Walter Brennan (Onde Começa o Inferno) e Bruce Dern (Meus Vizinhos São Um Terror)
Dirigido por Burt Kennedy
Ano: 1969


Faroeste em tom de comédia, uma especialidade do astro James Garner desde os tempos da popular série Maverick onde ele atuou de 1957 a 1960 no papel de Bret Maverick. Esse foi o primeiro filme de sua produtora chamada Cherokee, uma pequena produção de 750 mil dólares que arrecadou 5 milhões apenas nos EUA tornando-se um grande sucesso graças a propaganda boca a boca.






A vida de um grupo de mineiros de um pequeno assentamento muda durante um funeral quando eles descobrem que a cova está cheia de ouro o que deixa todos ricos e também gera uma corrida ao ouro, todos vão para a cidade em busca da sorte grande.




Em pouco tempo o local vira uma cidade em crescimento chamada Calendar o que atrai todo vigaristas, bêbados, jogadores e outros tipos que enchem os saloons e o bordel transformando a cidade em uma grande confusão para desespero do conselho local formado pelos donos de minas.




O pior de tudo é o pedágio que eles tem que pagar para a família Danby já que eles são os donos das terras por onde o ouro é transportado, vinte por cento de tudo vai parar nas mãos desses aproveitadores que fazem o querem na cidade, Calendar precisa de um novo xerife.




O cowboy Jason McCullough chega a cidade, ele está indo para a Austrália mas antes resolveu tentar a sorte em Calendar em busca de ouro. Ele vai até o saloon onde presencia Joe Danby matar um homem a sangue frio e todos se acovardam menos ele que confronta Joe. Jason mal chegou na cidade e já encontrou problemas.




A cidade vive cheio de brigas, até as mulheres saem no braço com os homens como a espevitada Prudy Perkins. Jason procura o prefeito Olly e os membros do conselho e consegue o cargo de xerife já que ninguém mais quer o posto. A cidade tem uma cadeia novinha só que ela tem um pequeno problema: não tem grades! Elas foram encomendadas mas ainda não chegaram, um pequeno detalhe.




A primeira ação de Jason como xerife é prender Joe Danby por assassinato e tem que enganá-lo para que ele fique numa cadeia sem grades, o xerife vai até o saloon e consegue prendê-lo com a ajuda do palhaço da cidade, Jake que vira seu assistente mesmo não querendo o cargo. Jason vai ficar na casa do xerife onde conhece sua filha Prudy, uma jovem muito bonita que consegue se atrapalhar toda vez que o xerife está por perto.




Manter Joe na cadeia sem grades é difícil e vai ficar ainda mais complicado depois que sua família chega a cidade para resgatá-lo. O velho Pa Danby e seus dois filhos idiotas Luke e Tom descobrem que o novo xerife não é covarde como os outros, eles vão ter que encontrar outra forma de libertar Joe.




O xerife Jason consegue botar ordem na cidade, acabando com as brigas e tiroteios além de derrotar os pistoleiros de aluguel contratados pelos Danby, esse xerife é uma parada. Depois que as grades são instaladas, a cadeia fica sozinha a noite o que dá a chance dos Danby tentar libertar Joe mas esse é outro plano que fracassa graças a burrice geral dessa família.




Enquanto o xerife e Prudy começam a se entender, os Danby mandam chamar todos os parentes e pistoleiros da região para realizarem um grande ataque a cidade. Os membros do conselho da cidade preferem se acovardar e deixam o xerife sozinho para enfrentar todos os foras da lei.




Jason tem a chance de deixar a cidade e ir para a Austrália conforme planejado mas ele não está disposto a deixar um trabalho pela metade ou abandonar Prudy então ele, Jake e Prudy vão colocar em ação mais um dos planos malucos do xerife, como irá terminar essa divertida história?




Um bang-bang humorístico da melhor qualidade, o filme tem vários momentos hilários. Destaque para o bom roteiro e as excelentes atuações sem falar da fantástica dublagem de Darcy Pedrosa (voz de atores como Jack Nicholson e Gene Hackman) como o xerife Jason. Um filme para toda família e para todos os fãs de faroeste.




Leia também faroestes humorísticos:

Os Encrenqueiros

Rapidinho no Gatilho

Os Pistoleiros do Oeste




Nenhum comentário:

Postar um comentário