segunda-feira, 20 de março de 2017

Silêncio nas Trevas


SILÊNCIO NAS TREVAS




Estrelado por Rhonda Fleming (Matar ou Morrer)
Dirigido por Robert Siodmak
Ano: 1946


Baseado no livro de Ethel Lina White, esse filme foi um grande sucesso de público e crítica, a sua ambientação gótica influenciou diversas produções dos gêneros suspense e terror. Uma história que ainda hoje segue sendo apavorante e surpreendente, o roteiro é simples e coeso conseguindo explorar ao máximo a deficiência da protagonista em cenas onde uma simples palavra poderia mudar tudo.





A história começa em um hotel de luxo onde está sendo projetado um filme com direito a música ao vivo e tudo. Enquanto o público se emociona, especialmente a jovem Helen, uma garota é assassinada em um dos quartos. Essa já é a terceira jovem que é morta nos últimos dias o que deixa a policia intrigada.




Na volta para a mansão onde trabalha Helen ganha uma carona do seu namorado o dr. Parry e durante esse percurso ficamos sabendo que Helen possui um estranho caso de mudez, durante sua infância ela viu os pais morrerem em um incêndio e desde então ela não falou mais devido ao forte trauma, o médico quer levá-la até Boston para tentar um novo tratamento mas ela tem medo.




O dr. Parry tem que ir ver um paciente e Helen vai para casa sozinha, ela chega ao cair da noite e nota que está sendo observada. Helen cuida da sra Warren, uma idosa que está doente e vive confinada na cama, na verdade ela é a única pessoa que a idosa deixa se aproximar para cuidar dela mas a sra Warren pede que Helen deixe a casa ainda essa noite pois sua vida corre perigo.




O assassino entrou na casa já que vemos ele observando Helen e até fantasiando com sua deficiência em um momento inspirado do roteiro. Na mansão moram o professor Warren e sua mãe doente, a secretaria Blanche, a cozinheira sra Oates e seu marido, o zelador sr Oates além de Helen que é uma faz tudo. Também está na casa Steve Warren, irmão mais novo do professor que está de férias de seus estudos na Europa.




O comandante da polícia vai até a casa perguntar ao professor se eles não viram nada de estranho e fala para eles protegerem Helen já que as três mulheres assassinadas tinham algum tipo de deficiência, esse é o único padrão do assassino. Steve tem um comportamento suspeito mentindo sobre onde esteve a tarde e perseguindo Blanche enquanto isso o professor faz de tudo pra proteger Helen.




A sra Warren tem um novo ataque e eles mandam chamar o dr. Parry, ele a examina mas ela está bem só que seu remédio sumiu e o sr. Oates vai ter que ir até a cidade comprar mais. Parry concorda em tirar Helen da casa ainda essa noite porém ele recebe uma chamada urgente e tem que deixar a residência.




Helen vai fazer as malas para deixar a mansão, Blanche também resolve deixar o lugar para ficar longe de Steve mas ela é assassinada no porão por alguém que ela conhece já que Blanche fala com seu assassino antes do ataque. A enfermeira que cuida da sra Warren também deixa a casa, parece que todos querem deixar o local nessa noite onde coisas estranhas estão acontecendo.




Helen vai procurar Blanche e encontra seu corpo no porão, ela foi morta pelo mesmo assassino que matou as outras mulheres, quem é o culpado?




Um filme tenso e angustiante, o preto e branco da produção serve para realçar as sombras que ficam cada vez mais ameaçadoras, o assassino pode estar escondido em qualquer lugar dessa imensa mansão que possui uma grande escada em espiral que é o título original do filme, Silêncio nas Trevas é uma adaptação muito feliz para esse estranho título. A atuação de todo o elenco é fantástica trazendo uma grande carga dramática para seus personagens, Ethel Barrymore que interpreta a inválida sra Warren foi indicada ao Oscar de Atriz Coadjuvante, única indicação do filme no prêmio.




Leia também filmes de Rhonda Fleming:

As Aventuras de Búfalo Bill

A Arma de Um Bravo




Nenhum comentário:

Postar um comentário