sábado, 6 de agosto de 2016

Os Inocentes


OS INOCENTES






Estrelado por Deborah Kerr (A Um Passo da Eternidade)
Dirigido por Jack Clayton
Ano: 1961


Um grande clássico dos filmes de terror, baseado no livro de Henry James que foi lançado no Brasil com o título A Volta do Parafuso, nunca li o livro então, ou eles cortaram alguma coisa no filme ou então eu não entendi o que é esse parafuso que voltou, talvez uma metáfora para os fantasmas presentes na história. 




O filme já começa em grande estilo com uma menina cantando uma música sombria enquanto a tela ainda esta escura e os créditos começam, essa música será repetida várias vezes e tem uma importância fundamental para a história.




A inexperiente srta Giddens é contratado por um rico comerciante para cuidar de seus sobrinhos Miles e Flora, os dois ficaram órfãos e ele tornou-se o responsável pelas crianças então preferiu mandá-las para uma casa no interior para que elas fiquem longe dele, ele dá total autoridade a srta Giddens para tomar todas as decisões sem incomodá-lo.




Ela chega a propriedade e fica maravilhada com o tamanho e a beleza do lugar, ela conhece Flora que é uma garota adorável e a simpática governanta sra Grose. A casa é enorme mas a maioria dos quartos está vazia e tem poucos empregados e a noite eles escutam barulhos estranhos.




O garoto Miles é expulso do colégio interno e volta para casa, ele é muito educado e elegante então Giddens não entende porque ele foi expulso e ele também não lhe conta o que aconteceu. Giddens vê um homem no alto da torre mas quando vai até lá encontra somente Miles que diz que não viu ninguém.




A noite a srta Giddens vê um vulto na casa e depois o espectro de um homem na janela, ela reconhece o homem de uma foto e a sra Grose revela que o homem é o antigo encarregado da casa, Quint, que morreu ao cair da escada e a garota era Jessel que se matou depois que Quint morreu. O comportamento das crianças vai ficando cada vez mais estranho e Giddens acha que eles sabem de algo sobre os fantasmas.




Em pleno dia Gidens vê o fantasma de Jessel a beira do lago e ela cria uma teoria de que os fantasmas estão possuindo o corpo das crianças por isso elas apresentam um comportamento estranho e ainda fingem que nada está acontecendo.




Giddens resolve ir procurar o tio das crianças para pedir ajuda mas muda de ideia quando o fantasma de Jessel entra na casa, os espíritos dos antigos empregados precisam das crianças para continuarem se encontrando e ela é a única que pode protegê-los e pra isso ela precisa fazer com que eles admitam que vêem a presença dos fantasmas para poder expulsá-los.




As crianças ficam mais rebeldes e Flora vai sozinha até o lago onde Giddens a surpreende com Jessel, ela confronta a garota para ela admitir que viu o fantasma mas ela não aceita e faz um escândalo, a sra Grose, que acreditou nela, também começa a duvidar de sua história e ela mesmo começa a se questionar se não está enlouquecendo.




Giddens manda Flora e todos os empregados saírem da casa para que ela possa ficar sozinha com Miles assim terá a chance de confrontá-lo e fazer com que ele diga a verdade sobre a casa, a escola e os fantasmas mas o plano pode não sair como ela espera.




Clássico que permanece assustador, a mistura de crianças e fantasmas em filmes de terror consegue criar histórias magníficas e essa é uma das melhores, a cara de anjinho dos dois no começo do filme vai se transformando até revelar a verdade por trás dos acontecimentos em um grande trabalho dos atores mirins Martin Stephens e Pamela Franklin.




Leia também:

10 Miss Universo/Miss EUA Que Viraram Atrizes




Nenhum comentário:

Postar um comentário