sexta-feira, 8 de setembro de 2017

A Estrela de Prata


A ESTRELA DE PRATA




Estrelado por Barton MacLane (Abrindo Horizontes) e Lon Chaney Jr. (O Lobisomem)
 Dirigido por Richard Bartlett
Ano: 1955


Faroeste que é uma espécie de resposta ao clássico Matar ou Morrer feito três anos antes. Se na história estrelada por Gary Cooper tínhamos um xerife intrépido que pedia ajuda da população para enfrentar os bandidos mas acabava lutando sozinho com toda a astúcia de um herói do western, aqui temos Earle Lyon como um xerife covarde que foge e se esconde durante todo o filme para evitar o confronto, algo raro nas produções americanas da época.






O jovem Gregg Leech é eleito o novo xerife da cidadezinha de Boyce. Ele está noivo da bela Karen mas não se mostra muito empolgado com a responsabilidade de exercer a lei na cidade afinal seu avô e seu pai foram xerifes do lugar e ambos morreram no cumprimento do dever.




O antigo xerife, Bill Dowdy se aposentou pela idade e agora ele fica bebendo em casa. Bill aconselha Gregg a tomar cuidado já que muita gente não o queria como xerife por acreditar que foi a família Leech que impediu o crescimento da cidade já que eles sempre proibiram os jogos e cassinos.




A primeira ação de Gregg como xerife é prender seu amigo Ward por andar armado, depois ele vai ao ferreiro Tiny de onde vê a chegada de três forasteiros armados mas ele não faz nada, parece que não é tão fácil confrontar estranhos quanto é desarmar um amigo inofensivo.




Os forasteiros são liderados pelo pistoleiro King Daniels, eles já chegam tirando a faixa de boas vindas ao xerife e batendo no jovem Bainy que foi até o bar para dizer que o xerife não ia deixar eles aprontarem na cidade. Karen vai até o bar recuperar a faixa e os bandidos pedem pra ela dar um recado para o seu noivo: ou ele sai da cidade até as oito ou então eles irão matá-lo.




Gregg vai falar com Bill e ele descobre que tem muita gente na cidade que quer tirá-lo do cargo, de uma forma ou de outra. Karen avisa seu noivo sobre a ameaça, Gregg chega até a porta do bar mas decide não entrar para enfrentar os bandidos. Gregg vai até a delegacia onde recebe a visita do empresário John Harmon que foi seu rival no cargo para xerife, ele também fica surpreso pela falta de atitude do xerife.




No bar os pistoleiros expulsam os outros fregueses e mantém o dono do bar como cativo. Gregg segue andando pela cidade e evitando o bar, apesar dos apelos da população ele não parece disposto a exercer sua função, ao invés disso ele vai tentar descobrir formas de deixar a cidade como o trem ou comprando uma carroça.




Já que o xerife não faz nada, Bill Dowdy vai até o bar onde confronta os bandidos e eles confirmam que foram contratados para matar o xerife mas não dizem quem foi mas logo Bill descobre quem é o responsável por colocar um preço na vida do xerife.




Gregg vai buscar Karen para eles deixarem a cidade mas ela não que ficar com um covarde mesmo assim ele não toma nenhuma atitude. Dowdy toma o distintivo de Gregg e ele vai encarar os pistoleiros enquanto o xerife segue acovardado, como terminará esse grande duelo final?




Uma produção curta, dura uma hora e quinze, estrelada por um desconhecido chamado Earle Lyon que abandonou a carreira de ator após esse filme tendo se dedicado a trabalhar nos bastidores como produtor. Difícil torcer para um xerife tão passivo e covarde como Gregg Leech que passa o filme todo se escondendo. Ele deixa um idoso, uma mulher e um garoto irem em seu lugar para falar com os pistoleiros enquanto perambula pela cidade se remoendo de medo, claro que essa é uma atitude humana normal para qualquer pessoa mas é algo que não se espera em um filme de faroeste, talvez por isso esse filme acabou não emplacando. Curioso, nada mais, somente para os fanáticos pelos filmes de bang bang.




Leia também:

Os 50 Maiores Cowboys do Cinema

Estrela de Fogo (1960)




Nenhum comentário:

Postar um comentário