sábado, 24 de junho de 2017

Fogo no Céu


FOGO NO CÉU




Estrelado por Robert Patrick (O Exterminador do Futuro 2- O Julgamento Final), Craig Sheffer (Inferno Selvagem), Henry Thomas (ET- O Extraterrestre) e James Garner (Maverick)
Dirigido por Robert Lieberman
Ano: 1993


Baseado em uma história real, o relato de Travis Walton que acabou se tornando um dos mais conhecidos e documentados casos de abdução alienígena. Uma história realmente surpreendente e emocionante que virou um livro escrito pelo próprio Walton que inspirou esse filme, uma excelente produção que consegue cativar o público com um ótimo roteiro que faz com que o espectador se importe com os personagens o que torna mais angustiante quando os acontecimentos fantásticos aparecem na trama. No fim da resenha tem uma comparação entre o caso real e o filme.






Cinco de novembro de 1975, um grupo de amigos chega a um bar durante a noite, todos estão amedrontados e concordam que devem ligar para a polícia. O líder deles, Mike Rogers chama a policia que logo chega e eles requisitam a presença do agente especial Frank Watters, conhecido como o melhor investigador da região.




Watters chega ao bar que foi esvaziado, tudo gira em torno do misterioso desaparecimento de um dos homens do grupo, Travis Walton. O agente do governo pede que Mike conte a história desde o inicio e é isso que ele faz.




Mike tem um contrato federal para cortar árvores na Floresta Nacional de Apache-Sitgreaves na pequena cidade de Snowflake, um trabalho de limpeza da mata, ele é casado com Katie e tem duas filhas. Travis é o melhor amigo de Mike e trabalha junto com ele, além disso Travis namora a irmã de Mike, Dana.




Também fazem parte da equipe o religioso David, o calmo Bobby, o rebelde mexicano Dallis e o jovem Greg. Travis e Dallis não se dão bem o que vai gerar suspeitas mais a frente. Como estão atrasados a equipe tem que trabalhar até tarde, quando eles vão embora já está escuro e eles veem um estranho brilho na mata.




Os amigos acham que é um incêndio e vão até lá ver mas não é fogo já que está se movendo. Em uma clareira eles avistam alguma coisa no céu, uma espaçonave. Travis sai da caminhonete para ver mais de perto o que é isso o que deixa todos desesperados. Travis é atingido por uma luz que sai da nave que o joga no chão.




Os outros acham que ele está morto então fogem do local aterrorizados. Mike se arrepende de ter deixado o amigo pra trás então resolve voltar para procurá-lo, ele vai sozinho até a clareira onde não encontra nenhum sinal de Travis ou da espaçonave. Mike pega os outros no caminho e vão até o bar chegando até o ponto em que o filme começou.




A polícia não acredita nessa história fantástica, eles acham que o que aconteceu foi um homicídio então esperam o dia clarear e organizam uma grande equipe de busca com direito a helicópteros e cães farejadores. Apesar de todos os esforços, nada é encontrado, nenhum vestígio seja de Travis ou da nave que eles dizem que o levou.




A história dos lenhadores rapidamente se espalha como uma possível abdução alienígena o que atrai a imprensa, ufólogos e curiosos em geral mudando toda a rotina da pequena Snowflake. Os habitantes locais passam a olhar desconfiados para o grupo, eles não acreditam em sua história, a policia também não tanto que pedem que eles façam um teste no detector de mentiras.




Os cinco homens aceitam passar pelo teste do polígrafo mas um dos testes é inconclusivo então a polícia pede que eles refaçam o teste mas eles não aceitam já que desde o começo todos estão tratando eles como se fossem culpados pela morte de Travis, de nada adiantou colaborarem e contar toda a verdade.




Cinco dias depois do desaparecimento Mike recebe uma ligação de madrugada, é Travis que está perdido em um posto de gasolina. Mike vai procurá-lo com Dana, David e o irmão de Travis, Dan Walton. Eles o encontram em um posto afastado, ele está nu e completamente desorientado e desmaia antes de contar onde esteve esse tempo todo.




No hospital Travis e Mike conversam e ele não entende como seu melhor amigo pode ter deixado ele para trás então os dois brigam. Quando ele recebe alta Dana o leva para casa, todos os seus amigos estão lá para recebê-lo com exceção de Mike.




Travis não consegue se adaptar a sua rotina então ele vai a uma psiquiatra que o coloca sobre hipnose onde ele irá relembrar o que aconteceu desde o seu desaparecimento até seu retorno na parte mais memorável e fantástica do filme.




Alias essa é uma das melhores e mais assustadoras sequências de alienígenas já vistas no cinema, tanto pelo forma como é mostrada quanto pelo fato de ser inesperada já que o filme é praticamente todo sustentado pelos diálogos usando os efeitos especiais e a maquiagem em raros momentos o que evidencia o fato de ser uma produção de menor orçamento.




O caso deu origem ao livro The Walton Experince escrito pelo próprio Travis em 1978 onde ele relata sua fantástica história. A própria publicação é controversa com especialistas considerando que é tudo mentira fruto da imaginação de Travis baseado em livros, filmes e histórias que ele viu ou ouviu embora ele afirme que é tudo verdade. O livro foi republicado depois do lançamento do filme incluindo o nome da produção, essa versão foi lançado no Brasil em 2014 pela editora UFO com o título Fogo no Céu- A Verdadeira História de Uma Abdução.




Em relação ao livro as diferenças começam pelo número de lenhadores, no livro são sete, no filme viraram seis. Outro ponto importante, no filme depois de fugirem do local da abdução, Mike retorna sozinho para procurar o amigo enquanto na verdade todos tiveram a coragem de retornar para buscá-lo. Abaixo fotos dos seis lenhadores que estavam com Travis.




Enquanto no filme as buscas por Travis começaram pela manhã na história real elas começaram imediatamente com alguns policiais, já pela manhã foi utilizado todo o aparato mostrado no filme. Outro mudança importante, no filme quando retorna Travis liga para Mike que vai procurá-lo, na verdade ele ligou para sua irmã Allison e quem atendeu foi seu cunhado Grant, foram eles que foram procurá-lo, no filme eles não aparecem em nenhum momento. Abaixo uma imagem do verdadeiro Mike Rogers.




Porém a principal mudança está na parte em que Travis esteve dentro do OVNI, a versão relatada por ele e a mostrada no filme são completamente diferentes, não vou estragar a surpresa dizendo o que acontece na produção somente que a experiência relatada no livro não chega nem perto da angústia e terror mostrados no cinema.




A história continua após o retorno de Travis, se a mídia já havia armado um circo em torno de seu desaparecimento imagina só quando ele retornou. Jornalistas, ufólogos e médicos, todos estavam atras de Travis para ouvir sua história e tentar fazer testes com ele para descobrir a verdade ou simplesmente para mais sensacionalismo. Abaixo uma comparação entre o verdadeiro Travis Walton e D. B. Sweeney que o interpretou no filme.




Travis fez um exame médico que revelou duas coisas incomuns, um ponto vermelho na dobra de seu cotovelo direito condizente com uma picada de agulha dos supostos testes alienígenas e uma falta de cetonas em seu exame de urina, como ele ficou cinco dias praticamente sem comer ele deveria ter começado a consumir gordura para sobreviver o que iria aumentar seu nível de cetonas.




Travis também passou pelo teste do polígrafo e, segundo o especialista que aplicou o teste ele não passou no exame. O resultado do teste foi mantido em sigilo mas acabou vazando para a imprensa o que diminuiu a credibilidade da história contada por ele. Posteriormente Travis fez outros dois testes de polígrafo e passou em ambos o que só aumentou o mistério em volta do caso.




Depois que o furor em torno do caso foi diminuindo, Travis seguiu com sua vida em Snowflake onde se tornou capataz da madeireira e se casou com sua namorada Dana Rogers com quem teve vários filhos. Ele ainda aparece ocasionalmente em convenções ufológicas ou programas de tv sobre alienígenas, na ocasião do lançamento de Fogo no Céu, Travis Walton e Mike Rogers participaram da campanha de promoção do filme.




O caso Travis Walton continua sendo um dos mais debatidos pelos ufólogos, alguns acreditam em sua história, outros duvidam, afinal o que realmente aconteceu com Travis durante aqueles cinco fatídicos dias em 1975? Provavelmente nunca saberemos a verdade sobre esse incrível caso que virou um ótimo filme.




Leia também filmes de ficção científica:

Plano 9 Do Espaço Sideral (1959)

Eles Vivem (1988)




Nenhum comentário:

Postar um comentário