domingo, 13 de outubro de 2019

Tiger Blade- Revisado


TIGER BLADE




Dirigido por Teerathorn Siriphunvaraporn
Ano: 2005


Filme tailandês que trás uma interessante mistura entre ação e misticismo, o roteiro é um pouco confuso já que mistura as situações e personagens sem muitas explicações, demora pra se entender o que está acontecendo e também para descobrir quais as motivações de cada personagem. Curiosamente o filme teve pouca repercussão na Tailândia mas acabou fazendo sucesso no exterior sendo lançado em diversos países incluindo EUA, Canadá, Japão, Hong Kong, França onde saiu pela EuropaCorp de Luc Besson e Brasil onde chegou em dvd pela Vídeo Filmes.





O diretor Theeratorn Siriphunvaraporn nasceu em 27 de fevereiro de 1967 em Sa Kaeo na Tailândia, entre os filmes que dirigiu estão Kao phra kum krong (2001), The Gig (2006), Gig Number Two (2007), Ghost Mother (2007), The Gig 3 (2009), Gig Guan Puan Sah (2012), Gig Guan Puan Sah 2 (2012), Gig Guan Puan Sah 3 (2013) e Gravity of Love (2018). Também dirigiu episódios da série romântica Arkom (2017).




Atsadawut Luengsuntorn que interpreta o protagonista Yosthana nasceu em 26 de setembro de 1972 em Phatthalung na Tailândia. Começou a carreira como modelo antes de estrear na tv em 1992 onde participou de mais de 50 produções entre 1993 e 2015, curiosamente seu único crédito no cinema como ator é em Tiger Blade (2005). Ele também dublou a trilogia Madagascar (2005, 2007 e 2015) como o leão Alex e o filme Speed Racer (2009) onde deu a voz em tailandês ao Corredor X. Atsadawut também é produtor de tv onde já participou de mais de dez programas, apresentou um programa de rádio e comandou cinco programas de tv, um deles que está no ar atualmente chamado School Bus.




Tudo começa com um grupo de bandidos tentando matar o policial Yosthana enquanto ele transava mas mesmo pelado ele consegue matar todos os bandidos e ainda engana a mulher que estava com ele já que ela também fazia parte do plano dos bandidos.




A seguir corta para uma boate onde dois homens iniciam uma briga e são expulsos, na verdade eles são policiais e trabalham com Yosthana. Eles estão lá para prender o bandido  Suassake que tem um talismã tatuado que detém as balas e os três tem que detê-lo na base da porrada.




O capitão da policia tem uma nova missão para Yos, ele será infiltrado numa prisão para proteger o líder de uma guerrilha chamado Kaoyot, ele terá como parceira a policial Deungdao. Antes deles chegarem a prisão ocorre um ataque e Kaoyot foge.




Quem planejou a fuga foi um rico empresário tailandês que quer usar Kaoyot para seus próprios interesses e pra isso ele usa dois capangas com poderes misticos: Jinjila e Mahesak e o perigoso bandido Cinco Balas. A policia encontra Jinjila e inicia uma grande perseguição mas ela consegue escapar.




Para derrotar esses poderosos bandidos a policia vai atrás da lendária Espada Talismã que pode matar qualquer bandido mesmo os que tem proteção mística. Yos e Deungdao vão até um templo onde conseguem achar a espada mas ela não parece tão poderosa, só um pedaço de ferrugem.




A policia encontra Mahesak mas nada parece ser capaz de detê-lo e Yos usa como última tentativa a espada Talismã que realmente tem os poderes lendários e consegue matar o bandido. Kaoyot sequestra Yos para que eles possam ter uma conversa onde ele tenta convencer o policial que só está ajudando seu povo sofrido e como prova de boa vontade ele diz que tem um espião na equipe da policia.




Cinco Balas ataca a família de Yos que vai parar no hospital e ele desconfia que foi uma traição de sua parceira Deungdao mas logo eles descobrem quem é o verdadeiro traidor. Cinco Balas sequestra a irmã de Yos e agora a guerra virou um assunto pessoal para nosso herói.




Para invadir a fortaleza do Cinco Balas, Yos usa uma garota de confiança que consegue desativar os alarmes a um alto custo. Yos consegue chegar até Cinco Balas mas ele foge pilotando um kart e o policial o segue também em um kart em uma das cenas mais toscas e hilárias do filme (bom destacar que quando os dois vão pegar os karts tem vários carros ao lado mas eles preferem os carrinhos).




Com a  ajuda da espada Talismã, Yos consegue desviar das balas e até mesmo rebatê-las e assim eles conseguem pegar o bandido mas era tudo uma armação para que Kaoyok e Jinjila consigam realizar um grande roubo aos cofres públicos onde conseguem milhões e agora a policia tem que correr contra o tempo para conseguir detê-los mas com tanto dinheiro em jogo novas traições irão aparecer.




Um filme curioso que não tem meio termo, ou você vai adorar sua história exagerada e piadas bobas ou irá odiar por seus defeitos no roteiro e piadas sem graça. Se você não conhece o cinema tailandês esse filme é uma dica interessante para começar, lembrando que os grandes expoentes do cinema tailandês são o ator Tony Jaa da trilogia Ong Bak- Guerreiro Sagrado (2003, 2008 e 2010), ele também fez uma ponta em Velozes e Furiosos 7 (2015) e os filmes de terror como o grande sucesso Espíritos- A Morte Está ao Seu Lado (2004). Um último detalhe, o Tiger Blade do título nada mais é do que o apelido do protagonista Yosthana.




Leia também filmes da Tailândia:

Espíritos- A Morte está Ao Seu Lado

Mina Abandonada

Garuda- A Criatura Assassina


Nenhum comentário:

Postar um comentário