domingo, 10 de setembro de 2017

O Cavaleiro do Destino (Na Pista do Traidor)


O CAVALEIRO DO DESTINO




Estrelado por John Wayne (Rastros de Ódio) e George "Gabby" Hayes (Dias de Jesse James)
 Dirigido por Robert N. Bradbury
Ano: 1933


Antes de se tornar um astro do cinema com o clássico No Tempo das Diligências (1939), John Wayne estrelou dezenas de filmes B para pequenas produtoras. Eram produções curtas com menos de uma hora que eram exibidas junto com um longa metragem em programas duplo. O Cavaleiro do Destino, também lançado no Brasil com o título Na Pista do Traidor, é o primeiro de dezesseis filmes de Wayne produzido pela Lone Star e distribuído pela Monogram.






Aproveitando o sucesso do cowboy cantor Ken Maynard, a Monogram lançou o jovem Wayne no mesmo estilo tanto é que seu personagem chama-se Singin Saunders algo como Cantor Saunders. Por não saber cantar, o ator foi dublado por Ray Bradbury, filho do diretor do filme cuja voz era bem diferente da sua.




Wayne destestou o resultado musical do filme tanto que se recusou a cantar nas produções seguintes mas o estúdio não ficou no prejuízo já que eles contrataram Gene Autry que se tornaria o maior cowboy-cantor do cinema até o surgimento de Roy Rogers.




O filme começa com um cowboy cavalgando e cantando pelas planícies, seu nome é Singin Saunders. Ele encontra um homem ferido com a estrela de xerife e o ajuda. Saunders segue em frente e presencia um assalto seguido de um tiroteio.




O ladrão é uma bela moça e Saunders resolve ajudá-la, emprestando seu cavalo e enganando seus perseguidores. A moça é Fay Denton e ela leva o dinheiro roubado para seu pai, Charlie Denton que fica feliz com a atitude da filha. Fay vai até a cidade devolver o cavalo para Saunders onde ficamos sabendo a verdadeira história por trás do roubo.




O dinheiro pertence a Charlie referente as vendas de sua fazenda mas todas as vezes que é trazido ele é roubado da carruagem então eles resolveram tomar uma atitude. Saunders promete ajudá-los e pra isso terá que enfrentar o cruel James Kincaid.




Kincaid controla o abastecimento de água na cidade de Starbuck cobrando uma fortuna dos fazendeiros para usá-la e agora ele quer comprar as outras fazendas a preço de banana ou então ele irá cortar o abastecimento de água de todos.




Os fazendeiros escreveram uma carta para Washington pedindo ajuda mas a resposta está demorando. Os fazendeiros decidem não ceder as exigências de Kincad então ele corta a água o que irá gerar um conflito no local. Charlie tem um poço na sua fazenda e tenta ajudar seus amigos mas Kincaid manda seus homens atrás dele e agora somente Saunders poderá dar um jeito na situação.




Um divertido faroeste com John Wayne já mostrando todo o seu carisma como cowboy, as partes em que ele canta são dispensáveis especialmente o momento em que ele vai para um tiroteio cantarolando. Destaque também para a presença de George "Gabby" Hayes, um dos melhores coadjuvantes dos filmes de cowboy, ele atuou nada menos do que quinze vezes com John Wayne, uma excelente parceria.




Leia também:

Os 50 Maiores Cowboys do Cinema

No Tempo das Diligências (1939)




Nenhum comentário:

Postar um comentário