quinta-feira, 8 de junho de 2017

Incontrolável


INCONTROLÁVEL




Estrelado por Denzel Washington (Dia de Treinamento), Chris Pine (Star Trek), Rosario Dawson (MIB- Homens de Preto 2) e Ethan Suplee (Evolução)
Dirigido por Tony Scott
Ano: 2010


Uma produção do diretor Tony Scott, um especialista em blockbusters recheados de ação como Top Gun- Ases Indomáveis, Inimigo do Estado e Dias de Trovão. Scott teve uma parceria de sucesso com Denzel Washington, juntos fizeram cinco filmes de sucesso: Maré Vermelha (1995), Chamas da Vingança (2004), Déja Vu (2006), O Sequestro do Metrô 123 (2009) e Incontrolável (2010). Tony era irmão do também diretor Ridley Scott (Alien, Blade Runner- O Caçador de Androides), ele cometeu suicídio em 2012 se jogando de uma ponte, Incontrolável foi seu último filme.






Will Colson é o novo funcionário da Companhia Ferroviária, ele foi escalado para trabalhar com o veterano Frank Barnes. Will acabou de sair do curso de maquinistas e só conseguiu o emprego por ser parente de um chefão e aceitar um salário baixo o que deixa os veteranos com o pé atrás com ele.




No pátio de trens conhecemos dois funcionários relapsos, Dewey e Gilleece que conseguem cometer um erro inacreditável, eles perdem o controle de um trem com 47 vagões. Contrariando as normas, Dewey desce do trem para tentar usar o freio independente mas dá errado e assim a composição sai andando sem ninguém no comando, ele vira um trem desgarrado.




Frank e Will vão buscar uma grande carga e a relação entre os dois é complicada já que Will comete vários erros e não parece pronto para o serviço especialmente por estar com a cabeça nos problemas pessoais.




Connie, a chefe da ferrovia, chega para trabalhar e descobre sobre o trem, ela coordena sua equipe para interceptar o trem mandando Dewey e Gilleece atrás dele enquanto seu engenheiro Ned vai desviar os trilhos. As coisas ficam complicadas pois o trem já passou do ponto onde eles estão, ele está ligado e sem freio.




Dewey e Gilleece tentam embarcar no trem mas não dá certo, agora eles tem um sério problema. Outro que está em apuros é Will, ele engata mais vagões do que devia, outro grande erro desse novato e esses dois problemas vão se juntar já que o trem sem controle está indo na mesma via em que eles estão.




Connie descobre que o trem está levando produtos químicos perigosos o que pode provocar um desastre, ela liga para o supervisor da empresa, Galvin, e sugere que o trem deve ser descarrilado antes de chegar a locais habitados mas ele discorda pensando no enorme prejuízo que isso trará.




Galvin tem um plano para parar o trem colocando outra composição na sua frente para brecá-lo permitindo que um fuzileiro suba a bordo de helicóptero e o freie mas esse plano dá muito errado e causa a morte de um experiente maquinista.




Os dois trens finalmente se encontram mas graças a pericia de Frank é evitado um grave acidente. Como o trem não irá parar a equipe da ferrovia decide descarrilar o trem, Frank acha que esse plano não vai dar certo e ele decide ir atrás da composição. Frank tem um plano, ele acha que pode engatar seu trem no outro de ré assim forçando sua parada.




O trem será descarrilado na pequena cidade de Arklow mas o plano não dá certo devido a sua grande velocidade. Apesar das ordens de Gavlin para desistirem, Frank e Will seguiram na perseguição ao trem e agora eles são a única esperança de deter esse trem desgovernado.




Frank e Will conseguem se aproximar do trem, eles vão tentar engatar e pra isso Will tem que sair da cabine para fazer sinais e depois ele engata manualmente as composições, o plano dá certo mas ele se fere durante essa ousada manobra.




O trem irá passar por uma curva fechada em um bairro residencial que também tem uma usina de energia onde com certeza ele irá descarrilar, o plano de Frank de diminuir sua velocidade está dando certo até que a força do trem faz com que ele perca os freios, agora ele terá que frear manualmente os vagões andando por cima do trem enquanto o destino final se aproxima, será que eles irão conseguir deter essa trem da morte?




Um típico blockbuster conduzido com a competência de sempre por Tony Scott, as cenas de ação são espetaculares conseguindo transformar os trens em veículos mortais. A atuação segura de Denzel Washington é o grande destaque do filme que foi baseado em fatos reais ocorridos no estado de Ohio no dia 15 de maio de 2001 onde um trem desgovernado circulou por duas horas antes de conseguir ser parado. Na verdadeira história não tinha a curva perigosa, o trem na outra mão e também não eram tantos vagões com produtos químicos, essa mudanças foram feitas para dar maior emoção ao filme que realmente fica empolgante. 




Leia também:

Trem Fantasma




Nenhum comentário:

Postar um comentário